Esclarecimentos sobre o trabalho das Professoras de Educação Especial

Publicado em 11 de abril de 2014

Recebemos a seguinte nota de esclarecimento:
Esclarecimentos sobre o Trabalho realizado pelas Professoras de Educação Especial Municipal de Paranavaí
A Educação Especial é uma modalidade de ensino ofertada na Rede Regular de Ensino, definida pelas políticas nacionais, objetivando o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho, garantindo esses direitos, a Constituição Federal em seu artigo 208, diz que é dever do Estado com a Educação, garantir o atendimento educacional especializado.
O Atendimento Educacional Especializado, também é previsto em documentos da nossa legislação, A Lei de Diretrizes e bases da Educação Nacional de 1996, onde no artigo 58, diz que o atendimento educacional especializado, será feito em classes, escolas ou serviços especializados, assegura também, professores com especialização adequada para o atendimento especializado, bem como professores do ensino regular capacitados para a integração desses alunos nas Classes Comuns.
Tendo em vista os parâmetros legais, nós que atuamos na modalidade de Educação Especial, sempre cumprimos nossas obrigações dentro das legislações vigente, trabalhando com seriedade e responsabilidade. Sempre fizemos um trabalho voltado para o desenvolvimento e respeito das potencialidades de nossos alunos, procuramos sempre praticar uma inclusão responsável, não segregando, mas integrando com responsabilidade e coerência dentro da Rede Regular de Ensino.
Já fomos “Referência em Educação Especial”, nossa história não começa agora, fomos traçando passo a passo, conquistando espaço, respeito e a valorização dos alunos com necessidades especiais, colaborando para que os alunos não ficassem anos e anos na mesma série sem apresentar nenhum avanço, colaborando com professoras e escolas, pois o professor sente impotente quando uma criança não aprende, quando todas possibilidades e estratégias educacionais ficam esgotadas, não por incompetência do professor, ou descaso da equipe pedagógica, mas por razões orgânicas, física, intelectual, e o Trabalho que era realizado nas Classes Especiais era o apoio da escola, servia de elo para que a criança retornasse com melhores condições cognitivas, onde neste retorno sempre foi levado em consideração o avanço do aluno e não a comparação com os demais, e assegurando a continuidade do Atendimento Especializado em Salas de Recursos.
Através desse trabalho consciente e responsável, conquistamos o “Adicional de 50%” , mas não é algo novo, recebemos há 20 anos, e sempre tivemos nosso trabalho valorizado e reconhecido, não ganhamos dinheiro de forma ilegal, está previsto em lei, mas somente agora, a Lei nº.2.796/2006 foi questionada, e interpretada de forma a definir quem tem direito e quem não tem direito, quem faz parte do Atendimento Educacional Especializado e quem não faz, realizar definições em programas que já estão definidos por Leis Maiores.
Ficamos tristes com o atual contexto, onde nossos direitos foram retirados de forma tão impositiva, onde vemos nossos alunos perdendo atendimento tão necessário para seu desenvolvimento, onde presenciamos uma colega de profissão, tão competente e atuante, que nós professoras indicamos para administrar nossa secretaria, relatar que “ficamos em sala de aula duas vezes por duas horas com um grupo pequeno de aluno, enquanto as demais ministram suas aulas com 30 alunos e mais os alunos com necessidades especiais”.
Gostaríamos como funcionárias públicas, concursadas, professoras, esclarecer a sociedade de Paranavaí, que cumprimos a mesma jornada de trabalho que as colegas que atuam no Ensino Regular, prestamos o mesmo concurso para atuarmos nos “Anos Iniciais do Ensino Fundamental”, e assim fazemos. Seguimos as instruções vigentes do Estado do Paraná/DEEIN (Departamento de Educação Especial e Inclusão), não somos inconsequentes quanto ao número e tempo de atendimento aos alunos com necessidades especiais, nosso trabalho não é serviço de reforço ou apoio escolar, não realizamos somente atendimento pedagógico, não temos apenas a função de suprir dificuldades específicas dos alunos, prestamos Atendimento Educacional Especializado, seguimos as instruções do Estado do Paraná e as Políticas Inclusivas do MEC, temos conhecimentos das Leis que amparam nosso serviço, bem como o direito dos nossos alunos.
