Estão em tramitação interna as análises sobre a viabilidade para implantação do curso bacharelado em Direito pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar), no campus de Paranavaí. Uma comissão assessora foi instituída pela reitoria com o objetivo de avaliar os aspectos pedagógicos e administrativos do projeto.
Os professores Irene Brzezinski Dianin e Daniel Matheus Gomes foram os responsáveis por visitar o campus a fim de discutir a proposta do novo curso e subsidiar o parecer emitido para a Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Prograd) e demais pró-reitorias da instituição. “O relatório pode vir a ensejar ajustes por parte do Centro de Área e Campus proponentes. Procedidos os ajustes necessários a proposta poderá ser pauta dos conselhos superiores que possuem a responsabilidade de votar pela criação ou não do curso”, detalha o pró-reitor, Mário Cândido de Athayde Júnior.
A proposta é um anseio antigo da comunidade de Paranavaí e região. O diretor do campus, professor Elias de Souza Júnior, lembrando o projeto elaborado e apresentado para a reitoria, salienta que já existe uma estrutura disponível que possibilita a criação do curso.
Segundo o diretor, a princípio não existirá impacto financeiro para a instituição. “O corpo docente do campus é capaz de atender as demandas e inicialmente não será necessário ampliar o número de professores. Como o curso será diurno, temos salas suficientes para acomodar as turmas e já dispomos de espaço para instalação do Núcleo de Prática Jurídicas, para realização de simulados, entre outros”, afirma.
por Cássio Henrique Ceniz
Unespar | Universidade Estadual do Paraná