Recebemos, através do advogado Ary Bracarense Costa Júnior, artigo do delegado-chefe da 8ª Subdivisão Policial de Paranavaí,Luiz Carlos Mânica, em que o policial faz um balanço das atividades de 2014 e fala de metas para 2015. No artigo, o delegadodestaca as mudanças, melhorias e mudanças de comportamento que resultaram em mais segurança à população.
Leia abaixo o artigo na íntegra.
2014 – UM ANO DE MUDANÇAS, MELHORIAS E DE RESULTADOS NA POLICIA CIVIL
A Polícia Civil de Paranavaí teve uma série de investimentos aliado a um trabalho de gestão de pessoas voltado a uma realidade profissional. Uma série de programas foram implantados como reuniões semanais, cursos de capacitação e técnicas motivacionais. Um trabalho voltado a conscientização policial, sua valorização e a importância do trabalho diário voltado ao cumprimento de metas, teve inicio em Janeiro de 2014 com mudanças de forma gradativa praticamente em todos setores.
Trazendo experiência de outras Unidades de porte pequena, media e grande, onde exerci em algumas função de Chefe de Subdivisão, durante o ano praticamos ações de Gestão de ambientes e pessoas. Implantamos ritmo de liderança e motivação na equipe a incluir na melhoria da própria Unidade Sede da 8ª SDP que recebeu nova cara. Houve investimentos no prédio, em equipamentos (todos computadores foram trocados por mais modernos) , reformas de moveis, placas de identificação, pinturas etc. “O trabalho foi voltado a melhoria de todos os setores. O ambiente de trabalho e atendimento as vítimas sugere dedicação do servidor para o desempenho da Polícia como um todo e o desempenho da Polícia precisa estar aliado a confiança da comunidade e isso ocorre também quando a vitima é bem recebida/atendida no Orgão Policial”.
Quem passa pela Av. Heitor Furtado percebe um prédio bem caracterizado da Polícia Civil. Aspectos da Subdivisão foram humanizados para receber as pessoas que procuram atendimento. Salas de registros foram ampliadas para três, agilizando atendimentos e colocando as vítimas em situação de privacidade. Televisão, bebedouros de água e bancos adequados foram reposicionados oferecendo conforto enquanto aguardam para registros de Boletins. A Delegacia da Mulher teve entrada privativa, com nova entrada modificada com substituição em portas vidro blindex, reestruturação interna com placa de identificação visível. Igualmente teve investimentos buscando o bem estar e mínimo de privacidade para vítimas criando ambiente separado para que vítima e agressor não permaneçam no mesmo espaço. “O atendimento teve reforço com a redistribuição de servidores aptos a um atendimento diferenciado”. Hoje conta com três escrivães e uma investigadora para atendimento imediato.
O setor Operacional foi recomposto e todos os policiais participaram de cursos de capacitação e aperfeiçoamento ministrado por policiais de Curitiba, garantindo resultados surpreendentes com diversas operações e prisões.
2014 Também foi realizado trabalho na prevenção. Foi realizado 21 palestras sobre uso indevido das Redes Sociais para alunos, pais , professores, Igrejas e congressos em faculdades, trabalho que terá continuidade em 2015. Todo o trabalho realizado na gestão de pessoas, ambientes e a demonstração da importância do trabalho diário da Polícia especialmente no atendimento a vitimas e solução de crimes são fatores que o Delegado acredita trazer melhor desempenho e resultado de produtividade alcançado pela sua equipe durante o ano.
Insta salientar que estas mudanças só foram possíveis com o apoio incondicional dos Srs Dr. Gustavo Bianchi ( Delegado Adjunto) e Dr. Carlos Henrique Rossato Gomes (Delegado Operacional) que comungaram a ideia trazida para o desempenho, melhorias e mudanças necessárias.“Temos em Paranavaí uma equipe de policiais comprometidos e com muito valor profissional.”
A direção da Polícia Civil e o Comando da Polícia Militar trabalham em sintonia. Há uma integração entre a Polícia Civil e Militar que trabalham juntas, com ferramentas de comunicação e ações policiais unindo esforços no combate ao crime. Para 2015 o trabalho continuará.
Apesar dos avanços, há muita coisa a se fazer e melhorar. É um trabalho gradativo, mudanças necessárias com muitos projetos a cumprir . Estas melhorias no trabalho policial revertem em favor da população, pois motiva o policial estimulando na ação de agir que somativa resultados, agrega motivação na investigação e na função primordial da Polícia Civil que é a de investigar e levar autores de crimes a prisão, cumprindo o mister de sempre “servir e proteger”.
Este trabalho e orientações são repassadas para Delegados das cidades pertencente a 8ª SDP que dentro do possível tem desempenhado avanços idênticos.
Luiz Carlos Mânica
Delegado de Polícia Civil há 20 anos, 2ª Classe. Formado em Direito pela Universidade Estadual de Maringá 1994. Pós graduado com Especialização em Direito Penal e Processo Penal pela UNIPAR. Pós Graduado com capacitação em Especialização em Gestão da Segurança Publica e Gerenciamento Policial – ESPC/PR (Escola Superior de Polícia Civil).
Diplomado em 21 Cursos na Área Policial pelo SENASP (Secretaria Nacional de Segurança Publica).