João Marques é Cidadão Honorário de Paranavaí

Publicado em 19 de dezembro de 2014

Assessoria Câmara
A solenidade teve como destaque a história do homenageado, sua trajetória de vida e sua dedicação profissional
Com o plenário lotado, o empresário João Marques Subrinho recebeu na última quarta-feira (17) o título de Cidadão Honorário de Paranavaí. A homenagem, que aconteceu na Câmara Municipal foi proposta pelo vereador Antonio Alves da Silveira e aprovada por unanimidade em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao município. “João Marques Subrinho é paraibano nato, mas deixou suas raízes para residir nesta bela capital do noroeste, chegando aqui em 1984. Homem humilde, filho exemplar, marido e pai dedicado e empresário competente tem realizado relevantes serviços a nossa cidade. Em 94 foi idealizador e fundou a Marquesfund, empresa de fabricação de máquinas e equipamentos para a mandiocultura. Investiu no desenvolvimento da indústria local, oferecendo cursos de capacitação e inclusive promovendo o crescimento sustentável, ferramentas para a geração de mais empregos e renda. E nada mais digno que homenageá-lo”, explicou Alves.
O secretário da Agricultura de Paranavaí, Osmar Wessler falou em nome do Poder Executivo. Lembrou que em sua época de vereador concedeu a Medalha do Mérito do Trabalho e Reconhecimento Administrativo “Dr. José Vaz de Carvalho” a João e inclusive enalteceu o trabalho do homenageado. “Falar de João é falar de perseverança, entusiasmo, determinação, parceria, generosidade e acima de tudo modelo de empreendedor. […] Eu que pude conhecê-lo em sua trajetória percebi sempre sua vontade em ajudar a comunidade, sempre participando das entidades locais e colaborando com os eventos. […] receba o carinho de toda a comunidade paranavaiense”, disse.
O título de Cidadão Paranavaiense foi entregue a João pelo vereador Alves e pelo secretário Osmar.
Grato e visivelmente emocionado João agradeceu a Deus, esposa Maria Carmélia, filhas Karen e Karina e aos demais familiares, aos representantes do Legislativo, em especial o vereador Alves, dos moradores de Graciosa e demais pessoas presentes. “Isto tem um valor único. É ímpar e me eleva para o resto da vida. Este quadro não será mais um quadro em minha parede. Será um escudo de lutas. Lutas que estiverem ao meu alcance. E que puder ombrear junto a outros que queiram transformar não só o nosso município, mas estado e país, e porque não dizer o mundo, bem melhor para todos”. Concluiu seu pronunciamento imaginando as palavras de seu pai já falecido, Sebastião: “Meu filho, seja humilde o suficiente para reconhecer no seu próximo virtudes e qualidades e não se intimide. Torne-o forte, dê espaço, mostre reconhecimento e assim você será na vida um homem forte para ser reconhecido. Essas palavras eu dedico a você que me dirigiu este prêmio tão honroso. Muito obrigado”.
A entrega desta homenagem encerra as sessões solenes do Legislativo de Paranavaí.

PERFIL
Nascido em 22 de janeiro de 1966, em Ibiara, interior da Paraíba, João Marques Subrinho é filho de Sebastião Marques da Silva e de Alvelina de Souza Mangueira.
Estudou o ensino fundamental em sua terra natal.
Chegou a Paranavaí em 1984 e foi residir no Distrito de Graciosa. Trabalhou primeiramente nas roças e depois em farinheiras até ingressar o quadro da Indemil, quando descobriu sua vocação com a mecânica e resolveu terminar o ensino médio e cursar o curso técnico de mecânica pela Fundação Tupy, em Joinville, Estado Catarinense.
Em 89, com o seu retorno ao distrito resolveu abrir uma pequena fundição para a fabricação de panelas e fundidos de alumínio.
Mas foi em 1994, em razão de seus conhecimentos em mecânica e dos constantes chamados para manutenção em farinheiras que resolveu fundar a Marquesfund e a fabricar plantadeiras na área da mandiocultura.
A frente da empresa desenvolveu importantes máquinas e equipamentos para a mandiocultura, desde a máquina de plantar até implementos para a fecularia.
Inclusive, observando a importância de formar mais profissionais na área ministrou aulas e treinou profissionais para o mercado de trabalho.
Hoje, além de referência no ramo industrial, a Marquesfund é reconhecida em todo o Brasil.

Alda - 391x69

2 comentários sobre “João Marques é Cidadão Honorário de Paranavaí

  1. tem tantas coisas mais sérias para vereador fazer,ficam dando título de cidadão, isso é vergonhoso para a cidade….

  2. Liga não mano. Uma das boas coisas que um vereador pode fazer é reconhecer o mérito de quem merece, como é o caso do João Marques. Parabéns vereador Alves. Usou muito bem seu direito. Este eleitor vive fora da casinha. deve ser uma pessoa muito mal amada. Só fala […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.