Fiscalização reprova quase 300 bombas de combustíveis no Paraná

Publicado em 08 de abril de 2021

O Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem-PR) reprovou 291 bicos de bombas de combustíveis durante uma ação de fiscalização em postos de dez cidades do Paraná.
A fiscalização, que fez parte de uma iniciativa nacional do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) avaliou 868 instrumentos em Curitiba, São José dos Pinhais, Colombo, Tijucas do Sul, Guaratuba, Paranaguá, Maringá, Londrina, Palmeira e Sengés, entre os dias 25 e 31 de março.

Segundo o levantamento, 291 dos bicos analisados foram reprovados – 33,52%.

A maior parte das autuações foram por erros nas bombas de combustíveis contra o consumidor, como o fornecimento de combustível a menos ao indicado nos marcadores.

“O que chamamos de ‘bomba baixa’, quando o instrumento fornece combustível a menos do que o indicado nos marcadores. Encontramos erros que chegaram a 200 ml em 20 litros, quando o erro permitido é de apenas 60 ml contra o consumidor”, explica o diretor de Metrologia e Qualidade do Ipem-PR, Shiniti Honda.

CONFIRA O BALANÇO DA FISCALIZAÇÃO DE BOMBAS DE COMBUSTÍVEIS NO PARANÁ

Curitiba

455 bicos verificados
125 bicos reprovados
cinco bicos interditados
Maringá

180 bicos verificados
73 bicos reprovados
sete bicos interditados
Londrina

233 bicos verificados
82 bicos reprovados
sete bicos interditados
Guaratuba

24 bicos fiscalizados
5 bicos reprovados
um bico interditado
Colombo

três bicos reprovados
um bico interditado
Tijucas do Sul

dois bicos interditados
São José dos Pinhais

três bicos reprovados
Conforme o Ipem-PR, a ação realizada no estado segue os padrões determinados por portarias do Inmetro, que tem por objetivo a defesa do consumidor que abastece o seu veículo nos postos de combustíveis.

As multas aplicadas podem variar entre R$ 100,00 a R$ 1,5 milhão, dependendo do prejuízo causado ao consumidor, reincidência, entre outros fatores.

ORIENTAÇÕES NA HORA DE ABASTECER
O diretor de Metrologia e Qualidade do Ipem-PR, Shiniti Honda, dá algumas dicas para os consumidores na hora de abastecer o veículo. Primeiro é preciso estar atento ao preço do litro do combustível que deve estar claro no visor da bomba – o marcador deve partir do zero para iniciar o abastecimento.

O consumidor deve verificar a presença de lacres azuis com a marca de Inmetro nas bombas, e um selo de aprovado pelo Inmetro, além de acompanhar o abastecimento até o final. Por fim, pedir a nota fiscal, pois essa é a garantia para futuras reclamações.

Caso o consumidor fique em dúvida quanto à quantidade de combustível colocada no tanque do seu veículo poderá solicitar ao frentista a verificação da quantidade com a utilização da medida de volume de 20 litros, que o posto deve disponibilizar com o selo de aprovado e o lacre do Inmetro, e realizar a prova volumétrica. Lembrando que o erro permitido contra o consumidor é de apenas 60 ml em 20 litros.

DENÚNCIAS
Irregularidades podem ser denunciadas à Ouvidoria do Ipem-PR, por e-mail (ouvidoria@ipem.pr.gov.br), ou através do site www.ipem.pr.gov.br, no link “Ouvidoria”, ou pelo 0800 645 0102, que funciona das 8 h às 12 h, e das 13h às 17 h de segunda a sexta-feira.

Paraná Portal

Alda - 391x69

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.