A Secretaria Municipal de Proteção à Vida, Patrimônio Público e Trânsito (Seprovpat) e o setor de Engenharia da Prefeitura estão propondo a implantação do sistema binário em um trecho da Avenida Distrito Federal, transformando parte da via em mão única.
“A ideia é solucionar um problema específico que acontece neste trecho, principalmente no horário de saída dos trabalhadores do comércio e também das escolas nas proximidades. Nossa proposta é uma alternativa que visa melhorar o fluxo do trânsito nestes períodos de pico, que são nos horários de 11h30 e 18h”, explica o engenheiro Cássio Peron.
A proposta é que a Avenida Distrito Federal se torne mão única no trecho compreendido entre as ruas Pernambuco e Rio Grande do Norte, neste mesmo sentido. “Assim que todo material de sinalização estiver preparado, já podemos implantar este trecho em mão única. Isso deve acontecer até o final de junho”, frisa Cássio.
Isso tudo é pra favorecer um hipermercado na cidade, pode crer, pois tudo o que os homens querem… eles conseguem!
Refletir e Planejar
Temos percebido um sistema de trânsito melhor em Paranavaí. Exemplos, dentre outros, os sentidos de mão das Ruas Pernambuco e Rio Grande do Norte, deram uma amplitude urbanística que valoriza Paranavaí.
Isso é fruto de planejamento tanto esperado e agora concretizar aos poucos, mas com segurança. E eventuais modificações necessárias, pode ser reavaliadas.
Gostaria de sugerir à Secretaria de Trânsito (esse nome o povo compreende) que examine se não seria melhor outra alternativa, como sentido único do Terminal Rodoviário até a Rio Grande do Norte, onde começa pista dupla? Penso que mudar o sentido de mão de direção numa quadra só, entre as Ruas Pernambuco e Rio Grande do Norte poderia não ser a melhor idéia, além de fatiar o programa de mobilidade urbana e trânsito.
waldur.trentini@uol.com.br-oab-8151-opinião-pessoal-05/06/2015-20:04h