Sindicato defende que Adapar seja incluído como serviço essencial

Publicado em 16 de setembro de 2020

Para orçamento, Governo considerou apenas servidores
das secretarias de Saúde e Segurança como essenciais

O Sindicato Rural de Paranavaí encaminhou ofício à Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) solicitando que a entidade interceda junto ao Governo do Estado e à Assembleia Legislativa para que os servidores da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) sejam incluídos como categoria essencial para efeitos orçamentários.O que ocorre é que o Governo encaminhou aos deputados o Projeto de Lei sobre as diretrizes para a elaboração e execução da Lei Orçamentária de 2021. O projeto suspende, em seu artigo 48, a implantação e concessão de promoções e progressões no próximo ano para “suportar as despesas e o cumprimento das metas fiscais”. Na prática, é uma forma de enfrentar os efeitos econômicos da pandemia do novo coronavírus, a Covid-19.

No entanto, a regra não vale para o a Polícia Militar, a Polícia Civil, Peritos Oficiais e para servidores da Secretaria de Saúde”. São nestas exceções que o Sindicato Rural defende a inclusão dos servidores da Adapar.

JUSTIFICATIVA – No documento, o presidente do Sindicato, Ivo Pierin Júnior, diz compreender a necessidade do sacrifício para o equilíbrio financeiro do Estado, e acrescenta que “é incontestável que algumas categorias, pelas peculiaridades e características da função, devem ter tratamento diferenciado”. Mas lamenta a não inclusão dos servidores da Adapar entre as categorias que manterão o direito a promoção, progressão no ano que vem.

O documento endereçado ao presidente da FAEP, Ágide Meneguette, assinala que a Agência de Defesa Sanitária presta serviço essencial à sociedade. “Não se pode desprezar o papel fundamental que a Agência teve na liberação do Paraná como área livre de febre aftosa sem vacinação, fazendo a sorologia mesmo com a pandemia”, frisa.

Lembra também da importância da Adapar no abate de animais, para consumo interno ou exportação. “É a Adapar quem tem o controle sanitário e, por isso, quem emite as GTAs. Sem estas guias não há abate e os frigoríficos de bovinos, aves, suínos e ovinos paralisam suas atividades”.

Ivo Pierin Júnior ainda enfatiza que a Agência mantém 33 barreiras sanitárias interestaduais, na divisa com Santa Catarina e São Paulo, que não podem parar e que seus técnicos “têm participado ativamente nos protocolos de biossegurança nos estabelecimentos de transformação de produtos de origem animal quanto ao controle de ocorrência de Covid-19 nos funcionários dos estabelecimentos”.

Alda - 391x69

Um comentário sobre “Sindicato defende que Adapar seja incluído como serviço essencial

  1. CONCORDO PLENAMENTE. SEM CONTAR QUE EXISTEM MUITAS ZOONOSES, OU SEJA, DOENÇAS QUE AFETAM TANTO OS SERES HUMANOS E ANIMAIS SENDO QUE NÃO HAVENDO UM CONTROLE ANIMAL AFETARÁ DIRETAMENTE À POPULAÇÃO. A ADAPAR PRESTA SIM UM SERVIÇO ESSENCIAL À SAÚDE PÚBLICA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.