A pesquisa Ibope/RPC, divulgada ontem, mostra a candidata Marina Silva (PSB) numericamente à frente de seus principais concorrentes. Ela apareceu com 29% de intenções de votos, contra 28% dados à Dilma Rousseff (PT) e 24% à Aécio Neves. Como a margem de erro é de 3% para mais ou para menos, tecnicamente os três principais candidatos ao Palácio do Planalto estão empatados.
Segundo a Gazeta do Povo, do mesmo grupo da RPC que encomendou a pesquisa, o resultado chega a surpreender. Apesar da boa votação em Curitiba em 2010, onde fez 26,73% dos votos, em todo estado Marina chegou só a 16%, menos que a média nacional de 19,33%. Estranho que ela aparece tão bem em um estado cujo motor de arranque da economia é o agronegócio.
O jornal assinala ainda que outro dado interessantíssimo da pesquisa é a falta de sincronia entre as campanhas nacionais e locais. Beto Richa (PSDB), com 43% dos votos, não conseguiu transferir a performance para Aécio. E Gleisi Hoffmann (PT), com 14%, tem só a metade das intenções de voto de Dilma.