Prefeito destaca avanços na saúde

Publicado em 29 de abril de 2015

O prefeito Rogério Lorenzetti realizou, nas últimas semanas, uma série de visitas a obras que estão em andamento na área da saúde, entre elas a construção da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Monte Cristo. Acompanhado do secretário de Saúde, Agamenon Arruda de Souza, e de técnicos da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Lorenzetti vistoriou o local e destacou outros avanços na área durante o seu governo.
Localizada ao lado do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Antônia Ayres de Oliveira, que será inaugurado nesta segunda-feira (4), a nova UBS contará com 440 m² distribuídos entre consultórios, salas de curativo, de esterilização, de vacina, almoxarifado, salas administrativas, recepção, sanitários, etc.
A obra está sendo executada pela empresa LB Fernandes Construções e contará com um investimento de aproximadamente R$ 650 mil através de recursos do Programa de Requalificação de UBS – PAC 2. A previsão é que o prédio seja concluído no segundo semestre deste ano.
Esta é uma das 13 UBS que estão em construção – ou já foram entregues – durante a administração do prefeito Rogério Lorenzetti. Entre 2009 e 2012, foram inauguradas duas unidades, sendo uma na Vila Operária (primeira parte da UBS Dr. Celso Konda) e uma no Jardim Morumbi. Com isso, o antigo posto do bairro foi reformado e passou a atender exclusivamente a população rural a partir de 2014.
No início de 2013, também na Vila Operária, foi inaugurada a USF (Unidade Saúde da Família) Dr. Eloi Tramontin, unidade de referência para gestantes de alto risco.
No ano passado, mais duas unidades foram entregues, uma no distrito de Graciosa e outra na Vila Operária, que corresponde à segunda parte da Unidade Básica de Saúde Dr. Celso Konda.
Outras oito Unidades Básicas de Saúde foram conquistadas junto ao Governo Federal, graças a um projeto que teve início em 2010. Destas, uma está em início de construção no Jardim Monte Cristo, outra no Jardim Ouro Branco (ao lado da supercreche), duas em estágio avançado na Zona Leste e no Jardim Maringá, e mais quatro já estão licitadas ou com a ordem de serviço assinada para os jardins São Jorge, Coloninha, Centro e Panorama.
Todos esses investimentos foram necessários para adequar o atendimento ao fato do município ter ampliado, em 2014, as equipes de Estratégia Saúde da Família. Hoje, 100% da população da cidade conta com este tipo de cobertura. Sendo assim, o município, que em 2010 tinha 12 unidades básicas, está contando atualmente com 18 UBSs.
Somam-se a essa lista de investimentos realizados na infraestrutura da saúde, outras diversas obras de reforma – como a das UBSs do Jardim Ipê, Sumaré, Zona Leste, Jardim Maringá e São Jorge – e a abertura de uma nova unidade no Jardim Ipê, para cumprir com a cobertura do Estratégia Saúde da Família.
“Também realizamos a mudança do NIS Central, que teve os seus serviços divididos em três diferentes prédios, mais amplos e com melhor condição de atendimento, a construção de uma Academia da Saúde no Jardim Maringá, que visa a promoção da saúde da população através da prática de exercícios físicos, e a construção da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), com entrega prevista para o segundo semestre”, acrescentou Lorenzetti.
“São obras de extrema importância para garantir um atendimento de qualidade em estruturas adequadas, que atendam as necessidades de pacientes e profissionais. Além disso, quando as novas unidades forem inauguradas e as antigas forem desocupadas, a intenção da Secretaria Municipal de Saúde é que elas sejam destinadas a outros equipamentos de saúde, reduzindo, desta forma, as despesas que o município tem com aluguel de imóveis particulares”, salientou o prefeito.
Para dar funcionamento a todas essas estruturas, o município admitiu, entre janeiro de 2014 até agora, cerca de 100 novos servidores na Secretaria de Saúde. São médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde que garantem o atendimento de milhares de pacientes na atenção básica. O município também já está trabalhando na ampliação de cargos que irá permitir a realização de um novo concurso no segundo semestre, viabilizando a contratação de profissionais que irão atuar na Unidade de Pronto Atendimento.

