Professores deram o recado. Agora é voltar às aulas

Publicado em 23 de maio de 2015

“Os professores já deram o recado. A luta deles é muito válida. Mas este ano, para os alunos, é perca de no mínimo 50%. Vamos voltar para a sala de aula?”.
A opinião é do presidente da Aciap, Márcio Catiste, que se mostra preocupado com o atual quadro de greves, principalmente dos professores. “Um milhão de crianças sem aula. Em tempos onde a educação faz a diferença, é um absurdo! Uma afronta! Uma afronta para pessoas que daqui trinta anos serão nossos gestores”, opina o líder empresarial.
Catiste conta que esta semana participou de um encontro de cooperativas de crédito. E lá surgiu a idéia de desenvolver um sistema de ensino cooperativo, “não para atender uma escola, bairro ou cidade, mas sim todo o Estado do Paraná. Este é o desafio”.

Alda - 391x69

18 comentários sobre “Professores deram o recado. Agora é voltar às aulas

  1. Se o recado tivesse mesmo sido dado, um post como este seria inútil. O fazer é a constatação de que a Sociedade ou não entendeu ou não quer entender o recado que está sendo dado. A ACIAP repetir quase ipsis litteris a propaganda governamental nem é surpresa vinda de uma entidade patronal, o Patronato, quase todo governista tem sua própria lógica, que não é a lógica da Escola Pública, o que a solução de uma ‘privatização’ acelerada e nacional da Educação, proposta no post deixa bem claro. Comentários como este só mostram à perfeição que a Lição de casa não está sendo feita.

    • Macedo, a resposta dada de chofre a uma afirmação que confronte nosso entendimento pessoal sobre algum fato da vida é sempre traidora; deriva de reação impulsiva e não de uma prudente reflexão.

      Digo isto aqui porque, preocupado em estocar o patronado com sua opinião, enquanto servidor público do ensino que você diz ser, se deixou levar pela emoção mais uma vez, e aí não só atropelou regras linguísticas elementares, como são os sinais de pontuação (vírgulas, pontos, etc.), como também perdeu uma oportunidade DE OURO ao deixar passar batido um erro crasso da língua portuguesa na frase que encabeça o post, atribuída ao presidente da entidade classista patronal local:

      “… Mas este ano, para os alunos, é PERCA de no mínimo 50%.” (destaque meu)

      Um líder classista cometer um erro linguístico grosseiro desses já seria ensurdecedor, pois, enquanto dirigente teria (e tem) a obrigação de, no mínimo, saber distinguir o que seja o sentido substantivado do termo “PERDA” de “PERCA”, forma verbal.

      Todavia, Macedo, um profissional do ensino não perceber um deslize dessa magnitude me parece muito mais grave, não? Num momento em que o professorado paranaense luta por direitos e, por outro lado, a classe é cobrada quanto à qualidade do ensino, o que ora digo em sentido amplo, logo, você se colocou na contramão da luta da própria classe. Pense nisto. Abs

    • Belo comentário… Pena que ele está vindo de um PROFESSOR… Deixa o cara… Ele é empresário e não tem uma opinião tendenciosa, diferente da sua, ir defende seus ideais.

  2. Qual recado o presidente da ACIAP tem para os seus associdados(comerciantes) da cidade…o que ele vai fazer para resolver os seus problemas… essa ACIAP já era… não faz nada e ainda tem verbas da Prefeitura para tudo o que vai fazer… não tá com nada e não tem que dizer nada dos professores… ele ainda precisa muito de um professor para aprender a dirigir uma associação que na sua administração está uma M….

    • O recado que ele tem a dar, é muito mais claro e explícito que um comentário pejorativo. O recado que ele da, tem como objetivo mostrar a realidade dos estudantes. É necessário o mínimo de conhecimento para afirmar que uma instituição vai bem ou mal, e a falta de tal informação fez do seu comentário muito infeliz. Pense e LEIA algumas vezes antes de digitar comentários pejorativos e falsos.

  3. Parabéns prof. Ricardo pelo seu posicionamento em defesa de uma educação publica e de qualidade. Infelizmente nossa sociedade não consegue entender a dimensão e as consequências dos problemas que está sendo causado por essas pessoas mal intencionada.
    Um momento de reflexão Salmo 115, tem muitas pessoas que são como os ídolos construído pelas mão dos homens.
    “Têm boca, mas não falam; olhos têm, mas não vêem.
    Têm ouvidos, mas não ouvem; narizes têm, mas não cheiram.”