Nós professoras de Sala de Recursos Multifuncional, seguimos a instrução 016/2011 SEED/SUED, onde estipula o número máximo de 20 alunos, sendo esse atendidos duas a três vezes por semana, dependendo da sua necessidade. Outro ponto de esclarecimento é que os alunos atendidos nas Salas de Recursos Multifuncionais são todos avaliados por profissionais: psicólogos, fonoaudiólogos, psiquiatras, neuropediatras… São alunos com Deficiência intelectual, Deficiência Física neuromotora, Transtorno Global do Desenvolvimento, Transtornos funcionais específicos, são crianças que necessitam de apoio para que consigam desenvolver cognitivamente e serem compreendidos e respeitados dentro das salas do Ensino Regular, pois uma das nossas atribuições é dar suporte aos professores do Ensino Regular e a família dos nossos alunos.
Outra colocação importante, é em relação às nossas colegas que atuam na Rede Municipal, é um equivoco quando dizem que toda classe está contra nós, isso é inverdade, pois no final do anos passado, foi realizado uma consulta aos professores da Rede Municipal, organizada pela própria SEDUC, perguntando se eram contra ou a favor da retirada do adicional pago aos professores que atuam na Educação Especial, e o resultado foi favorável a permanência, pois sabemos que é muito difícil adquirir avanços dentro da nossa classe e que devemos adicionar conquistas e não perder as poucas coisas adquiridas ao longo do tempo.
Em relação a remuneração, 42 professoras recebiam o adicional de R$689,54, atualmente, com 5 Classes Especiais fechadas, 2 Salas de Recursos Multifuncionais fechadas, e após o Decreto Municipal, restaram apenas 11 professoras recebendo, sendo que a tendência é fechar todos os programas restantes e assim, extinguindo de vez o Atendimento especializado do nosso município.
Outro esclarecimento sobre nossa classe é em relação a especialização, é um fato que muitas colegas também se especializaram por conta própria em Educação Especial, como também em Orientação, Supervisão, Administração Escolar, Psicopedagogia, Neurociência, Educação Infantil.. e isso é ótimo para nossa Rede Municipal, pois devemos nos capacitar a fim de aprimorar a prática pedagógica, não apenas visando gratificações ou adicionais.
Somos um grupo pequeno, que sempre trabalhamos para garantir condições de igualdade para nossas crianças, jamais foi realizada a segregação dentro do município, as Classes Especiais existem para que o aluno seja atendido com materiais e técnicas diferenciadas até ficarem aptos a serem inseridos no ensino Regular, respeitando sempre o nível cognitivo e não a idade cronológica, oferecemos este serviço, pois o Estado do Paraná, como outros estados brasileiros, optaram em praticar uma inclusão com responsabilidade, mantendo as Classes Especiais e Escolas Especiais.
As Classes Especiais como as Salas de Recursos Multifuncionais, também possuem instruções do Estado do Paraná, Instrução nº 03/04 SEED/SUED, que delimita o número máximo de 10 alunos, não existindo nenhum documento que especifique dentro da Educação Especial um número mínimo, pois frente a proposta inclusiva, um aluno tem direito, uma criança que possua necessidades especiais deve receber todo atendimento que tem direito, isso sim é inclusão social, um processo para a construção de um novo tipo de sociedade, através de transformações, pequenas e grandes, nos ambientes físicos (espaços internos e externos, equipamentos, aparelhos e utensílios mobiliário e meios de transporte) e na mentalidade de todas as pessoas, e portanto, também do próprio portador de necessidades especiais, assim a sociedade modificará em suas estruturas e serviços oferecidos, abrindo espaços conforme as necessidades de adaptação específicas para cada pessoa com deficiência a serem capazes de interagir naturalmente na sociedade.
Nós agradecemos o apoio dos vereadores de Paranavaí, que compreenderam o nosso papel de professoras, profissionais que contribuem dentro das escolas de Paranavaí, que ajudaram a construir uma história inclusiva, acreditando no potencial dos alunos, que mesmo vendo os direitos sendo retirados, continuarão até onde for possível realizando um trabalho de qualidade e respeito com a diversidade e necessidades das nossas crianças e adolescente, sendo eles tão frágeis e inocentes perante o mundo que nos cerca, e lamentamos profundamente a desvalorização do nosso trabalho na atual gestão, é muito triste para profissionais qualificados e competentes, que muito serviram na Educação de Paranavaí, saber que “hoje”, nosso trabalho não é mais necessário, que somos dispensáveis, que os alunos serão encaminhados para novas possibilidades, já que não conseguem desenvolver de forma acadêmica, como disse a Secretária Aparecida, ou seja, acabando com os sonhos e expectativas dos alunos e das famílias que veem na Escola a chance de uma vida melhor, mas é essa a visão inclusiva da nossa administração, temos que respeitar.

