Salário de vereadores: “temos que aprender a votar”

Publicado em 01 de setembro de 2015

Gente cuidado com essa campanha para reduzir os subsídios dos vereadores a valores irrisórios. Primeiro que o problema não é o valor de quanto ganham, mas, se produzem de acordo com sua função. E aí não adianta baixar o salário se continuarmos a votar errado.
Claro que valores absurdos, principalmente em pequenos municípios, devem ser coibidos, mas, o que esta em jogo agora é muito sério. Muitos grupos têm interesse em entrar na Câmara para aprovar o que lhes interessa. É um poder político muito grande e fundamental pra nossa vida. Sabiam que as contas de um prefeito desaprovadas pelo Tribunal de Contas podem ser aprovadas pelos vereadores, livrando o agente político de condenações? A expansão do município depende de leis da Câmara e grupos com interesses próprios podem querer projetar a cidade de acordo com os seus interesses e não os sócio-econômicos. Para um candidato a prefeito sem escrúpulos melhor vereadores sem salários para facilitar a corrupção e assim não fiscalizá-lo.
Um exemplo recente: Tentaram implantar a ideologia de Gênero nas escolas municipais depois de não conseguirem na esfera nacional. Se não fossem os vereadores nossas famílias estariam seriamente ameaçadas. Agora estes grupos querem jogar a população contra os vereadores, culpando estes por tudo o que acontece de ruim em nosso pais. Assim, reduzindo os subsídios, muitas pessoas talvez não se candidatassem, mas para os grupos citados acima o salário não interessa, com o poder que teriam, só Deus sabe o quão ruim poderia ser. Nós sabemos a bucha que é ser um vereador. A responsabilidade em cuidar da cidade inteira, respondendo inclusive com seu patrimônio pessoal. Tem que haver a recompensa financeira até pra que eles não se vendam. Fiquem atentos, não caiam nessa arapuca.
Se o vereador não produz o problema é nosso que colocamos eles lá. Quem tem que mudar somos nós. O que deveríamos estar divulgando é a importância do voto. Não anular e nem vender o voto. Escolher pessoas capazes pra desempenhar a função de legislador e fiscalizador e não de assistencialista. Quando cada cidadão fizer sua parte na sociedade aí poderemos discutir quanto se paga.
No momento temos que aprender a votar e deixarmos de ser hipócritas e cuidar da trave que tem em nosso olho. Que moral tem pra cobrar alguma atitude dos políticos a pessoa que vende o voto, fura fila, estaciona em vaga de idoso ou deficiente, varre a calçada com água, joga lixo no bueiro, põe fogo em lixo ou terreno baldio, sonega imposto, explora um funcionário, ou funcionário que explora o patrão. E assim vai.
Pensemos nisso.
Publicado na página de Walter Reis – Face

Alda - 391x69

4 comentários sobre “Salário de vereadores: “temos que aprender a votar”

  1. Vereadores deveriam fiscalizar queimadas de canaviais, por exemplo, ou no mínimo determinar o horário permitido para elas. Ainda, fiscalizar o uso indiscriminado dos desfolhantes e da pulverização aérea dos venenos, reconhecidamente cancerígenos. Monocultores da cana nada têm a temer da lei, seja federal estadual ou municipal, enquanto causam, impunemente, prejuízos desastrosos à saúde dos munícipes e ao meio ambiente. Mesmo com o salário atual, nenhum dos atuais vereadores teve ainda a boa vontade de se indispor contra esse grupo econômico, talvez por muitos deles já virem sendo financiados por ele em campanhas passadas. E de nada adianta reduzir salários dos vereadores, se os partidos políticos continuarem a receber contribuições e a trabalhar para interesses contrários ao social. Vereadores agiriam, ainda mais, como meros fantoches de seus partidos, que os colocou na câmara pra início de conversa. Nem mesmo o fim do financiamento privado de campanhas resolveria essa questão, poderia talvez amenizá-la, a supor-se que o governo atuará em prol do bem público, e não contra ele.

  2. A pergunta que não é feita é: A quem serve um Vereador ganhando salário mínimo? À esta sociedade que vende voto, procura favores, sonega, seletiviza a indignação? Me perece que esta discussão está se perdendo em discurso de falsa moralidade. Todos sabemos dos inúmeros favores que um vereador presta a população… O remedinho, a gasolininha, a lajotinha, os “deizão prá pinga”… E então? De onde eles vão tirar isso? Pois mudar os vereadores é fácil, já mudar o Povo é bem mais difícil… Não ficarão eles ainda mais à mercê dos grupos econômicos municipais que no fim e ao cabo, já sustentam grande parte das campanhas municipais? Não ficarão ainda mais dependentes de secretários de governo com chaves de cofres e alcance de ‘favores’? Não ficarão ainda mais vulneráveis ao ‘bolsinho’ dos Prefeitos?

  3. Um grupo de ativistas extremamente perigosos sequestrou uma van do com dez vereadores de uma cidade do noroeste do Paraná, contatou o prefeito da cidade para passar sua lista de exigências (incluindo a redução salarial), advertindo:
    “Atenção! Estamos avisando: se você não atender as nossas reivindicações, vamos soltar todos sãos e salvos!”
    Sergio Jose – Old Rubens.

  4. Parabéns Amarildo, sábias palavras. Existem grupos em Paranavaí que gostariam de implantar esta desordem na cidade para poder brincar de DEUS. Nossa cidade não pode retroceder cair nas mãos de grupos que não visam uma cidade melhor. Temos que analisar nosso voto, não trocar por favores, mas sim buscar condições melhores para nossos filhos e netos. A construção da uma cidade começa na escolha de nossos representantes em todas esferas do poder, tá na hora de questionarmos o que queremos de nossos representantes, o que queremos pra nossa cidade. Devemos sim aprender a votar e melhor escolher, cada povo tem o governo que merece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.