Representantes da Associação de Microempresa do Noroeste do Paraná (Micropar) fizeram hoje uma visita de cortesia ao prefeito Rogério Lorenzetti acompanhados do vereador Antônio Alves. O grupo apresentou algumas reinvindicações do setor, falou sobre a possibilidade de ampliar parcerias com o município e conheceu detalhes de programas que buscam fomentar as microempresas.
Segundo Lorenzetti, o município tem avançando muito nos últimos anos em relação ao desenvolvimento do setor empresarial, dando suporte às micro e pequenas empresas com programas que são desenvolvidos pela Agência do Trabalhador e Secretaria de Desenvolvimento Econômico. “Além disso, o município se compromete a fazer o que estiver em seu alcance, no sentido de atender as reivindicações e fortalecer esta classe que tanto contribui para a nossa economia”, afirmou.
Atualmente, a Agência do Trabalhador de Paranavaí desenvolve diversos programas que dão suporte as empresas locais, entre eles o Compra Paraná e o Cidade Empreendedora, que dá atenção básica especial aos pequenos empreendedoras, realizando um diagnóstico e, posteriormente, traçando um plano de ações para criar um ambiente favorável para o desenvolvimento de novos empreendimentos. Além disso, também consiste na desburocratização do processo de abertura de empresas.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Henrique Scarabelli, outros dois programas, a Sala do Empreendedor e Rede Sim, serão lançados em dezembro. “Será determinante para as pessoas que estão pensando em abrir o seu próprio negócio. A Rede Sim é um sistema que irá facilitar o pequeno empreendedor a abrir sua empresa, desburocratizando as exigências para iniciar o próprio negócio”, concluiu Scarabelli, que estava acompanhado do gerente da Agência do Trabalhador, Lucas Barone, e da Agente de Desenvolvimento, Andréa Vieira. (Com informações da Secom/Paranavaí)