Depois que Ronaldo Caiado (DEM), divulgou no Twitter que foi impetrado habeas corpus preventivo, registrado no Tribunal Regional Federal da 4ª Região, pedindo que o Lula não seja preso na Operação Lava Jato, o assunto tomou conta das redes sociais.
Segundo o TRF, o autor do HC é Maurício Ramos Thomaz.
O Instituto Lula nega que o HC tenha sido impetrado por ele ou por qualquer advogado ou entidade que o represente, e que, “a pessoa que tomou a atitude pode até estar tentando prejudicar o ex-presidente”.
O juiz Sergio Moro, que conduz processos relacionados à Operação Lava Jato, emitiu ontem (25) a seguinte nota:
“A fim de afastar polêmicas desnecessárias, informa-se, por oportuno, que não existe, perante este Juízo, qualquer investigação em curso relativamente a condutas do Exmo. ex-Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva”.
Numa intenção clara de apontar que o HC teria sido impetrado por encomenda, Caiado afirma que Maurício Ramos Thomaz é “advogado do PT e eleitor do PSOL.”
No último episódio sobre o caso o Instituto Lula divulgou que o Lula já instruiu seus advogados para que ingressem nos autos e requeiram expressamente o não conhecimento do Habeas Corpus.