Alda - 391x69

5 comentários sobre “Prefeito destaca avanços na saúde

  1. como pode avançar uma saude numa cidade que nem o PA tem licença para funcionar. que nivel de secretario é esse da nossa saúde, não engano o povo prefeito…

  2. Só faz construçao… dinheiro do PAC… AÇOES DO ZECA DIRCEU!!!mas… depois… tudo vazio de acóes… nunca atende o povo como deveria… só um grande vazio!!!

  3. O joguinho do Waldur,e de tantos outros, feito pelas razões que só ele sabe e só a ele cabe, que por certo não são tão altruístas, só dá certo por causa de uns manés que não tem luz própria e embarcam em qualquer onda, basta que seja do contra. É da turma que torce pelo touro.
    Vá em frente prefeito. “Enquanto os cães ladram a caravana passa”.

  4. Esperar o que da saúde em nossa cidade se o secretário é um despachante? RL. por favor acorda pois ainda há tempo de ser feito alguma coisa em tratando-se de saúde porque o resto não tem mais jeito. Já nós acostumamos com os buracos, ruas sem nomes, praças deterioradas, ruas sem iluminações ex: (Vereador José Leite) centro da cidade imunda e sem calçadas digna do povo andarem com segurança.

    • Vou repetir o comentário que fiz no dia 26.
      Ao Cezar:
      Sou funcionário da prefeitura a mais de 20 anos. Sou concursado. Mas o que vou escrever não tem nada haver com minha função.
      Acompanho seus comentários neste blog e no blog do Joaquim e me desculpe a franqueza, voce se comporta com um velho rabujento que só sabe reclamar. Voce diz que mora na vila a 50 anos. Tenho minhas duvidas se voce mora na vila mesmo. Se voce mora é daqueles que é o pior cego, que é o que não quer ver.
      A vila nunca recebeu tantos investimentos como nos últimos anos. Quanto foi feito de asfalto aí? ganhou um postão de saúde, ganhou o centro da juventude, ganhou dois conjuntos de casas populares, ganhou a clínica da mulher, tem escolas, est~çao construindo uma creche, tem o caic, tem o tiro de guerra, tem o detran, tem o bosque que precisa ser melhorado, mas tem, tem igrejas, tem iluminação rebaixada, tem dois asilos, tem um comércio que está se desenvolvendo, tem o cecap que era um hospital abandonado, mas o Cezar não consegue enxergar isso. Fica olhando para o buracão que não foi resolvido, olhando o bosque que precisa melhorar, mas ele não vai lá para descobrir quem abre buracos na cerca e também não vai no buracão anotar as placas de quem joga lixo e denunciar para a polícia. Será que você participa de alguma associação da vila, como o cecap, os asilos, a associação de moradores ou só reclama. É assim que voce pratica a cidadania, só reclamando.
      Acho que voce Cezar vai no posto de saúde, é bem atendido e fala mal. E vem aqui perguntar o que o secretário entende de saúde. E eu te pergunto: o que voce entende de saúde para ficar criticando. No postão tem médico? Acho que o Cezar não sabe responder porque ele não mora na vila.
      Com o asfalto que chegou aí no bairro a casa onde voce mora valorizou ou ficou no mesmo valor só aumentou a inflação.
      Voce reclama Cezar dos aumentos de salários, costuma dizer que os braçais recebem pouco. Voce acha certo um pessoa que estudou ganhar a mesma coisa de quem não estudou. Eu estudei a noite e trabalhava durante o dia. Fiz até faculdade à distância. E agora um serviços gerais tem que ganhar o mesmo que eu?
      E não venha com a desculpa que eles não tiveram a oportunidade de estudar. Ia esquecendo, aí na vila tem o Cebeja, a escola para jovens e adultos. Hoje não estuda quem não quer.
      Na sua opinião Cezar, o prefeito, os secretários e os vereadores são todos incompetentes. Eles são incompetentes e se tornaram prefeito, vereadores e secretários. E voce, que é competente, chegou onde?
      Sabe Cezar, vou a vila pelo menos umas três vezes por semana e estava até pensando em mudar para o bairro. Mas acho que é melhor ficar onde estou. Vai que dou azar e viro seu vizinho! E acho que voce é daquelas pessoas que jogam lixo na rua e depois reclama que bueiro está entupido, se é que voce mora mesmo na vila.
      Não acho que esta é uma boa gestão para os funcionários, mas é uma das melhores para a cidade. Hoje tenho orgulho de trabalhar numa prefeitura que está construindo muitas obras pela cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.