SANTA CASA
Doação de órgãos é tema de Feira de Ciências do CEI Aníbal Ajita

Publicado em 22 de setembro de 2021

Secretária de Educação fala em pedagogia humanizadora
e de levar o modelo para a rede municipal de ensino

DoaçãoAconteceu nesta quarta-feira, dia 22, a I Feira de Ciências do Centro de Educação Infantil Aníbal Ajita, que atende exclusivamente filhos de quatro meses a três anos de funcionários da Santa Casa de Paranavaí. O tema da Feira foi a doação de órgãos e foi abordado com o apoio da CIHDOTT, a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de órgãos e Tecidos para Transplantes.Na abertura da Feira estiveram presentes as secretárias municipais Adélia Paixão (Educação) e Andréia Villar (Saúde), vereadores Luís Paulo Hurtado e Fernanda Zanatta, os diretores do hospital Héracles Alencar Arrais (geral) e Jorge Pelisson (técnico) e os gerentes Marily Vasconcelos Gomes (assistencial) e Marcelo Cripa (financeiro), colaboradores da Santa Casa e pais de alunos.

A recepção aos convidados foi feita pelo diretor Arrais, que destacou o trabalho da coordenadora do CEI, Michele Assis Golim, e de toda a equipe do Centro, “que sempre nos surpreende”. Lembrou que a creche funciona em horário especial (das 7 às 19 horas) para coincidir com a troca de turno no hospital e que a instituição beneficia o município, já que disponibiliza mais vagas de educação infantil na rede pública. “Este é um investimento nos servidores que tem retorno”, enfatizou o diretor.

Ele agradeceu a presença dos vereadores e secretárias municipais, disse que a instituição está aberta a visitas e contou que durante visita ao CEI, esta semana, o superintendente do Ministério da Saúde no Paraná, Benedito Garcia, disse que no Paraná não existe uma instituição similar para atender servidores de hospitais “nem paga”.

Por sua vez, Marily Gomes, chamada de “a mãe da creche” por trabalhar firmemente para viabilizar a instituição, que está sob sua gerência, agradeceu as parcerias que têm dos companheiros de hospital. “A luta não é fácil, mas com a ajuda de todos estamos vencendo e avançando”, disse ela, que também agradeceu ao apoio das secretárias Adélia e Andréia e dos vereadores.

DESAFIO – Segundo a coordenadora da CIHDOTT, enfermeira Márcia Angelo dos Santos, a preparação para a realização desta Feira, começou junto com o período letivo. Primeiro houve necessidade de capacitar os professores para que eles pudessem abordar o assunto com as crianças. “A educação sobre o tema facilita a família na hora de uma decisão. E as crianças têm voz na família, ela é ouvida. E neste trabalho com as crianças, as famílias se envolveram. Foi um grande desafio, porque foi a primeira vez que abordamos o tema com crianças tão novas”, contou ela.

No seu pronunciamento, a secretária Adélia Paixão disse que a o CEI Aníbal Ajita “tem uma história linda na cidade desde a sua criação”, em referência à finalidade de dar tranquilidade aos pais para trabalhar na área de saúde. E que o tema da Feira de Ciência “no remete à pedagogia humanizadora”, que é preparar a criança, desde muito cedo, que pensar e ajudar o próximo. “É um belo modelo de trabalho e que é referência para o Estado e para o país, que tem que ser mais divulgado, porque é um bom modelo”. Ela ainda sinalizou com a possibilidade de levar o tema e o modelo para a rede municipal de ensino. “É uma referência”, disse ela.

Antes da visita às estações da Feira, os vereadores Luís Paulo e Fernanda Zanatta, cumprimentaram o CEI pelo trabalho que realiza e, particularmente, pela maneira “leve” com que toca num assunto tão importante como é a doação de órgãos.

Alda - 391x69

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.