“Precisamos que não só os secretários participem, mas as entidades de classe, associações de moradores, enfim, que a população participe e dê sua contribuição, sugerindo, reivindicando para que possamos conhecer as reais necessidades e cobrá-las. Se não há a participação da sociedade, fica difícil depois criticar. Fica o meu repúdio”. A frase é do vereador Josival Moreira (PT) e foi proferida durante a audiência pública realizada na quarta-feira à noite para discutir o orçamento do município, cobrando maior participação dos secretários municipais e da sociedade. Apenas três secretários, Sony Zerbato Felippe (Turismo e Assuntos Internacionais), Carlos Henrique Scarabelli (Desenvolvimento Econômico) e Márcio Gonçalves (Esportes e Lazer), além de representantes das secretarias de Administração e Educação participaram da audiência.
De acordo com informação distribuída pela Assessoria de Imprensa da Câmara, apenas “um público pequeno, muito pequeno” compareceu a audiência, conforme este blog já havia antecipado. O texto da Câmara informa que “o projeto foi explanado pelo contador da Secretaria da Fazenda do Município, Joaquim Mário de Paula Pinto Júnior. Dos R$ 190.405.000,00 previstos para o orçamento fiscal, mais de 60% estão destinados as pastas de Saúde, Educação e Infraestrutura”.
Os vereadores apresentaram sugestões para melhorar as subvenções a fim de que as entidades não passem por dificuldades financeiras no próximo ano; investimentos em saúde, agricultura, desenvolvimento econômico, esportes, educação e segurança; e a redução do número de secretarias.
A única pessoa a utilizar a palavra foi o professor Ivan Bernardo. Ele sugeriu a diminuição do orçamento da Câmara de 7 para 5%, a implantação do Hospital Municipal e a construção de uma casa abrigo para as mulheres que sofrem de violência doméstica.
Sobre a diminuição do orçamento, embora a Constituição preveja total da despesa do Poder Legislativo Municipal em até 7% do somatório da receita tributária e de transferências previstas, para municípios com população de até 100 mil habitantes, caso de Paranavaí, os vereadores aprovaram na legislatura passada emenda à Lei Orgânica para que este índice não ultrapasse 4%. Mesmo assim, o orçamento previsto ainda é inferior, R$ 3.889.500,00.
Agora, as sugestões apresentadas serão objeto de estudo pela Comissão Permanente de Finanças e Orçamento, e após, se acatadas, serão transformadas em emendas parlamentares.
Ao que parece quem “repudia” a câmara de vereadores e os vereadores é a população. Prova essa com o baixo índice de audiência e comparecimento nas sessões. Que exemplo esses vereadores estão dando para a sociedade de Paranavaí? Aumento de seus próprios salários. Aumento de cadeiras para ter mais vereadores e com isto aumento de despesas. É uma vergonha, e o povo está desencantado com tais políticos não suportando mais. Agora vem essa aí de reeleição… Porque? Quais os interesses? MUDA BRASIL. MUDA PARANAVAI.
Josival será que os paranavaienses não se cansaram? O que vcs tem feito para a nossa Paranavaí como políticos? Nome de ruas? tampas de bueiros? Nesses 10 absolvo um o qual não o conheço mas… conheço bem o seu pai e grande amigo do meu amigo “índio”.
O vereador quer reclamar do que? Eu estava presente e não tinha 100% dos vereadores, senti a falta do vereador Aldrey, será que ele foi jogar futebol de novo?
Junior, depois dessa, retiro o que eu disse, correto? Lá, nunca estive e nunca estarei, correto? Mas vão dizer então vc não pode cobrar, certo? Posso e vou, não é mesmo? Não vivo de reunião na câmara e sim do que olho e vejo no meu dia a dia, certo? Ex: Centro da cidade: Calçadas esburacada, sujeiras, faltas de praças, de parques, etc. e olha que não estou citando os bairros, correto? Não sou idiota, mas vi amigo meu de trabalho que saiu a candidato a vereador e pedindo voto aqui no meu vilão (operária) se elegeu e sumiu, certo? Não me venha encher o saco vcs políticos pois antes de vcs nascerem eu aqui já estava, isto é 1953. Sinto falta de José Vaz de Carvalho e Antônio Messias.
Esse Josival quer o que? Olha o exemplo do partido dele à nível nacional O PT…
É Josival. poderia dormir sem essa, com o PT esfarrapado como está, você deveria ter vergonha desse partido, sai logo dele você e o Leonildo,