Mais de 200 feridos. Esta é o saldo do confronto (que depois virou massacre) entre a Polícia Militar e os grevistas que estavam desde a segunda-feira no Centro Cívico tentando evitar que os deputados aprovassem o projeto de lei que faz modificações na previdência dos servidores estaduais. O clima estava tenso no Comecon da tarde. Por volta das 14h30, um grupo de manifestante tentou invadir a Assembleia Legislativa. A PM disparou as primeiras bombas de gás lacrimogêneo. Os manifestantes recuaram. Mas aí começou o massacre. A tropa de choque avançou e, além de bombas de gás, passou a usar o cassetete, jatos de água, s spray de pimenta. Foi um verdadeiro massacre.
A OAB já se posicionou contra o excesso de força utilizada pelos PMs e pediu que o Ministério Público investigue os acontecimentos. A APP Sindicato já anunciou que vai processar criminalmente o governador Beto Richa, o secretário de Segurança Pública, Fernando Franscisquini, e o presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano.
Veja aqui a cobertura do UOL Notícia/Folha de São Paulo.
E aqui a cobertura da Gazeta do Povo.
Policiais que se negaram, a participação da ação foram presos.
No Palácio do Iguaçu, enquanto a PM avançava funcionários comemoravam. Assista o vídeo aqui.
Os lenços no rosto usado pelos professores para se proteger do gás lacrimogêneo e dos sprays de pimenta viraram máscara dos black blocs na visão do governador Beto Richa. Essa sua postura mostra o quanto está despreparado para governador. Os fatos de hoje derrubaram a máscara de bom moço que ele tentou vender a vida toda.
É muito vergonhoso ver que meu voto, ajudou duas vezes a eleger um desiquilibrado, que acredita que está nos arredores de Berlim, em Wannsee, em pleno inverno (20 de janeiro de 1942) FANTASIADO DE Heinrich Himmler (que, em vdd nem apareceu lá, mandando o SS Reinhard Heydrich), designando a “SOLUÇÃO FINAL”
O PAU COMEU ENFRENTE E NA CASA DE NOCA, DANTES A NOSSA. ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA.
Exposto ao Brasil inteiro e ao mundo, o confronto entre professores, a policia militar e a intransigência do governo do estado que poderia esperar mais quinze dias por um estudo solicitado por ele mesmo sobre qual real impacto do pacotaço aprovado goela abaixo no Paraná Previdência.
Governo e situacionistas compraram uma briga cujo prazo, vencimento e principalmente a liquidação da divida politica, incluindo novos mandatos, serão difíceis de esquecer. A classe do professorado tem força, pelas cabeças pensantes (não são zés arruelas, são formadores de opinião e pior… na base da pirâmide da opinião popular), constituem e impõe respeito pelos milhares de membros e aí vem o medo de qualquer politico; a ligação direta com pais e alunos, e a credibilidade e a influência de detém perante os mesmos.
Vai ser complicada a vida política de alguns deputados, secretários e do governador. Doravante visitar escolas, inaugurações de creches, nem os prefeitos aliados terá vontade de convidar ou estar ao lado. Melhor esquecer! Eles certamente esquecerão, mas… Quem apanha nunca esquece! O mostrado, filmado e fotografado, ficará cravado nos anais das manchas vergonhosas que o Paraná não precisa ter. O prefeito Gustavo Fruet, saiu com créditos e bala na agulha para qualquer pleito doravante. Acolheu e tratou os feridos de corpo e d’alma na prefeitura de Curitiba. E o governador terá um caminho de peregrinação ao purgatório extenso, e entre sonhar com o fenômeno Álvaro Dias que dantes, jogou os beiçudos da PM contra membros da mesma classe surrada e humilhada dos professores e obter os mesmos louros políticos futuros que o mesmo obteve e obtém na câmara alta (senado) é o mesmo que jogar seis números na Mega Sena, não pagar e sair gastando por conta.
A quem não quiser esquecer o episodio, O fato e as fotos são irreversíveis!
O senador Roberto Requião recortando fotos e manchetes da mídia e das redes sociais, provavelmente passou a noite fazendo um álbum de figurinhas. No fritar dos ovos; “Lamentável sob todos os aspectos”.
O Paraná além de estar precisando ser passado a limpo, antes precisa lavar suas escadarias do bom fim ou o do “Não terá fim”?
Sergio Jose – Old Rubens.