Eleições deixaram um saldo atípico para a Região

Publicado em 30 de janeiro de 2015

Do Jornal Panorama – em circulação

A eleição de Tião Medeiros para a AL implica mudanças, entre elas, o resgate de um mando político conturbado pela briga do Pó Royal por espaço e pela ingerência de Luciano Ducci, amigo pessoal do Governador.
Luiz Accorsi, que nos últimos oito anos dividiu a liderança regional com Teruo Kato, não se reelegeu. Com isso, muitas cidades terão que se adaptar a novas realidades.
Na área federal, apesar de sua dedicação pela Cidade, Zeca Dirceu foi prejudicado pela tentativa de Teruo à uma vaga na Câmara Federal.
Pra completar, Mohamad Smailli, que em sua primeira gestão não teve uma relação harmoniosa com o Executivo, conseguiu reeleger-se presidente da Câmara para mais um mandato.

Veja a matéria completa

As eleições 2014 deixaram um saldo atípico para Paranavaí e Região.
A eleição de Sebastião Medeiros, do PTB, para a Assembleia Legislativa implica algumas mudanças no quadro político regional, de modo especial em Paranavaí. Uma das mais importantes, do ponto de vista da representatividade, foi o resgate do mando político, perdido em 2010, quando, mesmo tendo sido o mais votado no Município, com 45.178 votos, Teruo Kato perdeu o mando político para Luiz Accorsi, por ser do partido do governador Beto Richa, com mirrados 1.345 votos em Paranavaí.
Há que se registrar outra grande mudança. Com a derrota de Luiz Accorsi, deputado estadual por cinco mandatos, muitas cidades do Extremo Noroeste terão que se adaptar com a nova realidade. Nos últimos oito anos Accorsi e Teruo dividiram a liderança da maioria dos municípios da Região.
Ainda sobre a questão do mando existem outros dois fatores incomuns: a) Roberto Picorelli, que, por ter tido uma votação maior do que a de Medeiros em Paranavaí, apesar de não ter sido eleito, tem pressionado o Governo em busca de espaço para seu grupo. b) Luciano Ducci, que apesar de ter tido apenas 2036 votos em Paranavaí tem forte influência no governo do Estado em razão do relacionamento pessoal com Beto Richa.
Neste cenário, embora debutante na política, Tião Medeiros tem se mostrado habilidoso, optando sempre pelo diálogo. Alguém diria, focado na regra número 06 do best seller “Doze regras simples para se tornar um político bem sucedido”, do consultor político alemão, Rainer Erkens: “Não tente agradar a todos. Transforme seus opositores nos seus maiores aliados, pois ninguém pode dar a você mais credibilidade do que o seu oponente”.
Outro fato, não menos importante, está relacionado à representatividade na área federal. Apesar de não ter um deputado “da terra”, nos últimos anos, segundo o prefeito Rogério Lorenzetti, o Município vem sendo muito bem atendido pelo deputado Zeca Dirceu, que, em razão de sua dedicação, alimentava a expectativa de uma expressiva votação na Cidade. No apagar das luzes, Teruo, que até então era candidato à reeleição, decidiu tentar uma vaga na Câmara Federal. Não teve sucesso, mas seus 24.870 votos em Paranavaí comprometeram os planos de Zeca, que, apesar do esforço deLorenzetti, acabou recebendo apenas 3.326.
Para completar o quadro, o vereador Mohamad Smaili, que durante seus dois primeiros anos de gestão como presidente da Câmara de Paranavaí não teve o que se poderia chamar de relação harmoniosa com o Executivo, conseguiu aprovar o projeto que permite a reeleição dos membros da Mesa Diretora e reeleger-se para mais um mandato.
Para tentar entender este novo momento político, e vislumbrar um pouco melhor o que poderá acontecer daqui em diante, entrevistamos Sebastião Medeiros, Zeca Dirceu, Rogério Lorenzetti, Teruo Kato e Mohamad Smaili.

Rogério
JP – Qual a expectativa de trabalhar com Sebastião Medeiros na Assembleia Legislativa?
Temos um bom relacionamento com o deputado estadual Sebastião Medeiros, que é de família tradicional da Cidade, e com a qual sempre tive amizade. Boto muita fé no rapaz. Acredito no bom trabalho do Tião. Político jovem com qualidades e conhecimento suficientes para ser um excelente representante do Noroeste. Tem trânsito junto aos poderes constituídos e vai querer seguir adiante na carreira. Para isto terá que demonstrar bons resultados, e ele sabe disto.

JP – O deputado Zeca Dirceu continuará sendo o representante da Administração Municipal de Paranavaí em Brasília?
Rogério – O deputado federal Zeca Dirceu já se dispôs a continuar sendo nosso representante junto ao governo federal.  Sua ajuda foi e continuará sendo fundamental para que mantenhamos o ritmo de obras públicas conveniadas na Cidade.
É um político eficiente que conhece muito bem os trâmites burocráticos e tem um bom trânsito em Brasília. A ele se somarão outros deputados eleitos que tiveram expressivas votações na Cidade e Região.