Professoras de Educação Especial do Município de Paranavaí

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23 comentários sobre “Esclarecimentos sobre o trabalho das Professoras de Educação Especial

  1. PARABENS PELA EXPLICAÇÃO, SIMPLES, DIRETA. QUERO DIZER TAMBÉM QUE A CIDADE ESTÁ CRESCENDO A OLHOS VISTOS, E ÁS NECESSIDADES PÚBLICAS DEVEM ACOMPANHAR ESSE CRESCIMENTO, TOMARA QUE NA MESMA ESCALA, ENTÃO SERÁ NECESSÁRIO NUM FUTURO PRÓXIMO DE MAIS POSTOS DE SAÚDE, DE CRECHES E ESCOLAS E É CLARO DE PROFISSIONAIS ESPECÍFICOS PARA EXECUTAREM ESSES TRABALHOS, DE MANEIRA QUE COM CERTEZA AUMENTARÁ O NÚMERO DE CRIANÇAS QUE NECESSITARÃO DE ATENDIMENTO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO, ENTÃO AO MEU VER PARANAVAÍ NESTA GESTÃO NÃO ESTÁ SE PREPARANDO PARA O FUTURO, ESTÁ REMEDIANDO O PRESENTE E DEIXANDO PARA AS PRÓXIMAS GESTÕES O PROBLEMA.

  2. Parabéns a todas professoras municipais de Paranavaí, sabemos do nobre trabalho de vocês e da grande importância dentro da sociedade. Ótimos esclarecimentos!

  3. Primeiramente, Paranavaí nunca teve um câmara Municipal tão esclarecedora e com povo, como esta acontecendo nessa legislatura.
    será que nosso Prefeito não acorda para realidade que a sua senhora Secretária de Educação esta cada dia acabando com sua reputação? tantos recursos conseguidos, admirados pela região, mas Paranavaí seu grande polo esta cada dia se decepcionando por atitudes como essa, atitudes que não valorizam a cidade de Paranavaí.
    Secretaria de Educação e sua equipe precisa de uma grande reforma, isso já passou da hora, o povo não esta contente.. acorda prefeito, vc é um grande administrador… e fora Secretária de Educação…

