A coligação que tem o senador Roberto Requião (PMDB) como candidato ao Governo do Estado volta hoje, às 20h30, à TV para usar de direito de resposta concedido pela Justiça Eleitoral. O direito de resposta é conseqüência da participação do ex-governador Orlando Pessuti no programa da última segunda-feira da coligação de Beto Richa (PSDB). Pessuti é do PMDB. A legislação eleitoral proíbe a participação de filiado de um partido participar de programa de outro partido ou coligação.
Mas foi um risco calculado. Para aquele dia, Requião anunciava uma grande revelação, que ficou conhecida como bala de prata. Pessuti foi ao programa de Richa para desqualificar uma eventual denúncia. “Eleição tem que a participação de Requião tem armação”, disse ele. No fim, o programa ficou comprometido por conta de um direito de resposta e o que foi ao ar não trouce nenhuma revelação
Ontem, ó senador Álvaro Dias (PSDB), candidato a reeleição, também foi a TV para exercer direito de resposta, contra o candidato Ricardo Gomyde (PC do B). A legislação prevê que, mesmo depois de encerrado o período da propaganda eleitoral na TV pode ser exercido o direito de resposta.
O pedido de direito de resposta do Requião foi negado. Vale então o pedido do Pessuti: Não votem no Requião!
Quem teve direito de resposta, agorinha foram Beto Richa a respeito da mentira da existência de barracão com panfletos apócrifos e a candidata Gleisi contra um nanino concorrente.
O blogue do Esmael Morais, requianista, mentiu dizendo que a pesquisa Data Folha teria sido impugnada. A pesquisa saiu junto com a do Ibope, e as duas acenam com vitória de Beto ainda no primeiro turno, considerando-se os votos válidos.