    Salmos 115:5-6

  4. Era o que estava faltando, mas não falta mais. O nosso amigo Balestra começou a lecionar português através de seus comentários, aliás, bem elaborados como sempre. Caro amigo, não tome com uma afronta ao seu conhecimento linguístico e tampouco quanto a sua intelectualidade, só falta você começar a dar notas nos textos publicados no blog do taturana, por todos nós. Não tome como critica, mas apenas como uma observação. Entender é muito melhor do que corrigir, ainda mais quando fora da sala de aula.

    Um abraço e meu respeito!

  5. NOSSA,O PRESIDENTE DA ACIAP PERDEU A CHANCE DE ENTRAR MUDO E SAIR CALADO, PORQUE NÃO SE PREOCUPA EM COBRAR DAS AUTORIDADES MAIS ESPAÇO DE ESTACIONAMENTO OU UMA MELHOR FISCALIZAÇÃO, O RADAR ESPANTA SENHOR PRESIDENTE PESSOAS DA NOSSA REGIÃO, SE O NOSSO MUNICÍPIO TIVESSE MAIS INDUSTRIAS, COMERCIO, E UMA SAUDE DE PONTA TALVEZ PODERÍAMOS SER REFERENCIA E O PESSOAL DA REGIÃO NÃO IRIA PARA OUTRAS CIDADES, QUANTO EDUCAÇÃO, 80% DOS FILHOS DOS COMERCIANTES DA NOSSA CIDADE ESTUDA EM COLÉGIO PARTICULAR, TEM PESSOAS QUE NÃO SERVE DE BASE EM ALGUNS ASSUNTOS… LAMENTÁVEL.

    • O radar espanta? É isso mesmo que você quis dizer? Deve ser por isso que grandes centros urbanos como São Paulo e Rio de Janeiro… Perai! Eles tem SIM radar. Se eles espantam alguém, são pessoas com a mentalidade com a sua, de que pessoas deixarão de frequentar algum lugar graças a presença de radar… Você que perdeu de entrar quieto e sair calado da discussão…

    • Acho que quem perdeu a oportunidade de ficar calado para não falar asneiras foi você. O radar espanta da nossa região quem quer andar acima da velocidade permitida. Esse tipo de gente é bom ficar longe de Paranavaí mesmo, porque entre poupar vidas e vender mais no comércio, prefiro que se salve vidas.

  6. Viva o PT e a APP muito pouco para verdade vir a tona…
    Se a culpa é de alguem e de cima para baixo, Pt e companhia, tomara que os pais dos alunos acordem à tempo rrealmento um salário de 9000 é um bom salário, volta as aulas já, Ah os nove mil é o salário do presidente da App pvai.

  7. Há neste texto uma grande verdade: Márcio Catiste teve a coragem de tornar pública, de forma respeitosa e coerente, a opinião da maioria da população paranaense, que, por entender e respeitar os motivos dos professores, hipotecou solidariedade às suas reivindicações. Entretanto, também entende que tudo precisa ter um limite, pois ninguém tem o direito de pavimentar seus caminhos atropelando os direitos de seus semelhantes.
    Senhores professores, por mais justa que seja, a maneira como está sendo conduzida sua causa está prejudicando milhões de pessoas, que também são trabalhadoras, merecedoras, e brasileiras.
    Caso interesse: o fato de as pessoas estarem sendo educadas não significa que continuam apoiando seu movimento!
    Como acabo de ver no comentário do Velho Gagá, “É hora de união, pelo bem comum”.
    “Seu direito termina quando começa o do outro”.
    OBS: Não pertenço a nenhum movimento político ou empresarial.
    Em tempo: quanto ao “erro linguístico” apontado pelo Zé Roberto, não é assim tão grosseiro, uma vez que, o uso destas palavras, na língua coloquial é justificável, por terem grafia e pronúncia semelhantes.

  8. Mano, pergunto: e se for verdade, e parece que é, que o governo do Paraná não tem recursos para atender o que pedem os professores? E se o governo atender sob pressão este compromisso, não terá que tirar de outro lugar, da saúde, segurança e até mesmo da própria educação? Se isto acontecer, será justo com os demais cidadãos? Não sei onde vi escrito mano, que “todos são iguais perante a Lei”. Mas e os coitados, (infelizmente me refiro aos trabalhadores mais humildes que carregam, literalmente, o Brasil nas costas), que não tem força de pressão? Que direitos têm?
    Olha mano, o salário dos professores pode até não ser grande coisa, mas, se comparado com a média salarial do Paraná, é excelente.
    Chega de greve meu povo. Já deu mano!

