DNIT arcará com os custos do EVTEA da Rodovia do Agronegócio, anuncia ministro

Publicado em 22 de outubro de 2020

Uma grande vitória para a ligação entre Paranavaí
e Taquarussu pelo Porto São José, com pista dupla

O ministro da Tarcísio Gomes de Freitas, da Infraestrutura, anunciou às lideranças da Sociedade Civil de Paranavaí (Socipar) que o EVTEA (Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental) da Rodovia do Agronegócio, que ligará o Paraná e Mato Grosso do Sul pelo Porto São José com pista dupla, será feito pelo DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte), que assumirá seus custos.O anúncio foi feito em reunião por videoconferência, que contou com a participação do deputado federal Luiz Nishimori, secretário Jaime Elias Verruck, de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) do Mao Grosso do Sul, secretário Sandro Alex, da Infraestrutura e Logística do Paraná, o gerente de assuntos estratégicos da FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), João Arthur Mor, e três dos quatro coordenadores da Socipar: Ivo Pierin Júnior, Edilson Avelar e Demerval Silvestre.
“Foi uma grande vitória. Foi uma excelente reunião”, comemorou o deputado Nishimori, que agendou o encontro. “Foi uma conquista do trabalho de vocês aí, da Sociedade Civil, do Paraná. Foi muito importante esta reunião, deu tudo certo, graças a Deus foi tudo muito bem. O deputado foi fantástico. O ministro é uma pessoa muito objetiva e habilidosa, sabe da importância desse projeto. Esse trabalho ajudou muito a gente aqui do Mato Grosso do Sul, e ajudou enormemente o Paraná. Parabéns e conte com a gente”, disse o secretário Jaime Verruck em mensagem encaminhada a Sociedade Civil.
A ligação entre Paranavaí e Taquarussu pela BR-376, com pista dupla e uma ponte sobre o Rio Paraná vem, sendo reivindicada pela Socipar desde que a duplicação da rodovia avançou de Nova Esperança até Paranavaí.
Apesar da articulação entre os dois estados, o assunto avançou na pauta do Governo do Paraná esta semana quando o governador Ratinho Júnior, em reunião com os parlamentares paranaenses no Congresso Nacional, pediu recursos através de emenda de bancada para dois EVTEAs, um para aumentar a integração entre Curitiba e o Porto de Paranaguá e outro da ponte sobre o Rio Paraná em Porto São José.
Com o anúncio de que o DNIT vai providenciar o EVTEA, o Ministério dos Transportes também coloca o assunto definitivamente em sua pauta, segundo avalia Pierin Júnior. “Demos um importante passo para a consolidação da Rodovia do Agronegócio. Só temos a agradecer ao governador Ratinho Júnior, ao deputado Nishimori e ao ministro Tarcísio por terem sido sensíveis ao nosso pedido e dos companheiros do Mato Grosso do Sul”, diz o coordenador da Socipar.
IA DEMORAR – O deputado Nishimori disse que voltou a cobrar o ministro sobre o EVTEA durante a reunião, porque da forma como o assunto estava sendo encaminhado poderia demorar para sair. “A emenda de bancada demora para ser liberada. Falei isso para o Sandro Alex. Mas agora, com a decisão do ministro, tudo será agilizado”, disse o parlamentar.
O parlamentar avalia que o processo “está caminhando bem” e agora passou a ser de interesse do Governo Federal, mas terá que haver um trabalho permanente de cobrança dos governos estaduais do Paraná e Mato Grosso do Sul.
Também estiveram na pauta a compra de viaturas e de armamento para as polícias, o reforço na aquisição de ônibus escolares para aposentar veículos com quase vinte anos de uso e cinco grandes projetos de infraestrutura: pavimentação de 50,5 quilômetros na BR-153, próximo a Imbituva, nos Campos Gerais; pavimentação entre Campo Mourão e Roncador, na BR-158; pavimentação entre Iporã e Goioerê, na BR-272, no Oeste, criando um corredor entre Guaíra e Campo Mourão; e dois Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), um para aumentar a integração da Capital com o Litoral e o Porto de Paranaguá e o outro de uma ponte sobre o Rio Paraná em Porto São José, atraindo um novo naco da produção agrícola do Mato Grosso do Sul.

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