Rogério: “Candidatura única seria o ideal”

Publicado em 04 de maio de 2016

Cauteloso nas respostas, em entrevista exclusiva ao Taturana, o prefeito Rogério Lorenzetti (PMDB) abordou aspectos político-administrativos. Diz que ainda não definiu apoio, admite apoiar alguém de seu partido e não descarta a possibilidade de não apoiar ninguém.
O prefeito fala da perspectiva de Paranavaí eleger, em 2018, um deputado federal, e para isso – afirma – o deputado Tião Medeiros (PTB) terá papel relevante.
Sobre o apoio do Governo do Estado e de Medeiros, Rogério defende que o ideal seria que a Cidade tivesse uma candidatura única, mas reconhece que “é muito difícil”. Ainda sobre o assunto, diz que não pretende “trombar” com o ex-deputado Teruo Kato.
O prefeito fala ainda da reestruturação de sua equipe e sobre a recuperação da malha viária.
Leia a entrevista com o prefeito Rogério Lorenzetti.

Taturana – Embora não seja candidato nas eleições deste ano, você já disse que vai participar das eleições. Como se dará sua participação na campanha?

 

Rogério – Como sempre fiz em outros pleitos nos quais não era candidato, apoiando os candidatos que julgar mais preparados e identificados partidariamente dentre os que solicitarem meu apoio.

 

Taturana – Sua gestão é bem avaliada e o prefeito terá influência nas eleições. No entanto, apesar do reconhecimento à sua gestão, há muitas reclamações em relação à pavimentação. Como vai resolver isso?

 

Rogério – Problemas com vias urbanas e rurais estão em todo o Brasil, principalmente depois do intenso regime de chuvas ocasionado pelo fenômeno “El Niño”, vamos continuar o trabalho que estamos realizando nestes anos que estou à frente do executivo municipal. Em parceria com os governos Federal e Estadual realizamos o maior programa de pavimentação e recape da história da cidade em um período de cinco anos. Poderíamos, sem falsa modéstia, defini-lo como um marco na história. Se os investimentos não forem suficientes para solucionar este problema antigo da Cidade, os novos administradores deverão continuar este caminho.
O custo de recuperar uma quadra com asfalto a quente, em uma espessura de 3,5 cm pode chegar a cem mil reais. Estamos usando, em alguns trechos, asfalto a frio, cuja durabilidade é menor e o custo também. 
Só para se ter uma ideia, necessitaríamos de investimentos na ordem de cem milhões de reais para refazer o asfalto antigo com asfalto a quente (CBUQ). Significa investir o mesmo valor gasto até agora, pavimentando
aproximadamente 1/3 da malha viária urbana e fazendo recape em 1/4 do asfalto antigo da cidade, em uma estimativa conservadora.
A tarefa para os próximos prefeitos é manter a estrutura feita para a manutenção e incrementar o serviço terceirizado com os novos recursos que virão da cobrança da taxa de contribuição de melhorias que está sendo lançada.

 

Taturana – Alguns secretários já deixaram sua gestão e outros vão deixar em breve para disputar as eleições. Outros comissionados também devem sair. Como reorganizar a equipe e dar condições para que a gestão não pare?

 

Rogério – Vamos redistribuir as responsabilidades com os demais servidores e trazer alguns novos nomes, se possível. A ideia é seguir o planejamento das obras e serviços e concluir o que iniciamos até o final deste ano.

 

Taturana – Pensa em se licenciar no período eleitoral para ajudar seu candidato(a)?

 

Rogério – Não pensei sobre o assunto ainda, até porque não sabemos quem serão os candidatos e se entre eles teremos pessoas identificadas com o governo municipal e dispostas a continuar nosso trabalho. Posso até não apoiar ninguém, dependendo dos candidatos e da evolução da campanha.

 

Taturana – Como pretende apresentar uma candidatura, que não tem o apoio nem do Governo do Estado nem do Governo Federal, que são seus aliados administrativamente. Poderão construir um candidato de consenso pelo menos com o Governo do Estado e que também tenha o apoio do deputado Tião Medeiros?