  9. Agora os salários do Professores e Funcionários viraram a desculpa para “betices” explícitas dos tucanos enrustidos de vergonha? Já publiquei aqui meu holerite, de novato, a bem dizer, frente aos companheiros que estão sendo massacrados pelos anões morais do anonimato de sempre. Quem o quiser ver, é só procurar nos posts… Quanto à militontice antipetista acéfala pouco posso fazer, a não ser recomendar vergonha na cara para alguns. Os preocupados com os Direitos sendo pisoteados, é bom lembrar que os nossos foram pisoteados antes, e a Luta que agora se dá também é para garantir que os direitos destes filhos com os quais tanto se preocupam não sejam violentados no futuro. Quanto à comparação com o proletariado mais mal pago, minha recomendação é: sindicalizem-se e Lutem! Do céu não cai nada que não seja arrancado no esforço.

  10. Os professores do Paraná precisam tomar muito cuidado pra não ficarem com a imagem prejudicada perante a opinião pública. Existem interesses escusos neste “jogo”. Um deles é o da Marlei Fernandes. Derrotada em 2014 em sua pretensão à uma cadeira na Câmara Federal, a petista vê no “movimento” um prato cheio para “facilitar” sua próxima investida. Imaginem a importância para um político a oportunidade de posar de “boa menina” diante de uma classe de líderes, formadores de opinião, com um microfone nas mãos, diante de estádios e avenidas lotadas! Isto, sem falar da exposição que a mídia tem proporcionado gratuitamente, que custaria milhões de reais, e que, ainda assim não está à venda.
    Vale a pena conferir, na reportagem do jornalista da Veja, Reinaldo Azevedo, o que dizia em vídeo, Dona Marlei, no final do ano passado. COPIE E COLE NO NAVEGADOR
    http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/lider-radical-de-professores-do-parana-admite-que-salarios-sao-bons-e-por-que-ela-lidera-greve-e-invasoes-para-cumprir-a-tarefa-do-pt-ora-essa/

  11. Salomé, teu ataque à Marlei e com as referências que trazes já demonstra à perfeição o tipo de pensamento que te move. Nem te conheço, mas te digo: terias que viver duas vidas para chegares ao menos aos ombros da Marlei. Ela foi candidata sim, e o será de novo sim. Por que não? Só latifundiários, Empresários e Banqueiros podem ser deputados? professores não podem? A Marlei é o exemplo de que de qualquer limão se faz uma limonada, pois mesmo não sendo eleita pelos seus companheiros, isso não a amargou contra a categoria, ao contrário, disso tirou ainda mais forças para lutar mais e ainda mais pela categoria. E quem sabe, na próxima não vença? E com meu voto de novo, diga-se de passagem, pois eu sou um Professor que só vota em Professores.

  12. Que o Grande Arquiteto do Universo possa iluminar o pensamento do Venerável presidente da ACIAP. Não vai ser a discussão de um tema tão importante como a educação, que uma categoria tão desvalorizada como a dos docentes deve atender aos anseios de determinados segmentos de interesses. Este movimento tem em seus princípios os mesmos ideais da revolução francesa, mesmo que em tempos diferentes. Nas manifestações contra a corrupção na Petrobrás dias atrás em Paranavaí, setores da sociedade se apresentaram com camisas da CBF, como sendo esta uma entidade de moral e no mais, muitos dos seus manifestantes integravam cargos comissionados na esfera estadual. Os professores senhor Presidente da ACIAP estão tão ou mais preocupados com falta de aulas quanto uma entidade e toda a sociedade, o que não pode acontecer é sermos seletistas, criticarmos uma categoria e nos esqueçamos da sujeira que está embaixo do nosso nariz.

  13. OOOhhhh Paranaense… o senhor fica perdendo tempo em dar moral ao presidente de uma entidade que não sabe nem representar a sua própria classe, entao… esqueça que existe em Pvaí uma associação que se preocupa só com os outros e se esquece de seus associados, por isso e por outras iguais é que eu e muitos estamos saindo… pra deixar esse povo ver que não representam nada e ninguém!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.