Caputo descarta Hospital Municipal

Publicado em 03 de julho de 2015

O secretário de Estado da Saúde, Micheli Caputo Neto, esteve hoje em Paranavaí acompanhado do deputado federal Luciano Ducci. Ele inaugurou o recém-concluído Pronto Socorro da Santa Casa, que recebeu mais de R$ 1,8 milhão em investimento do Governo Estadual, anunciou novos investimentos, a liberação de mais R$ 1 milhão para as obras da Unidade Morumbi da Santa Casa, e falou sobre a inviabilidade da implantação de um Hospital Municipal na cidade.
“Não é viável. Fala disso quem não tem conhecimento de causa, quem quer fazer discurso fácil. Ás vezes as pessoas acham que o Hospital Municipal seria para atender só a população de Paranavaí. Primeiro, hospital público financiado com recurso público do SUS não pode escolher paciente, tem que atender a todos desde que esteja dentro da sua capacidade de atendimento. É um absurdo as pessoas falarem disso nesse momento quando temos o Hospital Noroeste, com obras bastante avançadas, e que vem suprir essa carência da atenção hospitalar”, afirmou o secretário.
Segundo Caputo, “achar que esse hospital [Unidade Morumbi da Santa Casa] teria que ser um Hospital Municipal é outro engano. Esse é um hospital que vai ter alta complexidade e a alta complexidade não pode satisfazer o egoísmo de alguns poucos, as pessoas precisam ser atendidas. Quando você é polo de uma região, como é o caso de Paranavaí, você recebe muita gente dos municípios vizinhos que vem consumir na cidade polo, gastar nos restaurantes e nas lojas daqui, então nesse sentido é legal ser cidade sede. Mas quando você tem, por conta da sua estrutura, tecnologia e profissionais de especialidade, e pode compartilhar isso com cidade menores, aí você vai querer que cada uma delas tenha um hospital municipal? Que cada uma resolva por si a alta complexidade, urgência e emergência? Isso é um desconhecimento, um desrespeito, uma afronta”, salientou o secretário.
E completou: “um hospital municipal nesse momento para essa cidade não é prioridade, e o custo para mantê-lo, que teria que ter mais de 80 leitos, UTI, alta e média complexidade, consumiria pelo menos 50% de todo o orçamento da cidade de Paranavaí”.
O prefeito Rogério Lorenzetti também participou da inauguração, juntamente com o secretário municipal de Saúde, Agamenon Arruda de Souza, elogiou a qualidade da obra executada no Pronto Socorro e destacou a importância da parceria do Governo Estadual na área da saúde. “Vamos continuar parceiros, até porque existem desafios que precisam ser vencidos principalmente na área da urgência e da emergência, e juntos precisamos encontrar soluções criativas para podermos otimizar esses atendimentos”.
A cerimônia contou ainda com a participação do presidente da Santa Casa, Renato Augusto Platz Guimarães, o diretor administrativo, Héracles Arrais, funcionários do hospital e da 14ª Regional de Saúde, lideranças locais e prefeitos da região.

Alda - 391x69

3 comentários sobre “Caputo descarta Hospital Municipal

  1. Pela fala do Secretário de Estado de Saúde ele ficou cá puto com alguém, hem? Quem seria?

    Por isso acho bom rogar de novo ao meu santo: – Valei-m’ meu São Serapião!

  2. Balestra com minha avançada idade confesso que não entendo mais nada, correto? Tu tem alguma explicação porque em nossa querida Paranavaí tudo é difícil? Será que aqui é mais fácil complicar do que facilitar ? Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.