  4. PARABENIZO TODAS PROFESSORAS DA REDE MUNICIPAL E DA APAE.
    MEU FILHO TEVE A SORTE DE PARTICIPAR DOS DOIS SEGMENTOS, APÓS O ATENDIMENTO PELA APAE ELE INGRESSOU NA REDE MUNICIPAL, FOI MUITO BEM ACOLHIDO E RESPEITADO, FREQUENTOU 6 ANOS A CLASSE ESPECIAL ATÉ ESTAR PREPARADO PARA O INGRESSO NO ENSINO REGULAR, ELE RECEBEU O AMPARO LEGAL, A PROFESSORA DO ENSINO REGULAR JUNTO COM A PROFESSORA DE RECURSOS CONTRIBUÍRAM PARA A APRENDIZAGEM DO MEU FILHO.
    HOJE ELE ESTÁ NA REDE ESTADUAL E CONTINUA RECEBENDO APOIO ESPECIALIZADO NA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL, E TEM APRESENTADO UM ÓTIMO DESENVOLVIMENTO.
    PARA MIM ISSO SIM É INCLUSÃO, FIQUEI MUITO TRISTE ESSA SEMANA AO SABER QUE AS CLASSES ESPECIAIS ESTAVAM SENDO FECHADAS, QUE AS PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL ESTAVAM SENDO DESVALORIZADAS, QUE COLEGUINHAS DO MEU FILHO NÃO VÃO TER A MESMA OPORTUNIDADE DO MEU FILHO, SER MÃE DE UMA CRIANÇA ESPECIAL É TER UM ANJO PRA CUIDAR É TER A PREOCUPAÇÃO DE PREPARAR ELE PARA VIDA POIS NÓS MÃES NÃO SOMOS ETERNAS, ELES PRECISAM APRENDER A TER AUTONOMIA E PARA NÓS A ESCOLA É A GRANDE CHANCE DOS NOSSOS ANJOS.
    ESPERO QUE NOSSOS GOVERNANTE PENSEM COM CONSIENCA NAS CRIANÇAS, QUE HAJAM COM DIGNIDADE E NÃO COM MESQUINHARIAS, A EDUCAÇÃO ESPECIAL É COISA SÉRIA NÃO DEVE SER USADA PARA PUNIR, HUMILHAR OU DESMERECER NINGUÉM.
    PARABÉNS A TODAS QUERIDAS PROFESSORAS DA REDE MUNICIPAL, RESPEITO E ADMIRO O TRABALHO DE TODAS, PARA MIM A PROFESSORA DO REGULAR E A PROFESSORA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL TEM IGUAL IMPORTÂNCIA, UMA DEPENDE DA OUTRA PARA AJUDAR NOSSOS ANJOS A SUPERAR AS BARREIRAS DESSE MUNDO TÃO INJUSTO E DESIGUAL.

  5. É importante ressaltar também que, por lei , os professores atuantes que tiverem mais de dois ou três alunos com necessidades especiais diferentes(TFE, Neuromotor), em uma sala de 30 alunos no total… O governo tem obrigação de ceder um outro professor nessa mesma sala, para que auxilie esses alunos.

  6. OUTROS MUNICÍPIOS TÊM O PLANO DE CARGOS E CARREIRA COMO O DE PARANAVAÍ TINHA ATÉ O DECRETO, UM DELES É FOZ DO IGUAÇU,QUE FOI REFORMULADO MAS MANTEVE A GRATIFICAÇÃO, ALIÁS OS PROFESSORES DE PARANAVAÍ NUNCA RECEBERAM GRATIFICAÇÃO PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL, RECEBIAM “ADICIONAL”, ALIÁS MATÉRIA JULGADA EM INSTANCIA SUPERIOR SOBRE A PERIODICIDADE, E INCORPORAÇÃO AOS VENCIMENTOS… SE NÃO TIVER ACORDO, PODE IR PRO TRIBUNAL QUE UM DIA SAI…

  7. Parabéns a todas as professoras que estão lutando pelos seus direitos.
    Muito se fala sobre a valorização dos professores, mas nosso prefeito e nossa secretaria quando retirou a gratificação dos professores que atuam em Classes Especias estão desvalorizando este profissionais.
    Aqui fica meu questionamento.
    Prefeito e Secretária se vocês não podem dar aos nossos professores um salário digno. Então não retire os direitos adquiridos por eles.

  8. Parabéns a nossa secretária da Educação que teve a atitude e coragem de reparar essa injustiça pois como professora atendo em sala crianças especiais e nunca recebi nem uma gratificação por isso e nunca deixei de atender minhas crianças. Lembrando que quase 100% dos municípios não pagam essas gratificações e o projeto em parceria com o Sesc está fazendo também a diferença na vida dessas crianças. Enquanto tem 23 professoras reclamando por perder essa gratificação 400 professores inclusive eu a favor dessa medida tomada pela nossa secretária.

