No decorrer da semana passada Cida Borghetti passou a integrar o grupo da Socipar – Sociedade Civil Organizada do Paraná.
A ex-governadora do Paraná foi nomeada neste início de maio, pelo presidente Bolsonaro para o Conselho de Administração da Itaipu Binacional, com mandato até 16 de maio de 2024.
Através das redes sociais, Demerval Silvestre, presidente da Sociedade Civil Organizada de Paranavaí, deu as boas vindas à Borghetti:“Bem vinda, nossa eterna governadora, Cida Borghetti. Uma honra pra nós tê-la conosco, nesse grupo da Sociedade Civil Organizada do Paraná, o maior grupo do gênero do Brasil, constituído por pessoas do mais alto nível, caracterizadas pela perseverança e honradez. Sua participação irá ajudar, e muito, na materialização dos projetos de interesse do nosso amado Paraná”.
Os governos do Brasil e do Paraguai têm a atribuição de nomear a Diretoria Executiva da Itaipu Binacional, por meio de indicação da Eletrobras e da Administración Nacional de Electricidad (Ande). Para cada cargo reservado a um país, há um posto equivalente destinado à outra margem.
A Itaipu possui um Conselho de Administração composto por doze conselheiros, seis brasileiros e seis paraguaios, e dois representantes dos Ministérios das Relações Exteriores, um de cada país. O Conselho de Administração reúne-se a cada dois meses ou em convocação extraordinária.
Além do Conselho, a Entidade tem uma Diretoria Executiva, que é composta pelos seguintes cargos: Diretor-Geral Brasileiro; Diretor-Geral Paraguaio; Diretor Técnico Executivo; Diretor Técnico; Diretor Financeiro Executivo; Diretor Financeiro; Diretor Jurídico Executivo; Diretor Jurídico; Diretor de Coordenação Executivo; Diretor de Coordenação; Diretor Administrativo Executivo; e Diretor Administrativo.
Atribuições do Conselho
As atribuições e competências do Conselho de Administração são fixadas no Anexo A do Tratado de Itaipu e no Regimento Interno da Entidade. O Conselho realiza seis reuniões ordinárias por ano, de acordo com calendário aprovado na última reunião do exercício anterior. Excepcionalmente, podem ser convocadas reuniões extraordinárias.
A missão do Conselho de Administração é, basicamente, a de fazer cumprir o Tratado de Itaipu e seus anexos. Entre outras atribuições, o conselho define as diretrizes fundamentais da administração da empresa e seu regimento interno; aprova o orçamento para cada exercício; e examina o relatório anual.