Homenagem póstuma ao Dom Frei Alberto

Publicado em 22 de novembro de 2014

A Câmara Municipal de Paranavaí realizou quarta-feira no gabinete da presidência homenagem póstuma ao Dom Frei Alberto Föerst.
A homenagem proposta pelo vereador Josival Moreira da Silva (PT) e aprovada por unanimidade foi entregue ao comissário geral dos Carmelitas do Paraná, Frei Ivani Pinheiro Ribeiro e ao vigário paroquial Frei Jerônimo Brodka. “Prestamos uma Moção de Pesar e após surgiu a ideia de homenagearmos Dom Frei Alberto por esta Casa de Leis, pelo seu trabalho de evangelização e de valorização à família, deixando grande contribuição à história e ao desenvolvimento do nosso município. É uma homenagem justa que esta Câmara faz em nome de todos os seus vereadores”, disse Josival.
Frei Ivani agradeceu a menção honrosa e relembrou da chegada dos freis carmelitas em 1951, com Frei Ulrico Goevert e em 54, Frei Alberto. “Se olharmos esta cidade vamos perceber a presença de Alberto com toda a sua inteligência, sua capacidade e sua contribuição quanto ao aspecto religioso. Nós, freis carmelitas, gostamos muito deste lugar. Esta cidade é como se fosse a nossa casa. Prova disso é a importância do nosso Colégio Paroquial, na área educacional, e da casa de recuperação para os dependentes químicos, na saúde. Acreditamos neste lugar e estamos muito felizes por vocês se lembrarem de uma pessoa que trabalhou muitos anos por esta cidade. Isto significa que existe uma tradição e que vocês valorizam a história. Muito obrigado por se lembrarem de Frei Alberto, falou Frei Ivani Pinheiro Ribeiro, em nome da Ordem dos Carmelitas.
Frei Jerônimo, amigo de longa data de Dom Alberto se recordou de vários momentos que conviveu com ele, desde quando o conheceu em 1950, de sua habilidade em fazer linguiças, já que era filho de açougueiro, e de sua proximidade com Frei Ulrico, colaborando com os trabalhos e obras da igreja. “Dos Freis Alberto e Matias recebi apoio no trabalho com os escoteiros. Cheguei aqui em 63 sem nenhuma preparação, e eles tiveram paciência em me ensinar a língua portuguesa. Tenho muitas lembranças boas daquele confrade (Frei Alberto)”, relembrou.
A cerimônia que foi presidida pelo presidente da Casa, Mohamed Smaili contou com a presença do Padre Everton Ribeiro dos Santos, o diretor do Colégio Paroquial, Emerson Avelar Garcia e os vereadores Leonildo Martins, Zenaide Borges e Walter dos Reis.

Alda - 391x69

Um comentário sobre “Homenagem póstuma ao Dom Frei Alberto

  1. Parabéns. Antes tarde do que nunca! Frei Alberto realmente foi um dos pilares da Fé católica na cidade e região da diocese, e lá onde hoje Está com certeza seu espírito se regozijou ao ver essa justíssima homenagem ao seu nome.

    Dos tempos em que eu estudava na Paroquial, ainda tenho ao Frei Alberto em minha retentiva, com seu hábito marrom atravessando calmamente o amplo do pátio da Catedral de São Sebastião (para mim ela nunca foi igreja, mas sempre Catedral, tão bonita a acho…), subindo a escada, indo para os aposentos dos padres, ou para a antiga Igreja de madeira. Nunca o ouvi falando rispidamente com ninguém.

    Aliás, essa era a característica singularíssima de outro grande carmelita que mudou Paranavaí, Frei Ulrico, de quem muitas vezes corri quando moleque, porque adorava uma matadinha de aulas junto com meus amiguinhos da época.

    O tempo é o senhor de tudo, mas taí uma coisa que ele não consegue na gente; apagar nossas lembranças, principalmente as mais belas.

    Que Frei Alberto esteja ao lado do Divino Pai Eterno. Abs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.