    • Bem lembrado professora, parabéns ao projeto do Sesc que oferece oficinas, preparam os adolescentes para o mundo do trabalho, mas a questão aqui é “Escolarização”, e até onde sei o SESC não é escola, os alunos que fazem parte desse programa devem ter mais de 16 anos, mas… se tiver algum fora dessa faixa etária e fora da escola, ou não esteja frequentando o ensino regular ou a classe especial, daí sim vai ser um problema muito grande para sua secretária.

  9. Gostaria de um esclarecimento do blog: vi vários professores falando de uma consulta realizada, e que perante tal, foi estabelecido a permanência, então não entendo os parâmetros de tal ação da secretaria e de alguns prof do ensino regular que reclamam com esse grupo! por favor divulgue pra população o resultado correto dessa consulta: nome de escolas e total para podermos ver a veracidade e clareza dos fatos.

  10. Como a professora acima disse são 400 professores contra! Mostre a consulta, ela está na nota de esclarecimento, que por sinal muito esclarecedora e argumentos contundentes. Não acredito que os professores da nossa rede sejam tão desprovidos de conhecimento que não lutem pela classe! Quero resposta dessa consulta, pois ela esclarecerá a verdade.!

  11. Mais uma vez entro neste conceituado blog para esclarecer algumas coisas, visto que a maioria das pessoas não estão entendendo o que realmente está acontecendo. Senão vejamos:

    – Concordo com a “professora” quando diz que está satisfeita com a posição tomada pela Secretária de Educação, pois eu também estou, agora estamos em igualdade, pois se realizamos trabalhos iguais, temos que ter salários iguais, isso é justiça!
    – Até onde eu saiba, as professoras de salas especiais ainda continuam ganhando a gratificação de 50%;
    – Gratificação não fará parte do salário que levaremos para a aposentadoria, por isso não devemos lutar para continuar com ela, mas sim lutar por um salário digno, isto é justo;
    – Os vereadores deveriam apreciar também, ou pelo menos ouvir o outro lado, ou seja, o restante dos professores, cerca de 450, par aí tirarem suas conclusões, o que não está acontecendo;
    – Esta história está indo longe demais, tudo isso porque “algumas professoras”, como elas mesmas dizem, não querem perder os 50% de gratificação, sendo que fizeram o mesmo concurso que as outras 450 que não recebem nenhum tostão a mais para exercerem sua função;
    – O Estado do Paraná já cortou esta gratificação faz tempo e realizou concurso para tal função sem gratificação. Ora, é só observar, quem fez o concurso, fez porque gostaria de desenvolver tal trabalho, não pelo que iria receber;
    – A.M.S. quando a gratificação foi retirada, com toda certeza o pensamento do prefeito foi de valorizar os demais professores e não somente os de Sala de Especial, isso é uma grande atitude tomada por ele.
    Enfim, eu e muitos outros professores do Ensino Regular só temos que agradecer àqueles que tiveram coragem, cumpriram o que diz a Constituição e nos igualaram. Parabéns!

  12. Com essa união pela classe coma Walquiria disse… o salário vai ser uma beleza, pois cada um tem o governo que merece, isso mesmo digam sempre AMÉM a tudo, aceitem e vibrem com vantagens que alguns tem e você não, isso mesmo lute contra a classe, mas não perca dignidade colegas descontentes como vi aqui, acho que duas. Parabéns são profissionais como vocês duas que fazem os professores serem brinquedinho no nosso país.

    • Profissional vejo tudo isso como uma politicagem e birra, porque não tira a gratificação todos os servidores da educação e faz um salário igual para todos, principalmente para essas pessoas que lutaram para que isso acontecesse. Os professores foram consultado no final do ano passado e até hoje não tivemos o resultado da votação, que democracia é essa. Vamos secretária coloca no jornal escola por escola o resultado, estamos esperando.

