“É uma satisfação estar mais uma vez nesta querida e acolhedora cidade. Já perdi as contas de quantas vezes estive em Paranavaí, mas nunca de mãos vazias – sempre anunciando investimentos, trazendo obras, viaturas, ambulâncias, investimentos na Santa Casa, no Hospital Santa Casa do Morumbi, enfim, em todas as áreas do nosso Governo. Tudo isso para corresponder às expectativas da comunidade. Sempre tive um grande respeito e carinho por esta cidade. Agora a minha responsabilidade aumenta e muito, em trabalhar dobrado para não decepcionar cada uma das pessoas que confiam na gente. Quero corresponder esta confiança com trabalho, seriedade e dedicação. Não tem dinheiro que pague a alegria de entregar a chave de uma casa própria para uma família, oferecendo dignidade, respeito, qualidade de vida”, começou discursando o governador do Estado do Paraná, Beto Richa, durante a solenidade de entrega das 580 unidades habitacionais do Conjunto Luiz Lorenzetti, nesta quinta-feira (31).
Para Richa, “os mandatos políticos só se justificam com ações como esta, de uma grande política habitacional. São 105 mil famílias atendidas nos últimos cinco anos. Nenhuma administração se justifica se não produzir ações para melhorar a vida das pessoas, principalmente das que mais precisam da atuação de uma administração pública. Venho aqui hoje para renovar os meus compromissos com esta região. Vamos continuar trabalhando de sol a sol para trazer recursos, obras e investimentos que garantam o bem estar social de todas as famílias que moram nos municípios do Noroeste. Graças à união dos parceiros e de todos os paranaenses, nosso Estado está na contramão da crise. Vocês são merecedores de todos esses avanços, das casas que recebem hoje. Sejam felizes!”, concluiu o governador.
Emocionado, o prefeito Rogério Lorenzetti destacou a importância da entrega das 580 casas para a comunidade. “Hoje é um dia especial para mim; um dia de muita alegria e emoção. Primeiro como prefeito, por entregar o maior conjunto habitacional de nossa cidade e por concluir o maior programa habitacional da história de Paranavaí, com mais de duas mil casas. E depois como cidadão, por este conjunto levar o nome de meu saudoso pai, Luiz Lorenzetti. Nem nas minhas melhores expectativas imaginei que pudéssemos gerar números tão expressivos na política habitacional do município. Sabíamos que havia um grande déficit habitacional e nos esforçamos para combatê-lo”.
E prosseguiu: “Entregar casas aos que sonharam uma vida inteira por ter um cantinho só seu, para abrigar sua família e dar-lhe segurança, dar um endereço fixo, uma moradia digna, é algo que emociona, pois vemos no rosto de cada um a felicidade por ver o sonhos se tornar realidade. E para melhorar ainda mais, já estamos construindo aqui uma grande escola, que receberá o maior volume de investimentos numa unidade educacional, para atender as crianças deste conjunto e dos conjuntos Geraldo Felippe e Francisco Luiz de Assis, que entregamos no final do ano passado. Lá já estão em construção uma Unidade Básica de Saúde e uma praça para atender os moradores destes conjuntos”.
Maior programa habitacional da história de Paranavaí – Lorenzetti destacou ainda que a marca de 2.095 novas casas em Paranavaí só foi possível graças às parcerias. “Assumi a administração com o compromisso de envidar todos os esforços para construir mil casas populares na cidade. Mas com o apoio que recebi do Governo Federal, através do Programa Minha Casa Minha Vida, com a intermediação do deputado Zeca Dirceu; da Cohapar, através do governador Beto Richa, do ex-deputado Teruo Kato e do deputado estadual Tião Medeiros, do antigo presidente da Cohapar, Mounir Chaowiche e do atual Abelardo Lupion; com a competência de nossa Secretaria de Desenvolvimento Urbano, através da Diretoria de Habitação; e das empresas construtoras, que acreditaram no potencial de Paranavaí, conseguimos realizar o dobro do que pretendíamos. Realizamos o maior programa habitacional de Paranavaí e estamos trabalhando para viabilizar outros projetos, que certamente serão inaugurados por nossos sucessores”.
Avaliação das lideranças – A cerimônia de entrega das chaves da casa própria para as 580 famílias também foi acompanhada pelo presidente da Cohapar, Abelardo Lupion. “Cada vez que você realiza um sonho, você está estendendo a mão. Cada vez que você possibilita que as pessoas realizem os seus sonhos, você está subindo um degrauzinho na escada para prestar contas para o nosso Criador. E não existe sonho que seja tão bonito como este da casa própria. Este sonho só é possível porque os governos se uniram para proporcionar este momento. Temos que parabenizar ao prefeito Rogério, porque ele proporcionou este recorde habitacional na história de Paranavaí. Só quem tem muita sensibilidade e respeita o próximo é que consegue fazer isso. Tem prefeitos que não construíram uma casa em 8 anos, e só aqui neste bairro são quase 1.300 casas entregues. Hoje, todas as donas de casa estão destituídas. Elas não são mais donas de casa – a partir de hoje são as donas ‘da’ casa. Todos os maridos são os responsáveis por manter essa casa em boas condições, com dignidade para sua família morar. Que Deus abençoe a cada família e faça com que todos os outros sonhos também venham a se tornar realidade como este”, enfatizou.
