Na manhã de hoje o prefeito Rogério Lorenzetti entregou ao comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar, Major Ademar Carlos Paschoal, o Diploma Fazenda Velha Brasileira. O Diploma foi criado com o objetivo de valorizar os cidadãos que se dedicaram de forma especial à cidade de Paranavaí. A honraria foi concedida ao Major Paschoal em reconhecimento aos relevantes serviços prestados na área de segurança pública, e entregue durante uma solenidade militar alusiva ao Patrono da Polícia Militar do Paraná.
“Desde que chegou a cidade, no começo de 2013, o Major Paschoal tem conquistado a confiança de nossa comunidade, graças a um trabalho sério, competente, que revela toda sua dedicação à gloriosa Polícia Militar e seu comprometimento com a segurança de nossa população. Trata-se de um policial que tem atuação firme no combate à criminalidade. O seu relacionamento com a comunidade, através das redes sociais, e com a própria imprensa, mostra claramente a sua preocupação em dar transparência às suas atividades, permitindo o controle social das suas ações, e das operações da corporação e da tropa sob seu comando. O Major Paschoal é personificação de uma sensação de segurança pelo seu entrosamento com a sociedade e pela sua dedicação à comunidade. Desta forma é de justiça que façamos este reconhecimento concedendo ao ilustre oficial da Polícia Militar do Paraná o Diploma Fazenda Velha Brasileira, um tributo a quem, com suas iniciativas e, principalmente com seus exemplos, dá valorosa contribuição à melhoria da qualidade de vida à população e uma distinção a quem se dedicar com ardor à segurança de Paranavaí”, discursou Lorenzetti.
Emocionado, o Major Paschoal agradeceu a homenagem e destacou a cooperação de todo a corporação para o seu trabalho frente à segurança pública em Paranavaí. “A Bíblia nos deixa um desafio muito grande no texto de Lucas 17 – o desafio de sermos pessoas medíocres. E esse medíocre não é um xingamento, mas da raiz de ser mediano, médio. Nós precisamos estar acima da média, do normal. Se fizermos tão somente aquilo que temos que fazer, não seremos bons homens. Por isso, precisamos sonhar, ser raros, fazer a diferença nessa sociedade. É dos sonhos que vêm as realizações. Temos muita responsabilidade com a sociedade de Paranavaí, em sonhar com uma comunidade melhor, mais segura, com qualidade de vida para as pessoas. E pra isso nós precisamos ser raros, empenhados, dedicados como é o nosso prefeito Rogério, que trabalha dia a dia buscando melhorias para a nossa cidade. Hoje temos aqui a nossa Guarda Municipal, sendo treinada. Era apenas um sonho até pouco tempo atrás. Eu quero compartilhar e agradecer a toda a tropa, todos estes policiais valorosos, que saem todos os dias de casa, deixam suas famílias e servem nossa população com tanta dedicação, que trabalham conosco, ajudando a fazer uma sociedade melhor”, frisou o Major.
A solenidade alusiva ao Patrono da PM do Paraná e de entrega do Diploma Fazenda Velha Brasileira contou ainda com condecoração de 11 policiais com medalhas de prata e bronze, em reconhecimento à sua dedicação e tempo de serviço na corporação, além de desfile militar das tropas formadas por PMs da Rotam, setor administrativo e operacional do 8º Batalhão. A cerimônia foi acompanhada por lideranças e autoridades de vários setores de Paranavaí.
Homenagem acertadíssima essa do prefeito. Rogério está de parabéns pela justíssima atitude!
Particularmente me alegra muito ver um conterrâneo nosso homenageando outro conterrâneo. Um excelente sinal de que desse chão de arenito surucuano também tem brotado e ainda irá brotar muita gente boa que veio e virá para mudar e melhorar este mundo que recebemos de nossos pais, e que todos, cada um ao seu jeito, estamos lutando para reduzir-lhe as imperfeições da caminhada.
Não apenas por seu currículo profissional, que é riquíssimo, eu sei, mas de minha parte digo com segurança e sinceridade que o hoje Major Paschoal é pessoa da melhor qualidade, de pulso firme, porém quando precisa o faz sob natureza mansa, qualidade rara, sobretudo em se tratando de pessoa que lida com a segurança pública e muitas vezes com o lado mais triste do ser humano, sua miséria. É preciso nascer pronto para isso. Escola não faz homens assim.
E isto quem aqui diz é alguém que já teve um filho sob o comando do então tenente Ademar Carlos Paschoal aqui em Maringá. Ao tempo em que ele esteve à frente do serviço da PM de segurança no trânsito de Maringá, meu filho Keith – hoje também advogado – fora seu subordinado com muita honra, e de quem só ouvi elogios ao então chefe.
Para mim a palavra de meu filho bastaria, sobretudo quando me recordo do que diria nessa ocasião minha saudosa mãe Elvira, “Quem meus filhos beija, minha boca adoça.”
Todavia, os exemplos de humanidade, humildade, educação e de bons serviços que tenho visto também aí em meu torrão natal, em trabalhos do Major PASCHOAL e sua equipe de comandados no 8º BPM-PR da cidade, são os melhores testemunhos de que Paranavaí enfim, administrada por mãos de seus próprios filhos da terra, tem tudo para destacar-se no cenário nacional como cidade pujante e segura de verdade!
Portanto, MAJOR PASCHOAL, fica aqui meu abraço sincero a você, meu conterrâneo, pela honraria local justamente recebida. Continuamos contando com você e sua brilhante equipe de comandados no 8º BPM-PR. Saúde e sucesso a você e a eles todos!