JP – Qual a sua expectativa em relação ao segundo mandato da presidente Dilma e do governador Beto Richa?
Rogério – O segundo mandato da presidente e do governador serão mais complexos que o primeiro. Muitos desafios pela frente. Desejo que eles tenham os mesmos resultados que eu estou tendo, mas precisarão de uma boa equipe e muito trabalho para encerrar bem os mandatos e fazer sucessores.

JP – O que dizer sobre o Teruo
Rogério – O Teruo, embora tenha tido reveses, é um ator importante do cenário político local. Se quiser poderá ser um forte candidato a prefeito ou voltar a tentar o legislativo.

JP – Como espera que seja o relacionamento com a Câmara Municipal, já que nestes dois primeiros anos não foi das melhores?
Rogério – Precisamos melhorar o desempenho junto a CM, isto em benefício da Cidade e da população. O futuro depende de medidas, principalmente de austeridade e boa governança que terão de ser tomadas em conjunto com a maioria da Câmara. Algumas poderão ser antipáticas mas serão fundamentais para continuar o desenvolvimento.
Confio no discernimento da maioria para ter o apoio necessário.

JP – Ainda pode haver novidades em relação à reforma administrativa?
Rogério – A reforma não terminou ainda e será complementada com projeto de lei que vai implementar de forma definitiva as mudanças que ajustam o Município para a turbulência que se aproxima. O momento é muito diferente e exige cautela e bom planejamento, mas temos como continuar vencendo os desafios.

JP – Uma leitura de seu futuro:
Rogério – Daqui para frente é seguir adiante e continuar buscando apoio político e recursos para terminar bem a gestão. O futuro a Deus pertence e sei que a população vai reconhecer o trabalho importante feito e que trouxe tantos resultados. Continuar na política e buscar novos mandatos será uma opção que dependerá da população, da família e dos companheiros.

Tião Medeiros
JP – O que a Região pode esperar de sua ação junto ao Governo do Estado?
Tião Medeiros – A região certamente terá um deputado atuante e acessível às demandas coletivas. Digo isso pois serei um advogado em defesa dos bons projetos em favor de avanços para o Noroeste.

JP – Como os chefes de núcleos podem ajudar o deputado na sua atuação?
Tião Medeiros – Obviamente a atuação do deputado depende da sua boa relação com Poder Executivo. Um dos grandes desafios do Deputado certamente será levar a conhecimento do governo as demandas regionais, e mais do que isso, convencê-lo da necessidade da execução daquela demanda.

JP – Qual a importância das chefias de núcleos?
Tião Medeiros – Os programas regulares do Governo têm sua execução decentralizada através dos núcleos regionais, para facilitar o acesso pelos municípios do interior. Daí a grande importância de que as chefias conheçam as realidades da Região.
As chefias de núcleos exercem papel importante. Por isso as indicações políticas para essas chefias são tão disputadas. Às vezes é preciso fazer composições para contemplar todos os partidos ou lideranças que exercem papel relevante, como nos casos da Agricultura e Saúde, que assim fiz objetivando sempre o alcance do melhor resultado prático para a Região.

JP – Por que as mudanças?
Tião Medeiros – As mudanças fazem parte do processo, são naturais, e ocorrerão somente por acreditar que novos nomes, novas pessoas podem imprimir novos resultados, ainda melhores. É o que esperamos.

JP – O deputado Teruo tinha a educação em tempo integral como sua prioridade. Qual será a sua prioridade?
Tião Medeiros – Sem dúvida terei a educação como bandeira, pois certamente não há outro mecanismo de transformação de uma sociedade senão pela educação, a exemplo dos tigres asiáticos, do Japão ou Alemanha que se reconstruíram no pós guerra investindo fortemente na educação.

Mohamad
JP – Como será seu segundo mandato como presidente da Câmara? Os comentários é que no primeiro mandato você foi muito contemporizador já pensando na reeleição, a ponto de, em alguns momentos, afirmarem que outros vereadores é que mandavam na Câmara. E agora, muda alguma coisa?
Mohamad – O atual mandato na presidência que compreenderá biênio 2015/2016, será pautado nos mesmos princípios aplicados na gestão anterior, ou seja, com atitudes sempre voltadas à transparência, legalidade e moralidade dos atos do Legislativo. Igualmente manteremos nossa postura de sermos acessíveis e estarmos com as portas abertas para ouvir e na medida do possível atender as reivindicações, solicitações e sugestões dos demais vereadores desta Casa de Leis, já que sempre se priorizou em nossa gestão o diálogo, evitando assim que as decisões fossem tomadas somente pelo presidente, pois afinal, somos um grupo de pessoas eleitas pelo povo que trabalham buscando melhores resultados para a comunidade, o que demonstra que as questões ligadas à reeleição sempre estiveram alheias a nossa atuação quanto presidente.

