Sucessão: o perfil do próximo prefeito

Publicado em 03 de maio de 2015

Seja homem ou mulher, anseio que o próximo prefeito de Paranavaí tenha a humildade suficiente de saber estar recebendo um município com a ‘casa arrumada’, sem a necessidade de decretar-se a “moratória de posse”, e provavelmente com a REFORMA FISCAL já em fase de aplicação rápida.
Ainda como candidato, o próximo eleito ou eleita assistirá às mudanças que haverão de ocorrer nas esferas federal e estadual, mas assumirá com um país trilhando novos rumos, um Estado adequando-se à sua realidade e o município COM SUAS CONTAS EM ORDEM. Sob esse panorama é que o novo prefeito ou prefeita poderá alavancar novas metas e aprimorar as atuais, tão combatidas, porém prósperas e de aplicação facilitada pela simplicidade da boa governança.
Que o próximo prefeito ou prefeita seja maquiavélico o bastante para não ter todas as virtudes de um Príncipe, mas que nos faça crer, POR ATITUDES, que as tem. Que possua ao menos um bom tanto de conhecimento da Justiça Salomônica para conseguir fazer JUSTIÇA SOCIAL.
Que tenha pleno conhecimento de que o mando político na cidade pertence AO ELEITOR que o elege, e que também tem a força e o poder de “deseleger” ou condenar o futuro político de raposas velhas das causas próprias, ordinariamente visitadoras de galinheiros alheios.
Respeitando o grande avanço dado nos índices precisos de IDH e do PIB do município, que o próximo prefeito os faça crescer com responsabilidade e respeito, especialmente pensando nas próximas gerações.
Que tenha em seu futuro governo o objetivo maior de fazer da EDUCAÇÃO instrumento INCLUSIVO e forte para todo a população, sem distinção de posses. Que as infraestruturas das creches funcionem efetivamente em seus horários próprios, que é para AMPARAR OS CIDADÃOS E CIDADÃS QUE GOZAM DE PLENA CAPACIDADE LABORATIVA, e que alavancam a geração de emprego e renda do município para a construção de outras.
Que o novo prefeito ou prefeita possa aprimorar ainda mais aquilo que de melhor lhe deixa a atual Administração, no sentido de crescermos com sólida capacidade estrutural para tanto.
Desde que consiga o atual governo federal sair de cena com um mínimo de decência, tornando o atual estelionato eleitoral coisa do passado, a NOVA REPÚBLICA terá forças para ser mais justa com o povo na aplicação dos seus abundantes recursos, e que o retorno dessa “esmola de 4,5%” dos impostos pagos pelos contribuintes sirva de escola para todos nós, porquanto os futuros candidatos costumam NÃO NOS CONTAREM QUEM OS APOIAM E POR QUAIS RAZÕES O FAZEM.
Se o Pacto Federativo voltar a ser respeitado, sem “conversinhas de quadrilheiros”; se não for tão atacada a inteligência da população, que além dos cansativos e sucessivos escândalos, nos dias atuais assiste a deboches do tipo “NOSSO GOVERNO É A PÁTRIA EDUCADORA” (só se foi recém criada a Universidade PCC), ou, “ENTRE NO SITE PRÓ-NÃO-SEI-O-QUE-LÁ E RENOVE OU FAÇA SUA INSCRIÇÃO NA UNIVERSIDADE”.
E aí quando o interessado entra no dito site, vê que desde 2014 tudo continua num eterno ‘OF’ ‘OFF’ ‘OFFíssimo’ e inoperante, fazendo de nossos futuros Doutores e Doutoras patetas da vaidade de uma eleita apenas para teimar que ela não é Presidente,” É PRESIDENTA!”, fatuidades próprias de ditadores que já colocamos para correr. Sob essas condições sim é que Paranavaí poderá prosperar como MUNICÍPIO INOVADOR, usufruindo da exploração de suas plurais vocações produtivas.
Por fim, se nenhuma acusação grave pesou até agora contra a atual Administração, esta constatação me é o bastante para convencer-me de que a herança político-administrativa a ser deixada, assentada sobre suas duas gestões afinadas entre si, não dará lado para que eventual inoperância do porvindouro ocupante da cadeira de Chefe do Executivo no Palácio do Ivaí, quando cobrado pelo povo por novos benefícios comuns, se socorra do velho e frágil argumento de que encontrara a casa desarrumada para justificar-se, o que desde já sabemos não será verdade!
por Velho Gagá

Alda

6 comentários sobre “Sucessão: o perfil do próximo prefeito

  1. Casa arrumada? Vai ter que auditar a prefeitura para ver o endividamento do pac. Ha informaçoes de que o financiamento passa de 60 milhoes. Nenhum vereador levantou os juros e a forma de pagamento.

    • Se você conhecesse minimamente administração pública saberia que nenhum financiamento de obras é concedido sem uma auditoria antecipada, ou seja, se o município o o Estado tem condições de pagar sem prejudicar outros setores. Em resumo, falou besteira!!!!!!

      • Bingo Felipe! O Renato deve trabalhar na prefeitura. Ele so nao informou o juro e as parcelas. Nessa cartola tem coelho. Ninguem ta discutindo a capacidade de endividamento. O que se ta perguntando de quanto foi o endividamento que o proximo prefeito vai assumir. Ou o pac e de graca?

        • 1) Não trabalho na Prefeitura, mas sei que todos os financiamentos devem ser aprovados pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) que avalia as condições de pagamento;
          2) Não conheço juros e quantidade de parcelas. Sei que tem um bom prazo de carência e os juros são menores de mercado;
          3) Hoje no Brasil, com a concentração de recursos no governo federal, prefeitos e governadores só conseguem fazer obras através de financiamento. O Projeto Cura, feito na gestão de Pinto Dias, foi parcelado em 30 anos; Rubens Felippe, José Augusto Felippe, Teruo Kato, Deusdete Ferreira de Cerqueira e Maurício Yamakawa também contraíram empréstimos. Infelizmente é assim que funciona: todos os prefeitos têm que recorrer a empréstimos se quiser fazer alguma coisa. Como dizia um prefeito lá pelos anos 80/90: o prefeito passa os primeiros anos pagando as contas de seu antecessor e depois passa a fazer contas para seu sucessor;
          4) Não estou em defesa do RL. Mas só esclarecendo, como fiz no meu primeiro comentário. Se não agradei, me desculpe. A intenção era só esclarecer. Gosto quando alguém me esclarece algo que não tenho conhecimento e por isso esclareci sobre o assunto. Me desculpem se desagradei alguns.

  2. mas…. o RL só fez obras com financiamentos… to com dó do proximo alcaide, vai se ferrar… só pagar contas!!!

  3. fala serio deixa de ser puxa-saco, a cidade ta uma m… e vc vem falar isso. Voçe mora na lua? ou ta mamando no prefeito?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.