O debate da TV Tarobá (Band, Cascavel), que terminou agora pouco, não trouxe novidades para o eleitor. Os candidatos César Alexandre (PT), Rogério Lorenzetti (PMDB) e Ivan Bernardo (PSTU) não anunciaram nada de novo do que já tinham falado em seus programas eleitorais. A regra dos debates da TV Tarobá permite, o tempo todo, o embate entre os candidatos, mas nem assim chegou a causar grandes emoções.
O candidato da coligação Paranavaí Socialista, Ivan Bernardo, repetiu suas propostas, criticou Rogério e César e defendeu um “governo para os trabalhadores”. Chamou a atenção que, em algumas das ocasiões que era o perguntador, fazia denúncias. Quando estas eram repelidas, na réplica ele mudava de assunto. Passou a nítida impressão de que realmente as denúncia era vazias.
Rogério Lorenzetti, da coligação União Para o Desenvolvimento, pagou o preço de ser prefeito e candidato a reeleição. Foi questionado várias vezes sobre os problemas da saúde. E ficou em minoria em relação ao hospital municipal, já que os outros dois defenderam esta ideia. Foi incisivo nas perguntas e sempre procurava dar respostas técnicas (a vantagem de ser prefeito). Pelo jeito, vai até o dia 7 de outubro respondendo questões sobre a saúde.
O petista César Alexandre, da coligação Paranavaí Para Todos levou o debate para o foco da saúde. Defendeu melhorias no segmento e o hospital municipal. Pagou o preço de ter como aliado o ex-prefeito Maurício Yamakawa (os dois oponentes questionaram a aliança) e de ser ex-vereador (não não foi convincente na resposta porque demorou um ano para encaminhar ao Ministério Público uma denúncia contra o Fundeb. Os dois candidatos fizeram este questionamento). Aproveitou, no entanto, a vantagem de ser o candidato do partido da presidente Dilma e do ex-presidente Lula e de ser oposição a atual administração. Certamente será questionado em outros debates sobre as denúncias contra o Fundeb.
O debate não teve vencedores (claro que cada simpatizante vai dizer que o seu candidato foi o vencedor), mas talvez tenha tido perdedor: o eleitor quer ficou até meia noite e não viu nada de novo.
O CA vai pagar um preço alto por ter se aliado ao MY. Isto ficou claro durante o debate.