Cuidado: dengue em pleno inverno

Publicado em 30 de julho de 2015

A Vigilância em Saúde (Visa) divulgou hoje o terceiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes (LIRA) de 2015, realizado entre os dias 27 e 30 de julho. Paranavaí continua apresentando médio risco para transmissão de dengue, com 1,3% de incidência média de criadouros do mosquito Aedes aegypti nos imóveis visitados. Praticamente não houve queda do índice de infestação em relação ao último LIRA realizado em abril, quando a incidência foi de 1,4%.
Os maiores índices de infestação registrados foram de 1,9% nos jardins Santos Dumont, Ipê, Monções, Panorama, Antigo Aeroporto e região do DER. A área central da cidade apresentou 1,4% de infestação e o Jardim Ouro Branco 1,2%.
“A maior incidência de criadouros continua sendo dentro das residências, nos bebedouros de animais, vasos com plantas, recipientes com água e no lixo doméstico (entulhos de construção e outros resíduos sólidos, encontrados, principalmente, nos quintais das residências). Este é um período também em que se intensificam os problemas com as piscinas nas casas. A população não dá muita atenção à limpeza das piscinas por não usarem tanto com as temperaturas mais amenas, e isso acaba sendo uma excelente oportunidade para a proliferação das larvas”, explicou o diretor da Visa, Randal Fadel Filho.
Segundo ele, a maior preocupação no momento é que a circulação viral não foi erradicada na cidade. “Não conseguimos ainda cortar a circulação do vírus. Estamos encontrando em média 6 criadouros com larvas do mosquito por dia nas visitas de rotina das equipes. E o agravante é que no final de agosto, início de setembro, vamos entrar naquele período com altas temperaturas e chuvas rápidas de verão. Os ovos que estão depositados vão eclodir, por isso temos que nos colocar em alerta para não correr o risco de uma nova epidemia na cidade”, argumentou Randal. “O nosso pedido é sempre mesmo: a colaboração da população para que cuide de seus quintais e não deixem água acumulada, apenas isso”, arrematou.
O Lira consiste em uma mapeamento rápido dos índices de infestação predial por Aedes aegypti. Além de identificar os criadouros e a situação de infestação do município, também permite o direcionamento das ações de controle para as áreas mais críticas. Sendo assim, a Visa já agendou para o próximo dia 13 de agosto uma reunião com o Comitê Municipal de Combate à Dengue e outras 12 instituições convidadas para definir datas a ações de mutirão nos bairros da cidade, começando por aqueles com maior índice de infestação.

Alda - 391x69

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.