Estacionamento da Getúlio Vargas muda em 2016

Publicado em 15 de setembro de 2015

O secretário municipal de Proteção à Vida, Patrimônio Público e Trânsito, Nivaldo Mazzin, participou de uma reunião na manhã de hoje para ouvir sugestões da classe empresarial sobre as mudanças no estacionamento da Rua Getúlio Vargas, principal via de acesso ao centro comercial de Paranavaí. A reunião também contou com a presença do diretor da Ditran, Airton de Melo Gonçalves, e o engenheiro do município, Cássio Paes Peron, para esclarecer as dúvidas dos empresários que estiveram na reunião promovida pela diretoria da Aciap (Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí).
“Este é um assunto difícil, que gerou algumas divergências de opiniões, mas vemos que, em sua maioria, os usuários do sistema de trânsito querem a mudança no formato de estacionamento para veículos. Hoje todo o lado direito da rua tem vagas de estacionamento em diagonal. A proposta é para que nos dois lados as vagas sejam no formato horizonta, paralelo ao meio-fio. Isso vai dar mais espaço para o tráfego de veículos, que hoje é muito intenso com o movimento da área comercial, redes bancárias e também das escolas, cujo acesso é por esta rua. Nos horários de pico é bastante difícil trafegar ali na Getúlio Vargas. Estamos pensando no que é melhor para todos, mas sabemos que sempre há discordâncias. É importante que fique claro que este não é um projeto aleatório; foi realizado um estudo técnico levando em conta os problemas de fluxo. Mas estamos abertos a sugestões e queremos ouvir e levar em conta a classe empresarial também”, argumentou Mazzin.
Na avaliação do engenheiro Cássio Paes Peron, “a frota de veículos de Paranavaí não para de crescer. Hoje são mais de 8 mil veículos na cidade, e precisamos pensar em estratégias para melhorar o fluxo, principalmente na área central. A ideia é que, com a alteração do estacionamento, haja espaço para os carros trafegarem em duas pistas. Isso vai ajudar a diminuir os riscos de acidente, o sincronismo dos semáforos nas vias que dão acesso à Getúlio Vargas. Tecnicamente a mudança é viável, mas entendemos que os comerciantes devem opinar e sentir segurança com o projeto”.
Para o presidente da Aciap, Márcio Catiste, a mudança é necessária. “Sabemos que a mudança precisa acontecer. O problema no fluxo de veículos na Getúlio Vargas é evidente. Mas a nossa sugestão é que essas mudanças sejam implantadas a partir de janeiro do próximo ano”, apontou.
A ideia teve apoio dos comerciantes presentes. O vice-presidente da Aciap, Guto Costa, frisou que “janeiro é um mês mais calmo para o comércio e também é um período de férias escolar, que naturalmente diminui o fluxo de veículos ali. Apoiamos que a mudança aconteça, mas pedimos que aconteça neste período, de forma gradativa, evitando que isso prejudique os comerciantes com as vendas de Natal e final de ano. Entendemos que se o consumidor é o grande beneficiário, a mudança tem que acontecer sim”.
O secretário Nivaldo Mazzin acatou à sugestão da Aciap e determinou que a mudança na Rua Getúlio Vargas seja implantada a partir de janeiro de 2016.
A Avenida Getúlio Vargas possui 170 vagas de estacionamento regulamento para carros no sistema rotativo, limitado a duas horas de permanência. O número leva em conta o cruzamento com a Rua Amapá até o cruzamento com a Avenida Distrito Federal, já contando as vagas convencionais.
Há também 98 vagas em estacionamentos para motocicletas, além de 7 exclusivas (idoso, deficiente, etc.).
EstaR – Outro assunto levantado pelos empresários foi com relação à cobrando do EstaR (Estacionamento Regulamentado) na área comercial durante horário de almoço. “Alguns clientes reclamam conosco que não encontram ninguém da Ditran para comprar os cartões, e quando retornam, já foram notificados. Gostaríamos que fosse dada uma solução definitiva para a situação”, argumentou o empresário Jorge Miyoshi Júnior.
O diretor da Ditran, Airton de Melo Gonçalves, explicou que o setor já encaminhou uma proposta para a Procuradoria Jurídica do município no sentido de tornar a cobrança mais efetiva no horário de almoço. “Hoje temos falta de pessoal, e existem algumas lacunas de horários que precisam ser preenchidas. A ideia é mudar a carga horária dos orientadores para 6h e formar duas equipes – uma com turno das 8h às 14h e outra com turno das 12h às 18. Isso resolveria o problema da cobrança do estacionamento regulamentado no horário de almoço. Estamos aguardando um parecer do Jurídico, mas teremos esta situação resolvida até o dia 1º de outubro”, esclareceu.

Alda - 391x69

2 comentários sobre “Estacionamento da Getúlio Vargas muda em 2016

  1. esperar o que, que decisão com nivaldo mazzin e esse cassio peron, não sai nunca da conversa, ja se vão 40 anos e o cassionão conseguiu nem fazer o sistema binário. agora junta com mazzin e mello, miltão, rogério e companhia pode esperar sentado empresariado porque de pé voces vão cansar.

  2. Enquanto estão preocupados com a mudança do estacionamento da rua getulio Vargas, a Avenida Deputado Heitor Alencar Furtado no trecho posto bandeirantes – redondo do jardim são jorge, virou pista de corrida, para todo tipos de veículos. As placas indicativas de limite de velocidade são ignoradas pela maioria dos motoristas e motoqueiros, por que sabem que não há fiscalização por parte da ditran. Ou a ditram dá um jeito rapidamente com fiscalização ou educação de trânsito, ou então poderemos ter acidentes de grandes proporções, que só ainda não ocorreram por estarem os anjos todos de plantão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.