JP – No seu primeiro mandato você foi generoso com os funcionários, dando aumentos acima da inflação. Para o segundo mandato haverá generosidades ou agora a ordem é apertar o cinto?
Mohamad – No que diz respeito à concessão do aumento salarial aos servidores da Casa de Leis, estes foram realizados com base em estudos e análises, ambos com respaldo legal, no qual verificou-se que os valores referentes à remuneração de nossos servidores estavam na época aquém da realidade, comparando-se com os de outras Casas Legislativas de cidades de mesmo porte que Paranavaí. Sobre o segundo mandato iremos da mesma forma analisar a conjectura do momento e se existirem disparidades que venham a prejudicar nossos servidores em suas respectivas classes e entendamos que se deva realizar reajustes, estes serão realizados dentro da legalidade.

JP – Politicamente, como será o relacionamento com o Executivo, já que o mesmo não tem sido dos melhores?
Mohamad – Sobre a relação entre os Poderes Executivo e Legislativo, sempre existiu na sociedade um rótulo de que esta seria uma relação no mínimo delicada, isto pelo simples fato de um dos Poderes executar ações voltadas à administração pública e outro estar incumbido de fiscalizar estas ações.
Todavia podemos afirmar que a relação existente entre o Executivo e Legislativo continuará sendo aberta e cordial como de costume, já que ambos trabalham em prol da comunidade e em busca de melhorias para o Município. O que existe muitas vezes são interpretações equivocadas ao analisar o relacionamento dos dois poderes, pois geralmente se esquecem que os mesmos são independentes e que inevitavelmente podem divergir em alguns posicionamentos, o que não implica  nem prejudica a relação pública, jurídica, administrativa e harmônica existente entre os mesmos.

Teruo
JP – Já se comenta que você será candidato a prefeito. Existe esta possibilidade?
Teruo – Tenho sido muito questionado sobre a possibilidade de ser candidato ou não nas próximas eleições a prefeito de Paranavaí. Esta decisão não depende apenas de mim, mas da minha família e sobretudo dos companheiros que sempre me apoiaram. Ressaltando que no nosso grupo existem vários nomes com o perfil de bom gestor e que poderão ser candidatos.

JP – De acordo com comentários nas redes sociais, por sugestão do deputado Adelino Ribeiro, você estaria propenso a fazer uma dobradinha com o Pó Royal. Esta informação tem fundamento?
Teruo- Não vejo problema algum de estar compondo com outros grupos políticos e nem com o pó royal, desde que seja para implementar um plano de governo     baseado na ética e eficiência da gestão pública.

JP – Você vai ficar no PMDB ou se filia a outro partido mais próximo ao governador Beto Richa?
Teruo- A principio não tenho nenhuma pretensão de sair do PMDB.

Zeca Dirceu
JP – Você não fez a votação esperada em Paranavaí, ainda assim vai continuar ajudando a Cidade?
Zeca – Eu não vejo a minha votação de forma individualizada, o que conta é a votação geral. Em 2010 foram 109 mil votos, agora eu fiz 155 mil! Conseguimos um aumento de quase 50%. Fui o deputado federal mais votado do Partido dos Trabalhares no Paraná e o sétimo mais votado do PT no Brasil.
A Cidade vai continuar tendo todo o meu apoio e respaldo. Sou o deputado federal eleito mais votado do Município então tenho uma responsabilidade muito grande pelas demandas de Paranavaí.

JP – O que teria a dizer a respeito do prefeito Rogério Lorenzetti?
Zeca – Em relação as lideranças políticas que estavam comigo no meu primeiro mandato também não tenho queixa. O prefeito Rogério, mesmo sendo do PMDB e tendo um candidato do PMDB, sempre teve uma postura muito correta e eu sou muito grato a ele, e aos demais que me apoiaram.

JP – Algo a lamentar sobre seu relacionamento com Paranavaí?
Zeca – A única coisa que eu lamento sobre a eleição de Paranavaí foi a maneira inusitada que o deputado Teruo Kato virou candidato a deputado federal. Não achei certo de uma hora para outra, ele aventurar uma candidatura. Isso atrapalhou a eleição, dividiu lideranças em toda a Região. Jogar limpo seria ter tomado essa decisão com antecedência e com planejamento.

Alda - 391x69

5 comentários sobre “Eleições deixaram um saldo atípico para a Região

  1. Boa as entrevista. Faço uma observação. O nosso Prefeito deseja que o Governo Federal e Estadual façam uma administração como a dele. Ai é demais. A atual administração é regular. Sem plano de investimentos. Alto nível de endividamento através do PAC. inexistencia de programa de incentivo fiscal. Maquina desajustada com muitos cargos comissionados nesnecessario! Portanto, o governo Dilma e o Municipal sao exatamentw iguais. Alias reeleição no Brasil mostrou ser um retrocesso. Humildade cabe em qualquer lugar!!!

  2. Até concordo que, muitas vezes, falta humildade para o Rogério. Ele não tem preguiça de se auto-elogiar. Esta prática do ponto de vista social, sem dúvida, tem reflexos negativos. Mas os valores políticos são diferentes. Então eu não saberia qualificar a ação.
    Agora, você perde a credibilidade quando compara o DESgoverno da Dilma, que com sua quadrilha assalta o país e humilha o povo brasileiro, com a administração do Rogério

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.