Empregos: Paranavaí conquista a 6º posição

Publicado em 18 de julho de 2014

O município teve desempenho melhor que Curitiba, Maringá, Umuarama
e Campo Mourão, enquanto Estado fechou o mês de junho com saldo negativo

Paranavaí é o 6º município no ranking do Estado com maior número de postos de trabalho criados no mês de junho. A cidade, que teve 1053 contratações contra 925 demissões – um saldo positivo de 128 empregos –, teve um desempenho melhor que centros de igual ou maior porte como Curitiba (60º), Maringá (58º), Londrina (51º), Cascavel (47º), Campo Mourão (34º), Cianorte (30º) e Umuarama (20º).
Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados mensalmente pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), apontam que Paranavaí teve um aumento de 0,6% no total de pessoas empregadas com carteira assinada – que hoje já chegam a 20.436 trabalhadores –, enquanto que o estado do Paraná teve queda de 0,11%.
De acordo com os números publicados pelo MTE, o Paraná teve um saldo negativo de 2.952 postos de trabalho, na comparação com o último mês de maio, enquanto Paranavaí teve um aumento de 25%, passando de 102 para 128 postos de trabalho.
NO CAMINHO DA INSDUSTRAILIZAÇÃO – Os setores que mais contribuíram para que este saldo fosse positivo em junho foram a Agropecuária e Agricultura, com 63 postos de trabalho, e a Indústria de Transformação, com 50 postos (40% do total). No Paraná, por outro lado, a Indústria de Transformação foi a grande responsável pela queda na geração de empregos.
“O Noroeste hoje tem a segunda maior força industrial do Paraná, só perdendo para região Metropolitana. A isso se soma também os setores do agronegócio e o comércio, que ajudam a impulsionar a nossa economia. Nesse sentido, a Aciap tem trabalhado para buscar a melhora desses três setores e, ao mesmo tempo, fazer um enfrentamento nesse momento de ajustes que a economia vive”, afirma Márcio Catiste, presidente da Aciap (Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí).
“Os números mostram que o município está se industrializando e que tem uma economia saudável, capaz de enfrentar dificuldades na geração de emprego que podem vir a se instalar. E tudo isso é possível, principalmente, pela diversificação da nossa economia, que consegue de destacar nos setores da indústria, comércio, agropecuária e serviços”, aponta o prefeito Rogério Lorenzetti.
“Os números do Caged compravam o avanço e a expansão das indústrias que estamos testemunhando em nossa cidade. Paranavaí, há bem pouco tempo, era uma cidade sem muitas indústrias, mas, graças aos incentivos do Poder Público e a confiança dos investidores, estamos vendo esse cenário mudar, com indústrias em plena expansão e que já tem projetos para dobrar sua capacidade de produção nos próximos anos”, salienta o secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Henrique Scarabelli.
INTERIOR MOSTRA SUA FORÇA – Os dados divulgados esta semana pelo MTE reforçam a informação do mesmo órgão de que, em 2013, o interior do Brasil ultrapassou as áreas metropolitanas e criou mais empregos com carteira assinada. Segundo dados do Caged, divulgados em março deste ano, o interior do Paraná e de outros oito estados pesquisados foram responsáveis pela abertura de 340.881 postos formais de trabalho, enquanto as áreas metropolitanas empregaram 211.190 pessoas. As grandes cidades lideravam a abertura de postos formais no País desde 2005.

Alda - 391x69

2 comentários sobre “Empregos: Paranavaí conquista a 6º posição

  1. Não devemos esquecer que: esse crescimento do nível de emprego, pode ser sazonal pois esses dados são desse mês e, não temos os dados do meses anteriores. Essa é uma: a outra, é saber a que se deve esse aumento, não será um motivo mais abrangente do que se anuncia? será que esse mérito é exclusivamente da política adotada pelo município ou é devido a política do governo federal? E, a qualidade desses empregos, a quanto a segurança, a durabilidade e, o atendimento digno ao trabalhador. O que acontece muito é confundir trabalho temporário com emprego digno, o que é um grande equivoco. J.P.DO PROGRAMA A VOZ DA COMUNIDADE.

  2. O nosso nobre prefeito parece papagaio só repete o que os outros falam.
    Dias atrás o nosso Bispo com td consideração disse que Paranavaí é uma terra de Oportunidade e sim bem falado, pena que não temos LIDERANÇAS POLÍTICAS que aproveitam este ADJETIVO.
    Temos tido ótimas oportunidades, mas é uma briga por fatias que não tem preço e quem paga é o nosso POVO.
    Na página do DN deste domingo o Prefeito repete a fala, mas em quase dois mandatos mostra que OPORTUNIDADES ele aproveitou e sim OPORTUNISMO no casal de secretários com muitos conchaves para sua reeleição se não me falam a memória foram de 14 partidos.
    E ai tá só NÚMEROS, quero ver RESULTADOS POSITIVOS.
    Que ele me fala dos BARRACÕES do IBC e por ai se vai
    Qual o Número da nossa POPULAÇÃO será que nestes anos aumentou ou diminuiu?
    E agora briga para ver quem é o pai da tal de UNESPAR, mais uma vez lutas por cargos ou espaço num falido Partido que esta ficando este PSDB em nossa cidade.
    Só DESMANDO.
    Vou votar no Aécio, pois conheço pessoalmente, pois tive a oportunidade de trabalhar em MG qd o mesmo era Governador. vai ganhar e aqui no nosso Estado temos que esperimentar o novo chega de votar em partido, vamos de Gleise

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.