Secretários sem formação na área que atuam

Publicado em 08 de julho de 2013

O Jornal do Bairro publicou matéria em que questiona a formação profissional e/ou acadêmica de sete secretários municipais de Paranavaí, que, segundo o periódico, não está relacionada às pastas que ocupam. A matéria leva o seguinte título: “Sete secretarias de Paranavaí são ocupadas por pessoas que não tem formação na área em que atuam”.
“O secretário municipal é um cargo de confiança escolhido pelo prefeito para orientar, coordenar, supervisionar e auxiliar o prefeito nas atividades de determinadas áreas e de entidades da administração vinculadas a ela. Ele é subordinado às decisões do prefeito, ou seja, o secretário não tem poder de decisão, a palavra final sempre é do prefeito municipal e, muitas vezes, são cargos nomeados em troca de apoio político ou coligações partidárias”, diz o JB.
“Não há em nenhum documento a exigência de que o secretário municipal tenha formação superior ou vínculo com a área na qual irá atuar. Mas sabe-se, que um secretário que tem ligação ou formação específica relacionada à secretaria que ocupa, pode, com certeza, contribuir muito mais para o sucesso da administração”, observa a matéria.
Em seguida, relaciona os secretários que estariam sem formação profissional para a área que atuam: Saúde: Agamenon Arruda de Souza, despachante; Infraestrutura: Eurípedes Lemes, comerciante e pecuarista; Desenvolvimento Econômico: Joaquim Aurélio da Conceição (Shiroff), representante comercial; Esportes: Márcio Gonçalves (Marcio Leiteiro), técnico em processos gerenciais; Turismo: Sony Felippe, bióloga; Agricultura: Osmar Wessler, produtor rural, mas sem formação superior; e Governo: Nivaldo Mazzin, experiente político, mas sem formação superior. O JB ainda fala da Secretaria de Administração, que “também era ocupada, até a última semana, por secretário que atuava em área diferente a de sua formação superior, o jornalista e profissional da educação Saul Bogoni”.

Alda - 391x69

7 comentários sobre “Secretários sem formação na área que atuam

  1. Seria bom que todos, inclusive prefeitos tivessem experiência em gestão publica, para gerenciar o planejamento, ações e gestão de pessoas no ambito da cidade.Ter formação acadêmica não basta para garantir qualidade e capacidade para os inúmeros desafios. Essa é uma das causas de todas as mazelas que se vê.

  2. Mas tá tudo errado…..aqui no brasil…..
    Deputado que irá elaborar leis e aprovar, mas que mal sabe assinar o nome.
    Vereador que tem que fiscalizar o executivo e elaborar lei, mas que é semi analfabeto.
    Prefeitos que tem que gerir um município, mas que são analfabetos.
    PARANAVAÍ, também não seria diferente……..uai…

  3. Não vi a matéria do JB, entretanto, pra ser completa, teria que entrar no mérito da política partidária, que, infelizmente, é o que acaba decidindo, quem entra e quem sai. Quem sabe um dia!

  4. Sabem porque o prefeito RL colocoy um despachante para ser secretário da saúde? Nao sabe? Foi para despachar os doentes da cidade para outros centros kkkkkkkkkk

  5. Pois é muito bem lembrado pelo JB, precisa sim termos pessoas com formação para nós representar, mas nós mesmo somos culpados por votarem em pessoas sem formação e tbm sem Caráter ate moral.
    Qto aos secretários são escolhidos por acordo políticos, sem formação e muito menos conhecimento.
    Veja os secretários Nivaldo, Shiroff, Márcio leiteiro, Sony, que na campanha de deputado metia o pau no Rogério, tds abraçados e mais algumas coisitas .
    A Marli nem se fala de Social tá feio, tem formação, mas de experiência e atendimento ao povo nadinha de nada.
    E viva Paranavaí!!!!!!!!!!
    Viva os conchaves!!!!!!!!

  6. Márcio Leiteiro, Correia, não possuem qualificação nenhuma para ser secretario. O Mazzim também, o secretario da saúde…. O povo quer mudança já. O secretario de proteção à vida é uma vergonha…..que só recebe o salario e não tem vergonha de não saber porque está no cargo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.