Circulam rumores pela cidade de que chegou à Câmara Municipal de Paranavaí a análise das contas do município referente a 2008, último ano da gestão do então prefeito Maurício Yamakawa (PP). E o parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE) é pela reprovação das mesmas. Cabe ao Legislativo local votar o parecer, acatando-o ou rejeitando o parecer.
Os mesmos rumores dão conta de que o parecer do TCE deixou pelo menos dois vereadores com a pulga atrás da orelha: Antonio Alves (PP) e Roberto Picorelli (PSL), o Pó Royal. Alves é presidente do PP de Paranavaí, portanto correligionário de Yamakawa. Picorelli, embora em outro partido, também tem sido aliado do ex-prefeito nas últimas eleições.
Também estariam em situação delicada, embora com menor preocupação, os vereadores do PT, Josival Moreira e Leonildo Martins. Nas últimas eleições, o candidato do PT à Prefeitura de Paranavaí, César Alexandre, teve como vice, Toshie Yamakawa, do PP e esposa do ex-prefeito.
Dois terços dos votos dos vereadores, derruba o parecer do Tribunal de Contas independentemente da reprovação da contas ou não pelo órgão fiscalizador. Alves e Pó Royal, tem de correr através dos demais para não descontentar o Yamakawa! Será que consegue?