Sindicato Rural perde para a Covid funcionário de quase 30 anos de casa

Publicado em 10 de maio de 2021

FuncionárioFormado em Administração de Empresas e há 28 anos funcionário do Sindicato Rural de Paranavaí, James Fernandes, 44 anos, faleceu na manhã deste domingo (09), vítima da Covid-19. Sua morte consternou o meio rural de Paranavaí e dos municípios da extensão de base (Amaporã, Nova Aliança do Ivaí e Tamboara), para o qual se dedicava há quase três décadas, assessorando os produtores especialmente na área de Recursos Humanos (folha de pagamento, admissões, demissões etc).“Acabamos de receber a triste notícia do falecimento do nosso companheiro de trabalho no Sindicato Rural, o James Fernandes, competente e dedicado trabalhador, com um longo tempo servindo os produtores rurais. Perda irreparável para todos nós”, escreveu, no final da manhã, em redes sociais e grupos de WhatsApp, o presidente do Sindicato, Ivo Pierin Júnior. “Estava com Covid, que se agravou na sexta-feira e sofreu uma parada cardíaca, estava internado desde anteontem em Alto Paraná e seria removido agora cedo para a Santa Casa aqui”, continuou. “O James era um menino inexperiente quando entrou no Sindicato. A sua dedicação e comprometimento o transformou naquele competente trabalhador”, reforçou Pierin.

Na noite de domingo, Pierin retornou o tema. “Hoje para nós também foi um dia muito triste. O James era uma pessoa muito especial. Quase trinta anos de sindicato. Entrou lá um menino que com muita dedicação e competência serviu como poucos a todos nós, produtores rurais”, aduziu.

Segundo informações do secretário-executivo do Sindicato e amigo do falecido, Denis Gimenez, no final da semana anterior, entre os dias 29 e 30, James começou a sentir dores nas costas, mal-estar e um pouco de tosse. No sábado, dia 1º, fez teste e positivou para a Covid-19.

Ficou em casa em isolamento sendo acompanhado por médico. Sua oxigenação estava saturando bem. Na última sexta-feira, aconselhado por amigos, procurou a opinião de um segundo médico que pediu uma tomografia do pulmão. O exame revelou que o órgão estava comprometido com uma lesão que já atingia 40%.

Internou-se no hospital de Alto Paraná, onde residia, e passou a receber suporte de oxigênio, à espera de uma vaga para um hospital de referência para a Covid.

“No domingo de manhã, recebi uma ligação da esposa do James, dizendo que ele seria transferido para a Santa Casa de Paranavaí. Resolvi ir na frente para ir ajeitando as coisas. Conversei com ele pelo whats. Ele me disse que estava bem, apenas com dificuldade para respirar. Dali a pouco escreveu: ‘vou ser intubado’”, conta Denis. Foi o último contato.

A remoção para o hospital de Paranavaí não chegou acontecer. Quando estava sendo preparado (intubado) para ser remido para a Santa Casa, James teve uma parada cardíaca. As várias tentativas de reanimação não obtiveram êxito.

James Fernandes é natural de Paranavaí e ingressou no Sindicato em 1993, aos 16 anos. Era um faz tudo na época, mas já se dedicava especialmente a área de RH. “Ele evoluiu com o Sindicato ou o Sindicato evoluiu com ele”, lembra-se Gimenes. No ano de 2.000, casou-se e transferiu residência para Alto Paraná, onde reside a família da esposa.

James deixou dois filhos: uma menina de 3 anos e um menino de 12 anos.

Ele foi sepultado no domingo mesmo, às 15 horas, dentro dos protocolos da Covid: seu corpo seguiu do hospital direto para o Cemitério.

Em respeito a morte de James, o Sindicato está fechado nesta segunda-feira (10) e volta as atividades nesta terça-feira (11).

Alda - 391x69

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.