Rogério: Democracia passa por teste de fogo

Publicado em 15 de novembro de 2014

“Vivemos dores de parto para um novo país, que emergirá mais forte destes infortúnios, cujas consequências serão sentidas pelas novas gerações quanto à conduta de gestores e empresas no trato com recursos públicos”. O trecho é do artigo do prefeito licenciado de Paranavaí, Rogério Lorenzetti (PMDB), que deveria ser publicado na edição de hoje do Diário do Noroeste, que antecipou a edição dominical e não foi encaminhado a tempo ao jornal, conforme explica o próprio autor no rodapé do texto principal, que publicou em seu perfil no facebook.
Para Rogério os últimos acontecimentos envolvendo a corrupção na Petrobrás é “um teste de fogo” para a democracia. E na sua avaliação, as ações da Polícia Federal “é o caminho que vai fortalecer nosso sistema democrático e provar que estamos em um período de evolução, sem volta, cujos resultados vão beneficiar nossa república”.
Leia abaixo a íntegra do artigo
AVANÇO DA REPÚBLICA
Nossa jovem Democracia passa por um teste de fogo com suas instituições. Assistimos incrédulos ao que podemos considerar um dos maiores escândalos de corrupção da história recente do país.
Nossa maior empresa pública, a Petrobras, orgulho dos brasileiros, é alvo de uma série de denúncias que, quando comprovadas, farão deste momento histórico um divisor de águas no trato com a corrupção no Brasil.
Para muitos, como eu, que vivemos o período ditatorial, onde a censura predominava e muitas notícias não chegavam a ser divulgadas, ou o início do retorno à democracia com a volta das eleições para presidente, governadores e prefeitos das capitais, pudemos assistir a muitas mudanças. Políticos se elegeram com bandeiras de combate à corrupção porém determinados desvios de conduta eram acobertados pelo sistema de poder instalado e não tiveram o mesmo destino que estamos presenciando.
Agora órgãos de fiscalização e controle, em trabalho conjunto com a Polícia Federal, levam à justiça, para o devido julgamento e aplicação das penas cabíveis, empresários, políticos, servidores públicos e outros membros dos altos escalões da república.
Um misto de surpresa e indignação toma conta da maioria da população mas este é o caminho que vai fortalecer nosso sistema democrático e provar que estamos em um período de evolução, sem volta, cujos resultados vão beneficiar nossa república.
Agora é ela que deve participar mais, excluindo da política pessoas de má conduta, despreparados, demagogos e outras figuras comuns a este tempo de transformações que estamos presenciando. Fiscalizando mais, dando transparência aos atos de governo, estaremos colaborando para o bom uso dos recursos públicos.
A corrupção no sistema democrático se combate com o fortalecimento das instituições na apuração de crimes e aplicação das leis, que são muitas e que produzem uma burocracia asfixiante, mas infelizmente necessária devido ao comportamento cultural de muitos que buscam obter vantagens, por vezes ilícitas, quando levados a cargos ou funções de confiança no governo ou em empresas privadas.
Vivemos dores de parto para um novo país, que emergirá mais forte destes infortúnios, cujas consequências serão sentidas pelas novas gerações quanto à conduta de gestores e empresas no trato com recursos públicos.
Acredito no fortalecimento da nossa república e no sistema democrático vigente, cujas instituições se provam, cada vez mais, capazes de enfrentar os grandes desafios do nosso tempo, entre eles o combate à corrupção.
Rogério J. Lorenzetti
Prefeito reeleito de Paranavaí

Alda - 391x69

5 comentários sobre “Rogério: Democracia passa por teste de fogo

  1. Precisamos ter um discurso que vá de encontro com nossas açōes! Precisamos abrir a caixa preta do Pac!! Todo esse escândalo já havia sido denunciado antes das eleiçõeis. Portanto nao se pode falar em mudança da republica aqueles que apoiaram diretamente esse governo que foi omisso, conivente e trata como heróis os envolvidos em corrupção!!

    • Perfeito, Analista; quem apoiou esse governo reeleito não pode se achar agora no direito de bater contra corrupção ou se mostrar surpreso com desvios. É contrassenso pra ouvidos desinformados. “Quem anda muito com o diabo acaba criando rabo.”

      A propósito, conto-lhe uma: um querido e hoje já saudoso Tio meu, Alcides Balestra, pioneiro em Paranavaí, amicíssimo daqueles de jogar trucos e fazer pescarias no Paranazão, no Ivinhema e no Rio Bahia, com Zé Vaz, Messias, Dr. Castela, Ulisses e tantas outras figuras ilustres do torrão que já se foram, era um sujeito matuto, pescador profissional, iletrado mas elegante, e um sábio.

      Certa vez ouvi dele a frase que citei aí no primeiro parágrafo, e que nunca mais a esqueci.

      Tio Alcides se foi para junto do Divino Pai Eterno, mas a lição que tirei de suas palavras me ficaram para o resto da vida.

      Ainda em vida tive o grande prazer de mostrar-lhe uma crônica que fiz inspirada nele. Se quiser conhecê-lo em fotografia e ler a dita crônica, acesse o link a seguir:

      http://zerobertoballestra.blogspot.com.br/2011/10/sarcide-e-os-cobres-dos-dentes.html

      Abs

  2. Meus parabéns para quem escreveu esse artigo para o RL mandar publicar, ficou bem feito… pela pauta eu conheço o responsável por esse feito… parabéns a ele de novo!!!

  3. “Para muitos, como eu, que vivemos o período ditatorial, onde a censura predominava e muitas notícias não chegavam a ser divulgadas, ou o início do retorno à democracia com a volta das eleições para presidente, governadores e prefeitos das capitais, pudemos assistir a muitas mudanças. Políticos se elegeram com bandeiras de combate à corrupção porém determinados desvios de conduta eram acobertados pelo sistema de poder instalado e não tiveram o mesmo destino que estamos presenciando.” Faço minhas as palavras do Prefeito. Sabedor desde sempre dos desmando tucanos nos oito anos de desgoverno e acobertamento, afora a Privataria escancarada e a reeeleição comprada. Se agora a corrupção aparece é por que agora os órgãos competentes tem liberdade para investigar e prender. E feita em cima de uma Lei sancionada pela Presidenta Dilma. O que é melhor ainda. Quando as investigações descerem aos estados e municípios, veremos a descoberto os deputados, governadores e prefeitos que também participaram da lambança. Como disse a Dilma, “doa em quem doer”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.