Paraná poderá produzir 10% a mais de mandioca na atual safra

Publicado em 08 de julho de 2020

Produzido por técnicos do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (Seab) do Paraná, o último boletim semanal, o 09/2020, que analisa o estágio de produção e o preço de diversos produtos agropecuários, destacou a cultura da mandioca.

O artigo sobre a raiz é do economista Methodio Groxko, que prevê uma produção 10% maior no Estado em relação à safra 2018/2019.

Leia abaixo a íntegra do texto sobre a mandioca no boletim 09 deste ano do Deral/Seab sobre conjuntura do agro paranaense.

Com uma área de 141,6 mil hectares, o Paraná deverá produzir cerca de 3,4 milhões de toneladas de mandioca em raiz. Caso esta estimativa se confirme, a produção desta safra será maior em 10% comparativamente ao resultado obtido na safra de 2018/19. Em termos de área plantada, o crescimento registrado foi de apenas 4%, o que significa que a maior produção será resultante de um aumento na produtividade média, que o Paraná vem registrando nos últimos anos.

As áreas mais tecnificadas de mandioca, no Paraná, são aquelas localizadas nos Núcleos Regionais de Paranavaí, Campo Mourão, Umuarama, Maringá e Toledo. Nestas regiões predominam os médios e grandes produtores e a mandioca é destinada basicamente ao consumo industrial de fecularias ou de farinheiras. Lembrando que o Paraná é o segundo produtor nacional de mandioca, porém é o maior em fécula, contribuindo ao longo dos anos com uma média de 70 a 75% da produção brasileira.

A colheita da safra de 2019/20 já atingiu 42% dos 141,6 mil hectares cultivados, cerca de 3% superior ao mês de junho do ano passado. Antes a seca dificultava a colheita e na última semana as chuvas interromperam esta prática.

Por outro lado, os produtores estão dando certa preferência para o preparo do solo, ao plantio da nova safra e reduzindo o ritmo de colheita. Com menos oferta de mandioca para as indústrias, os preços estão começando a reagir, embora os valores ainda não agradem os produtores.

A média dos preços recebidos pelos produtores, durante o mês de junho, foi de R$ 334,00 por tonelada de mandioca, 4% superior ao igual período do ano de 2019. Já a média da última semana situou-se em RS 338,00/t de raiz posta na indústria. Vale lembrar que a pandemia provocada pelo coronavírus continua dificultando a comercialização em especial da fécula.

Alda - 391x69

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.