E o futuro dos atuais vereadores?

Publicado em 29 de março de 2016

Quase esgotado o prazo para mudanças de partido para quem ocupa cargo eletivo, e às vésperas de decidir quem será candidato, o Blog conversou com a maioria dos vereadores para saber seu posicionamento e o que esperam do futuro. A questão é que, para eleger um vereador, cada partido ou coligação deve alcançar aproximadamente cinco mil votos, conforme previsão de analistas. A matemática é simples: divide-se o número de eleitores (estima-se que 50 mil eleitores comparecerão às urnas nas próximas eleições) pelo número de cadeira na Câmara (10). É assim que funciona a proporcionalidade da representação. Daí a necessidade de os candidatos estarem compondo uma chapa com bons nomes, mas que ele fique entre os primeiros para garantir a eleição.
Após conversar com os vereadores, o Blog que a concluiu que a situação é mais ou menos a seguinte:
José Galvão (PR) não muda sua bandeira. Ao contrário, está organizando o partido para as eleições deste ano, com novas filiações e uma chapa forte para o Legislativo.
Aldrey Azevedo foi para o PTB e embora seu nome tenha sido cogitado para ser candidato a prefeito ou vice, deve pleitear a reeleição.
Leonildo Martins fica no PT. “Sabemos que será uma tarefa difícil, mas as pessoas que nos conhecem sabem do nosso compromisso com a comunidade. A ideologia é a mesma e faz parte do processo democrático”.
O petista Josival Moreira não atendeu nem retornou nossas ligações. Mas deve permanecer no PT. A dúvida é se vai à reeleição ou se poderia ceder seu lugar ao irmão Daniel Moreira.
Entre os ex-peemedebistas Walter dos Reis e Zenaide Borges só uma certeza: a de que vão tentar a reeleição, mas ainda é incerto por qual partido. Não está afastada a hipótese de rasgarem a carta de desfiliação e continuar no PMDB, desde que o partido consiga formar uma boa chapa para disputar o Legislativo.
O vereador Roberto Picorelli, o Pó Royal, agora no PMN, vai em busca da reeleição, de olho na disputa para 2018, quando quer disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa, ou na Câmara Federal.
Claudemir (Irmão) Barini vai continuar leal ao seu PSC, busca a reeleição e se continuar este chove e não molha dos candidatos a prefeito, tenciona lançar um pelo PSC.
O presidente da Câmara, Mohamad Smaile, está na mesma situação de Walter e Zenaide: vai tentar a reeleição, mas ainda não sabe por qual partido. Vem mantendo contato com o prefeito Rogério Lorenzetti (PMDB) e com o deputado Tião Medeiros (PTB) antes de tomar uma decisão.
Walter, Zenaide e Mohamad estão em busca de em busca de uma chapa forte e de um partido onde possam ser bem recebidos
Já o vereador Antonio Alves, presidente do PP, deve tentar a reeleição, maspreferiu não dar muitas pistas.
Uma coisa é certa: todos estão de olho nas coligações, entretanto, alguns dependem delas pra entrar na disputa.

Alda - 391x69

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.