“De uma maneira muito especial me dirijo hoje às famílias que a partir de hoje vão construir as suas histórias aqui neste residencial Luiz Lorenzetti. Sempre tenho dito, por onde passo, que poucos dias na vida da gente são tão marcantes como este – o dia da conquista da casa própria. É por dias especiais como este que nós lutamos na política. É para encontrar, como encontramos aqui hoje, a dona Regina, que tem 62 anos, morava até poucos dias na rua e hoje está conseguindo pela primeira vez na vida a sua casa. A partir de hoje a dona Regina e tantas outras famílias vão poder enfrentar com dignidade e com respeito um dia de sol, um dia chuva, de frio e de calor. A emoção de vocês é a nossa. Se tem uma razão que nos leva e nos mantém na política, é fazer o bem para as pessoas”, discursou o deputado estadual Tião Medeiros.
O superintendente estadual do Banco do Brasil, Edson Pascoal Cardoso, falou da parceria com a entidade financeira para a entrega das casas. “Esta é segunda vez que entregamos casas aqui nesta região. Foram 480 do outro lado da rodovia e, agora, muito especialmente, mais 580 casas. Hoje é um dia só de agradecer. Estamos completando hoje um ano à frente da superintendência estadual do BB e, que bom que nesta data podemos entregar mais este presente à sociedade e ajudar a realizar um dos grandes sonhos de muitos homens e mulheres aqui: o sonho da casa própria. Em nossa missão está escrito que somos um banco comercial de espírito público e, numa solenidade como esta, poder materializar o espírito público do Banco do Brasil, que está apenas há 4 anos como parceiro do Minha Casa Minha Vida, é uma honra. Só no último já entregamos 2 mil casas no Paraná. Ao todo são 4 mil casas no Estado, além de mais 6 mil casas no Programa de Habitação Rural. Estou muito honrado de participar deste momento, no ano em que o Banco do Brasil completa 100 anos de presença no Estado do Paraná, e termos tantas notícias boas para dar para toda a comunidade paranaense”, concluiu.
A cerimônia foi acompanhada ainda pela vice-governadora do Estado, Cida Borghetti, vereadores de Paranavaí, secretários municipais, prefeitos de municípios da região da Amunpar, lideranças regionais e as famílias beneficiadas.
A entrega simbólica das chaves foi feita para quatro famílias: a da dona Sirlene Vieira Fermino, da Aparecida Cristina Soares, Maria Aparecida Paulino e esposo Devanir, e a família da Hernanda Coral Domingues, que foi receber as chaves da casa nova com os filhos Aisha, Kauã, Kauana e Kauê.
Neto do pioneiro agradece homenagem
A família do pioneiro Luiz Lorenzetti também prestou seus agradecimentos pela homenagem, com a indicação de seu nome para denominar o novo Conjunto Habitacional da cidade. Confira o discurso feito pelo neto, Luiz Paulo Lorenzetti:
“Por iniciativa primeira dos diretores da Construtora LBX e, na sequência, por Lei proposta e aprovada pelos vereadores que representam o povo da cidade, acharam por bem nomear este belo conjunto com o nome do meu avô, Luiz Lorenzetti.
Não tive a oportunidade de conhecê-lo em vida, pois quando nasci ele já cumprido com a missão nesta terra. Apenas ouvi, desde pequeno, histórias da saga que ele, minha avó Geni e os dois filhos Célia e meu pai Rogério, viveram nesta cidade.
No final da década de 40, ele e minha avó chegaram em Paranavaí. Pioneiros, assim como muitos outros, eles tiveram a oportunidade de servir a esta comunidade, ela como professora e ele como comerciante, juiz de paz delegado “calça curta” (como era conhecido), escolhido pelos moradores para fazer cumprir as leis da época.
Luiz Lorenzetti também foi proprietário da primeira sorveteria e do primeiro cinema de Paranavaí, além de produtor rural, profissão que até hoje seguimos.
Viveram o início da nossa história, fizeram parte dela, tudo com a coragem e determinação que marcaram desbravadores em todas as partes do Brasil. Sofreram, tiveram alegrias, criaram seus filhos, construíram um patrimônio, participaram da vida da comunidade em um época de poucos recursos.
Homem de hábitos simples, muito correto em seus compromissos, sofreu muitos revezes na vida. Mas, sempre determinado, serviu a cidade sempre que colocado, e era pessoa conceituada entre os primeiros moradores. Luiz Lorenzetti sempre venceu obstáculos e conseguiu deixar um legado que, entre outras conquistas, possibilitou a meu pai servir como vice-prefeito, prefeito e participante efetivo da construção da história de Paranavaí.
Que este exemplo de vida também inspire a todos a uma vida justa e próspera, com o engajamento necessário nas questões cívicas da comunidade e da política em que vivemos.
Agradeço, em nome da família, pela lembrança. E desejo que vocês, futuros moradores, apreciem os lares hoje e entregues e tenham aqui a mesma sorte que sempre acompanhou meu avô na luta contras as dificuldades que a vida lhe impôs.
Podem contar conosco nesta empreitada. Estaremos atentos às necessidades desta comunidade, em respeito à memória daquele que, com coragem e determinação, venceu desafios e conseguiu dar a nós, seus sucessores, um exemplo de vida correta e produtiva. Muito obrigado!”
Keila Metz – Secom