Aliados, em Paranavaí, dos três principais candidatos ao Governo do Paraná analisaram, a nosso pedido,m o resultado da pesquisa Datafolha divulgado ontem. Falaram sobre o assunto o prefeito Rogério Lorenmzetti (PMDB), o presidente do PT de Paranavaí, César Alexandre, e o empresário Luiz Tadeu Fernandes, o Notti.
Rogério se disse surpreso pelo bom desempenho do senador Roberto Requião, já que, “até agora, fez tudo sozinho”. César disse que o resultado da pesquisa está dentro da normalidade e aposta que Gleisi Hoffmann melhora seu desempenho a partir do horário eleitoral, que começa na próxima terça-feira. E Notti recorre à matemática e compara os números das últimas eleições para afirmar que Beto Richa “pode sim vencer no primeiro turno”.
É óbvio que cada um acredita que vitória de seu candidato, confia em suas estratégias e chegam até fazer previsões sobre os adversários. Só falta agora combinar com os russos.
Na avaliação do prefeito Rogério, a performance de Requião surpreendeu. “Confesso que não esperava que Requião estivesse quase empatado com Beto Richa, afinal, até agora, fez tudo sozinho. Achamos que com a campanha na rua, apesar das dificuldades financeiras, tudo correrá de acordo com as expectativas, principalmente a partir da liberação do horário político. Requião é um candidato com estilo próprio, popular. Tem gente que gosta, e gente que não gosta. Esperamos que a maioria entenda suas propostas. Penso que o resultado das pesquisas é uma consequência dos tropeços, das dificuldades que o governador está enfrentando. A primeira lembrança acaba sendo do último governo. Requião é um homem independente e com coragem”
Para César Alecxandre, o desempenho de Gleisi vai melhorar com o horário eleitoral. “Os números estão dentro daquilo que imaginávamos. Requião e Beto têm uma imagem muito mais divulgada. Requião três vezes governador, Beto governador. E Gleisi, apesar de senadora, não conseguiu, ainda, ter uma imagem tão fixada na memória do eleitor. Penso que está no caminho certo e que estes números deverão mudar, e muito, assim que começarem os horários na TV e nos rádios, que atualmente, é quando realmente começam as campanhas. Ee a Gleisi terá oportunidade de mostrar suas propostas e seu plano de governo. A pesquisa mostrou também que a Gleisi tem a menor rejeição entre os candidatos, e isso vai fazer diferença”.
Já Notti apresenta os números das eleições passadas e projeta para as atuais eleições e vê uma boa vantagem em favor de Beto Richa, principalmente porque a campanha ainda não começou. “Com o programa eleitoral na TV, os debates, rejeição do Requião, aprovação do governo Beto em 82%, divisão do PMDB, estruturas de campanha, apoio de prefeitos e candidatos a deputado, entre outros, com isso tudo dependendo do desempenho de Gleisi e os outros candidatos, esta eleição poderá ser decidida no 1º turno sim, porque esses indicativos levaria a votação do Beto em 51 a 52% dos votos válidos, o que define no 1º turno, mas eleição é eleição, a corrida esta apenas começando”, analisa Notti.