A data para o início do treinamento dos aprovados em concurso para a Guarda Municipal foi pré-agendada para o dia 2 de março durante uma reunião hoje entre o prefeito Rogério Lorenzetti e o comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar de Paranavaí, Major Ademar Carlos Paschoal. Durante a reunião, foram definidos outros procedimentos para o processo de implantação da Guarda Municipal.
A convocação dos candidatos aprovados em concurso será em fevereiro, quando os candidatos passarão pela etapa de exames médicos. “Tivemos uma reunião com o Major Paschoal, e definimos algumas datas. A ideia é concluir toda a parte burocrática que se refere à chamada dos concursados ainda no mês de fevereiro, verificando a situação deles para podermos dar início no treinamento. Para isso, pré-agendamos o dia 2 de março, mas esta data pode sofrer alteração se for necessário”, comentou Lorenzetti.
O concurso para a Guarda Municipal foi realizado em 2013 e previa 25 vagas disponíveis em edital. Por determinação do prefeito Rogério Lorenzetti, o número de vagas pode aumentar para 40, contemplando mais de 76% dos aprovados (52 candidatos). “Nós vamos chamar 40 dos aprovados, que é a capacidade máxima que o nosso Batalhão tem para oferecer um treinamento com qualidade. Mas, como hoje alguns candidatos passaram em outros concursos públicos, é possível que todos os classificados sejam chamados para o treinamento”, concluiu Lorenzetti.
Outra dificuldade técnica que a administração municipal está enfrentando é a compra de armamentos, coletes e munições, já que os termos de autorização dos equipamentos dependem da aprovação do Exército Brasileiro, que é a autoridade competente.
Quanto ao curso, que terá duração de quatro meses, o Major explica que a formação será no mesmo padrão da Polícia Militar, por isso o processo para o treinamento foi mais demorado. “Temos uma logística interna a ser preparada. Os instrutores estão saindo de uma Escola de Formação de Soldados, ou seja, ela será muito parecida com a formação da Policia Militar com algumas adaptações que a própria grade curricular determina. Acreditamos que em breve vamos começar o curso, pois entendemos que a Guarda Municipal irá somar bastante na aérea de segurança pública em Paranavaí”, enfatizou Paschoal.
A reunião foi acompanhada ainda pela secretária da Administração do município, Selma Weber, e o diretor de Proteção ao Patrimônio Público, Rogério Clemente.
Fazer o quê vamos aguardar o desenrolar da coisa publica
Mas o armamento nao iria ser doado pela policia militar, e senhor prefeito sao tantas informações desencontradas, tantas datas imprecisas imprevisíveis mas somos brasileiros e não desistimos nunca G.M.P paranavai
Nunca vi um concurso tão demorado como esse. Falam uma data, depois mudam… agora só acredito vendo, chega de criar expectativa… afinal ja são dois anos de espera!