 

Rogério – A ideia é manter o grupo de partidos que elegeu o atual governo municipal, se possível com o apoio do deputado Medeiros e dos demais ex-prefeitos que estiveram conosco nas últimas eleições, mas todo apoio será bem vindo. Política a gente faz somando, não dividindo. Uma candidatura única seria o ideal para o momento que estamos vivendo, mas sei que é muito difícil.

 

Taturana – Hoje dizem que seu apoio iria para a secretária Cida Gonçalves. Mas ela está no PDT. No PMDB, seu partido, o nome que está em ascensão é do dentista Valdir Tetilla. Cida ou Tetilla?
Apoio a que esteve com você durante sete anos ou fidelidade partidária?

 

Rogério – Se possível todos juntos melhor, mas iremos analisar, pensando no melhor cenário para o futuro de Paranavaí, os candidatos que os partidos apresentarem. Não escondo de ninguém que gostaria de ter um secretário(a) municipal como sucessor(a), temos alguns pré-candidatos entre eles, inclusive no PMDB. 
Não descarto, até porque já recebi deles, o apoio a candidatos de outros partidos.

 

Taturana – Como acredita que conseguirá deixar a prefeitura para seu sucessor?

 

Rogério – Hoje, graças à gestão eficiente e austera desta administração, Paranavaí está muito bem. O futuro depende da evolução do quadro nacional. Estaremos acompanhando e ajustando o município às condições que vierem. O novo prefeito (a) terá que fazer o mesmo.

 

Taturana – Você já deixou clara sua intenção de candidatar-se a deputado federal em 2018. Comenta-se nos bastidores que, caso Temer assuma a presidência, em razão da formação do novo governo, o Teruo estaria com um pé na Câmara. Caso isto aconteça você ainda manteria sua candidatura?

 

Rogério – O futuro a Deus pertence. Acredito que, com o conhecimento adquirido nestes anos que servi ao povo de Paranavaí, posso contribuir muito para o Brasil se tiver esta oportunidade.
Não pretendo trombar com o Teruo que é um aliado, além disso, para esta nova empreitada preciso de muito apoio, inclusive partidário e um projeto de reforma das leis e até da constituição que me estimule a ser candidato nas eleições nacionais em 2018. 
Até lá muita água vai rolar. O espaço existe, a população quer renovação e a chance da cidade voltar a ter representante na Câmara Federal é grande, desde que apresente um candidato viável.
Para que isto ocorra precisamos que o Deputado estadual Tião Medeiros continue trabalhando e seja um dos pilares deste projeto.

 

por: Taturana’s

 

Alda - 391x69

3 comentários sobre “Rogério: “Candidatura única seria o ideal”

  1. kd a mensagem que mandei…estao cortando comentários? aahhh já sei estao na gaveta….que pena…
    NOTA DO BLOG:
    Caro Justiceiro.
    A intenção do Blog é promover a oportunidade de um debate salutar fundamentado em fatos e/ou comentários relevantes, que possam contribuir para o desenvolvimento de nossa Cidade e Região. Podem até ser partidários, mas com o devido respeito ao cidadão e às instituições.
    O comentário a que se refere não foi aprovado por não estar de acordo com estes critérios.
    Fundamente com fatos seu comentário e, com certeza, será publicado.

  2. Tem gente que passa dos limites, nos comentários e até o prefeito… kk candidatura unica?? por que ele não sedeu a reeleição para alguém então??? falar é fácil quando não está no pário.

    candidatura unica esquece mas temos que apoiar em alguem se seja novo com ideias novas, que vem para modificar…
    não adianta apoiar frenando carvalho que apoia deputado federal de fora temos que apoiar em candidatos de paranavai. candidatos que pensão na cidade ao invés do bolso.

  3. Na verdade não é de causar nenhuma estranheza a opinião do prefeito Rogério, quanto a candidatura única seria o ideal. Desde que seja a sua secretaria de Educação, é óbvio! Com todo respeito que tenho pelo Rogério, “gênios” também dão as suas mancadas de vez em quando e como dão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.