  13. Cara Claudinha, quando você diz:
    “aceitem e vibrem com vantagens que alguns tem e você não, isso mesmo lute contra a classe, mas não perca dignidade colegas descontentes como vi aqui, acho que duas. Parabéns são profissionais como vocês duas que fazem os professores serem brinquedinho no nosso país”,
    Primeiro, não estamos descontentes, pelo contrário, estamos muito satisfeitas com a tomada de decisão do Sr. Prefeito. Segundo, não somos e nunca fomos brinquedinhos de ninguém, pelo contrário, levamos a sério o que fazemos sem ganhar gratificação e o fazemos porque realmente gostamos. Terceiro, você e as demais deveriam ser mais instruídas, já que fizeram tantos cursos para se especializarem como vocês mesmo dizem, e cometer menos erros de concordância, pois são professoras. Quarto, essa lenga-lenga sobre Educação Especial está indo longe demais, para falar a verdade está enchendo, deixe a justiça decidir, como vocês mesmo disseram, pois qualquer Juiz em sã consciência saberá que gratificação não é salário, que pode ser retirada a qualquer momento a bem do serviço público.
    Somos apenas duas, mas tenho certeza que todas as outras se sentem representada por nós.

    • Aprenda você Walquiria a ler, acho que o tapa olhos não deixa, não é gratificação fofa! É ADICIONAL, foi o que li, e outra coisa não sou professora, e quanto a concordância aprendi com profissionais como você, mas ainda bem que a vida me ensinou a ter consciência e espírito de companheirismo e simpatia pelo próximo e principalmente a uma classe tão importante que é a que voce não deveria fazer parte. Tenha uma ótima noite e uma semana santa abeçoada e perdoe meus humildes erros de concordância.

  14. Sou professora do município e apoio minhas amigas. O que me deixa vergonhada é ver as criticas das minhas amigas de trabalho sobre a retirada do Adiciona. Nossa classe sempre foi desvalorizada e pelo se pode perceber vai continuar sendo, pois os próprios professores não valorizam o trabalho realizado pelas suas companheiras de trabalho. Agora é que deveríamos nos unir e mostrar para esses políticos que somos fortes e que vamos lutar pelos nossos direitos.
    Para minhas amigas que disseram que o prefeito retirou a gratificação pensando na nossa valorização, ficou com dó. Pois não acredito nisso. Já que ele retirou dizendo que era para valorizar as demais como minhas amigas pensam. Então que valorizem pagando um salário digno para nossa classe.
    Lembro muito bem da proposta de campanha onde ele disse que aumentaria em 22% o salário dos professores. E vocês amigas que estão a favor da retirada lembra quanto ele deu? E lembro menos de 8%. Isto é valorizar?
    Amigas não sou da sala de recurso mas pode contar comigo.
    Aqui vai uma dica para as demais professoras. Nossa luta não deve ser contra nossas amigas, mas sim por um salário digno para nós.

  15. Gente inclusão não é só colocar aluno com dificuldade em sala regular, isso é excluir, pois ele não irá acompanhar o ritmo da turma, sua autoestima vai ser rebaixada e todos os colegas da sala perceberá e fará comentários, deixando-o mais rebaixado e desvalorizado.
    Receber na sala um aluno que está recebendo atendimento no Recurso já faz a diferença, pois ela tem alguém pra dividir e buscar soluções.
    Essa é a diferença, pense nisso….

  16. Não vamos esquecer que por pior que está sendo essa administração passará e o que estamos falando é de carreira da vida de crianças que necessitam de atenção e atendimento especializado, pra eles não tem diferença pois na reportagem que li no diário nosso prefeito prioriza o atacado e não o varejo, ainda bem que nossas crianças são a minoria só que tem quem lute por elas.

  17. Não podemos deixar de ressaltar que hoje podemos dizer com orgulho Nobres Vereadores, pois demostram que não estão querendo agradar o executivo e sim representar o povo, estão fazendo valer o voto que receberam pra representar o povo.

  18. Gostaria de saber qual a lei maior da Constituição que dá direito ao adicional ao salário do professor de Educação Especial/Inclusiva?

  19. Boa tarde.
    Sou professora da rede pública Municipal aqui no Ceará. Tenho 03 alunos com necessidades especiais. Não recebi a gratificação, porque não sou especialista em educação especial. Minha especialização é Psicopedagogia Clínica e institucional. Porém se eu posso fazer atendimento com crianças, porque não tenho o direito essa gratificação?

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