Candidatos firmam compromisso de fazer campanha sem agressões e fake news

Publicado em 22 de outubro de 2020

“Demos um passo gigantesco esta noite”;
“Candidatos firmaram compromisso pela verdadeira política”.

Os candidatos a prefeito, vice e à Câmara Municipal de Paranavaí assumiram o compromisso, diante de representantes da Diocese e da Subseção da OAB, de realizar uma campanha sem ataques pessoais, fake news e compra de votos. O compromisso foi acertado durante um Encontro de Candidatos, realizado na noite desta quarta-feira, 21, nos jardins internos da Paróquia São Sebastião, que reuniu os cinco postulantes ao Executivo e um grande número de candidatos a vereador.

O compromisso firmado foi comemorado. A presidente da OAB-Paranavaí, Célia Zanatta, disse após o encontro que se sentia realizada, porque foi um “projeto sonhado, de ter uma política e uma campanha com ética, transparente e que prime pelo bem comum e a dignidade humana”.

Para a advogada, os candidatos “firmaram conosco o compromisso pela verdadeira política, da ética e voltada para o bem comum. E nós temos certeza que, passado o pleito eleitoral, todos voltaremos a ser cidadãos de uma cidade feliz, que é uma cidade bem governada. É isso que nós desejamos”.

PASSO GIGANTESCO – O bispo diocesano de Paranavaí, dom Mário Spaki, também avaliou positivamente o encontro. “Foi um momento inesquecível. Fiquei muito feliz. Fomos tomados por uma alegria muito grande”, comemora o religioso.

O prelado lembrou que a competição é inerente da política. “Ninguém entra pra perder, todo mundo entra pra ganhar”, admite. Acentua que os grupos de apoio e cabos eleitorais acabam incitando ainda mais o clima de disputa. “Então vai ficando algo ríspido, mas aqui a gente conseguiu dar uns passos, que são decisivos, como esse de avançar numa campanha sem ataques pessoais”.

Dom Mário analisa que o acordo de não-ataque pessoal foi o ponto mais vitorioso do Encontro, porque a compra de votos, por exemplo, tem a Justiça Eleitoral para fiscalizar e penalizar. “Mas essa questão do ataque não tem nada na justiça eleitoral que fala disso. (…) Fico muito feliz porque, parece-me, demos um passo gigantesco esta noite”.

Lembrando que a iniciativa da OAB e Diocese local é inédita no Paraná e talvez no país, dom Mário acredita que o convite aos candidatos a assumirem compromissos perante a sociedade, representada pelas duas instituições, terá desdobramentos após a campanha. “É provável que este momento tenha desdobramentos. (A iniciativa) não vai parar aqui, porque gera um comprometimento, gera um caminhar junto e tenho certeza que esse encontro aqui foi um pontapé inicial de muita coisa boa que vai acontecer em nossa cidade”, disse o bispo.

O Encontro de Candidatos foi avalizada por cerca de 50 instituições, que participaram de uma reunião, onde o projeto de ir até os postulantes a cargos públicos, apresentar a proposta e tirar deles um compromisso de uma campanha ética, foi aprovado.

Nos encontros com os candidatos, que serão realizados em 10 cidades, é apresentado o que a população espera do candidato e como o eleitor deve agir em relação às eleições. Estes pontos fazem parte da Cartilha de Orientação Política produzida pela CNBB.

Alda - 391x69

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.