Bolsonaro tem mais aliados potenciais nos Estados

Publicado em 05 de maio de 2021

Levantamento do Poder360 mostra que o presidente Jair Bolsonaro tem uma rede de apoios regionais para a eleição de 2 de outubro de 2022 mais bem delineada que seus prováveis concorrentes. No jargão político, essas alianças costumam ser chamadas de “palanque”. O atual presidente tem afinidade com grupos políticos locais ou possíveis candidatos a governador que podem apoiá-lo em ao menos 25 das 27 unidades da Federação.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem “pré-aliados” em 16 Estados. Ciro Gomes (PDT), em 7. Nomes do PSDB circulam em, no mínimo, 11 Estados.

A definição antecipada dos aliados nas eleições locais é importante para quem vai disputar o Planalto organizar sua própria campanha em cada Estado, mesmo que ainda faltem cerca de 17 meses até o dia da disputa. Lula e Ciro Gomes deverão fechar alianças na maioria dos locais. O cenário atual indica que Bolsonaro tem vantagem nesse quesito.

Os dados foram coletados com cerca de 50 fontes de todos os Estados. Não são necessariamente alianças fechadas ou confirmadas pelos integrantes, mas tendências identificadas por atores políticos locais.

O levantamento levou cerca de 3 semanas. Os resultados estão apresentados nos infográficos a seguir, separados de acordo com as regiões do país:

Alda - 391x69

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.