Sebrae prepara empresas para licitações

Publicado em 28 de julho de 2015

O Sebrae/PR lança em Loanda, Nova Londrina e Paranavaí o Programa Compra Paraná, que tem como desafio preparar e estimular, com orientação técnica, a participação de micro e pequenas empresas, e também de microempreendedores individuais, em processos de licitação, compras públicas e governamentais, por meio de um processo permanente de mapeamento, capacitação e negociação. A realização é uma parceria da Prefeitura de Paranavaí com o Sebrae, através do Programa Cidade Empreendedora.
O lançamento oficial em Paranavaí será no dia 13 de agosto, às 19h30, na Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), com a palestra “Como vender para as empresas públicas e fazer sucesso em licitações”. Os cursos do Programa acontecem nos meses de agosto e setembro.
“O objetivo do Programa é preparar as micro e pequenas empresas de Paranavaí para que possam participar das licitações governamentais. Com isso, indiretamente o município poderá reter riqueza fazendo que o dinheiro das compras do município possam ficar aqui”, avalia o secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Henrique Scarabelli (Kaká).
O Compra Paraná, do Sebrae/PR, em parceria com a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), tem como foco vendedores, no caso as micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais, e também compradores, que são as entidades públicas e governamentais, nas esferas municipal, estadual e federal. As capacitações servirão para preparar os empreendedores de pequenos negócios a enxergar as licitações e as compras públicas como um canal alternativo e seguro de vendas.
O Compra Paraná também prevê ações junto a funcionários públicos que preparam os editais de licitações. “Esses colaboradores são fundamentais para o bom funcionamento do processo. Se no momento da produção dos editais, o funcionário não se atentar a possibilidade de incluir os benefícios previstos em lei para as micro e pequenas empresas, os empresários não conseguirão ter acesso às licitações por estarem fora dos pré-requisitos. Nesses casos, levaremos informações aos responsáveis pelos processos licitatórios”, explica o consultor do Sebrae/PR, Wendell Gussoni.
Para o mês de setembro, estão previstos encontros de oportunidades nas cidades participantes do Programa. A intenção é aproximar as empresas locais e os representantes de entidades públicas para expor suas demandas, necessidades e processos legais para compras governamentais.
Os encontros podem ser uma porta de entrada para começar a construir um relacionamento concreto com o poder público, que está organizando melhor a dinâmica de seus processos, sobretudo no que diz respeito aos pagamentos e transparência.
As empresas interessadas em participar das capacitações do Programa Compra Paraná e em se preparar para os Encontros de Oportunidades já podem se inscrever pelo telefone 3421-5400, na Aciap. O escritório do Sebrae/PR em Paranavaí também está disponível para mais informações através do telefone 3423-2865. As vagas são limitadas.

Alda - 391x69

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.