Laurentino Gomes em Paranavaí

Publicado em 19 de novembro de 2014

Quinta-feira, às 20h30, a Semana Cultural Cidade Poesia, que faz parte da programação do 49º Festival de Música e Poesia de Paranavaí, leva ao Teatro Municipal Dr. Altino Afonso Costa o 3º Femupinho, uma versão do Femup em que as grandes atrações são estudantes de 7 a 10 anos.
Na sexta-feira, às 19h30, começa a Noite de Autógrafos com o renomado escritor Laurentino Gomes, autor dos livros 1808, 1822 e 1889. Vencedor do Prêmio Jabuti de Literatura por quatro vezes, Gomes já vendeu mais de 1,5 milhão de livros. Com linguagem coloquial e uma forma bem peculiar de abordar a colonização brasileira, o escritor conseguiu ampliar o interesse dos mais jovens pela história nacional.
No sábado, às 8h30, a cantora e atriz mineira Jucilene Buosi vai ministrar uma oficina de voz na Casa da Cultura Carlos Drummond de Andrade. Recentemente, Jucilene esteve em Paranavaí participando da 33ª Semana Literária do Sesc. Em parceria com Wolf Borges, a cantora trouxe o show “Amanhã Será um Outro Dia”, inspirado na música popular brasileira dos tempos da Ditadura Militar.
Às 9h, na Biblioteca Júlia Wanderley, começa o Encontro Estadual das Academias de Letras do Paraná, coordenado pela Academia de Letras e Artes de Paranavaí (Alap). Às 10h, no Teatro Altino Costa, Laurentino Gomes ministra a palestra “A Construção do Brasil: da Independência à República”. Além de escritor, Gomes é jornalista graduado pela UFPR, tem pós-graduação em administração pela Universidade de São Paulo (USP), é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo e da Academia Paranaense de Letras. Todos os eventos da Semana Cultural Cidade Poesia têm entrada gratuita. (Por David Arioch, da Fundação Cultural)

Alda - 391x69

Um comentário sobre “Laurentino Gomes em Paranavaí

  1. Fui à uma sessão de autógrafos do Laurentino. Na Livraria Curitiba, no Shopping Estação, aqui em Ritiba. Do livro – 1888. Tenhos todos os outros dele, aliás.

    E recomendo aos paranavaienses e região, ir ouví-lo (e aplaudi-lo, ele merece, claro).

    Eu me lembro do Laurentino, recém formado jornalista pela UE de Maringá. Veio prá Ritiba e começou, dentre outras tarefas, cobrir a Assembléia para o extinto O Estado do Paraná, do ex-governador Paulo Pimentel.

    Tive a honra de ciceroneá-lo pela Casa, além de nutrí-lo com informações, releases e sugestões para o desempenho da sua missão.

    Notei nele, entre outras qualificações para um repórter, afinco, um espírito agudo de observação. Detalhista e perfeccionista, o Laurentino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.