kits odontológicos aos alunos da rede municipal

Publicado em 29 de julho de 2014

A manutenção da saúde bucal é essencial para a saúde geral do organismo. Pensando nisso, a Prefeitura de Paranavaí, através das secretarias municipais de Saúde e Educação, realizou hoje a distribuição de mais de 7 mil kits odontológicos aos alunos da rede municipal de ensino.
Com isso, o município quer priorizar a prevenção e melhorar a qualidade da saúde bucal entre os estudantes, evitando o surgimento de cáries (que acomete quase 60% das crianças, segundo a Associação Brasileira de Odontologia), gengivite (um dos problemas bucais mais comuns na população brasileira), e outras complicações.
“Esses kits são importantes para que os alunos, principalmente aqueles que estudam período integral e tem suas refeições na escola, possam fazer a sua higienização no próprio ambiente escolar, durante o período de aula”, salientou o diretor de Odontologia do município, Leandro Sorde.
Para a diretora da Escola Municipal Ayrton Senna da Silva (CAIC), onde foi realizada a entrega oficial dos kits, Luzia Ereno Silva, os kits odontológicos vão somar a todo o trabalho que já é realizado na escola, incluindo a escovação supervisionada e a aplicação periódica do flúor. “Todos os nossos alunos são de período integral, alguns não tem condição financeira para comprar esses itens, e por isso o kit é imprescindível”, afirmou a diretora.
Durante a entrega, o prefeito Rogério Lorenzetti fez questão de destacar os investimentos que o município tem feito na área da saúde, em especial da odontologia, que permitiu dobrar o número de procedimentos clínicos e superar metas de atendimento. Hoje, das 24 equipes de Saúde da Família atuando no município, 14 já contam com profissionais da odontologia.
“Uma das prioridades desta administração é proporcionar uma vida saudável à população, e isso começa pelos cuidados com a boca”, completou o secretário de Saúde, Agamenon Arruda de Souza.
Cada kit é composto por um creme dental, uma escova de dentes infantil, um fio dental e uma cartilha com orientações, além de um estojo apropriado – com o nome de cada aluno – onde os itens ficarão armazenados para uso no ambiente escolar.
Segundo a secretária de Educação, professora Cida Gonçalves, cada aluno também vai ganhar uma escova dental extra para ser utilizada em casa. “Uma boa saúde é fundamental para uma boa aprendizagem, e isso também inclui a saúde bucal. Queremos todos os nossos alunos com um sorriso bonito e boca limpinha”, destacou a secretária.
A entrega oficial contou ainda com a participação de alunos e professores da Escola Caic e das diretoras Juliana Boareto Rodrigues (CMEI Menino Davi) e Dilma de Lourdes Oliveira (CMEI CAIC).

Alda - 391x69

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.