Rogério exalta fortalecimento da independência

Publicado em 01 de setembro de 2015

Foi realizada na manhã desta terça-feira, 1º de setembro, no Paço Municipal, a cerimônia de abertura da Semana da Pátria, que marca o início das comemorações dos 193 anos de Independência do Brasil. O evento reuniu representantes dos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e Ministério Público, além de várias autoridades civis e militares, atiradores do Tiro de Guerra, estudantes e professores da rede municipal de ensino.
Representando o Poder Executivo, o prefeito Rogério Lorenzetti falou sobre os problemas que o país enfrenta com a corrupção. “Os ideais dos que defendiam a independência do Brasil, para torna-la uma nação forte e soberana parecem se perder a meio a uma enxurrada de denúncias que envolvem justamente aqueles que deveriam fortalecer as intenções que mobilizaram as lideranças brasileiras em 1822. A corrupção é tão antiga quanto a Humanidade, e não é novidade no Brasil. O que é novidade são as instituições alcançarem corruptos e corruptores e, principalmente, fazer valer o princípio constitucional de que todos são iguais perante a lei, independente de posição social e política. Isto sim é independência; isso deve ser comemorado”, apontou.
O prefeito também destacou a necessidade de fortalecimento da independência e da cidadania para o povo brasileiro. “A independência do Brasil é construída e fortalecida todos os dias, em nossa cidade, em nossos bairros, com ações, atitudes cidadãs, exemplos e ideais. Independência e cidadania andam juntas. Não haverá independência e cidadania em sua plenitude sem que se garanta a todos os brasileiros seus direitos essenciais de dignidade, como educação, saúde, habitação, segurança, trabalho, assistência às famílias vulneráveis e alimentação. Apesar das dificuldades, em Paranavaí temos procurado garantir a todos seus direitos. É desta forma que construímos e fortalecemos a nossa independência”, frisou Lorenzetti.
O Juiz Diretor do Fórum, Rodrigo de Masi, se pronunciou em nome do Poder Legislativo, classificou a corrupção como um problema histórico e estrutural, que não é exclusivo do Governo. “Eu estava no aeroporto de Curitiba observando pessoas que simplesmente furavam a fila, e pensava comigo que, nesse meio tempo, elas também deviam estar reclamando da corrupção do Governo. Muitas vezes a pessoa é absolutamente ética e proba quando se trata de atacar o negócio que não lhe favorece. Mas quando lhe favorece, é apenas um jeito, uma maneira; é apenas o ‘jeitinho brasileiro’. Não podemos nos conformar com isso, assumir o convencional ‘jeitinho’ como algo normal. A sociedade tem dado mostrar de que não compadece mais dessa situação. Existe hoje uma vontade de um país diferente. Mas a mudança tem que começar na escola, com a não conivência com a fraude escolar; ela tem que atingir o Governo; mas, sobretudo, atingir as famílias. O exemplo deve partir da nossa casa. Cabe a nós resgatar o orgulho de sermos brasileiros”, defendeu.
A Promotora Suzy Mara de Oliveira, representante do Ministério Público, enfatizou a importância do patriotismo para uma nação. “Pátria é o local onde possuímos moradia, vínculos afetivos, históricos e jurídicos. Ser cidadão é exercer todos os direitos e deveres em relação a nossa pátria. Por causa da corrupção, a população está perdendo a fé. Mas isso tem que parar. Vamos lutar, não usando armas, mas usando inteligência nas nossas escolhas. Vamos mostrar que nossa terra tem dono e, como bons brasileiros, honrar a estrofe do Hino Nacional que diz: Verá que um filho não teu não foge à luta!”.
A cerimônia de abertura da Semana da Pátria contou ainda com o acendimento do fogo simbólico da pátria, que foi conduzido pelo atleta Antônio Senra, e a apresentação da Orquestra de Sopros Paranavaí, responsável pela execução dos hinos Nacional e da Independência. A fanfarra da Escola Intentus também abrilhantou a solenidade.

Alda - 391x69

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.