Nova Cipa da Santa Casa

Publicado em 26 de junho de 2019

toma posse preocupada com trabalhadores terceirizados do hospital

Cipa-Santa-CasaA nova Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Santa Casa de Paranavaí tomou posse na semana passada preocupada com os trabalhadores terceirizados que atuam no hospital. “Os funcionários diretos, até pela sua formação, têm consciência dos riscos, por exemplo, de acidentes com materiais biológicos. Já os que vem de fora não tem a mesma consciência”, diz a gerente assistencial da Santa Casa, Marily Gomes Vasconcelos, que representa o empregador na CIPA e foi reconduzida ao cargo de presidente.

Os profissionais da saúde, principalmente em ambiente hospitalar, estão potencialmente expostos a ampla variedade de doenças. Tradicionalmente, os riscos ocupacionais presentes nos hospitais são classificados em agentes físicos, agentes químicos, agentes biológicos e organização do trabalho.

Segundo a técnica de segurança no trabalho Eliane Sales Bonatto, secretária da CIPA, a preocupação com os trabalhadores terceirizados procede. “O ambiente hospitalar é diferenciado em relação a maioria de outros ambientes de trabalho e exige cuidados distintos. Por isso seguimos todas as normas previstas para o ambiente hospitalar”, diz ela. Uma das prioridades será identificar todos servidor terceirizado.

Aliada a esta preocupação serão mantidas todas as boas práticas ocupacionais, como a limpeza e higiene e o uso de equipamentos de proteção individual (EPI).

Marily diz que, além disso, a Comissão continuará parceira do hospital. A CIPA da Santa Casa tem por tradição fazer promoções para arrecadar fundos e investir no próprio hospital. Como o prédio tem muitas entradas foram adquiridas câmeras para controlar algumas delas, foi adquirida uma porta para a cozinha e até um equipamento para a limpeza. “Não queremos levar problemas para a diretoria. Os problemas que surgem procuramos resolvê-los nós mesmos”, diz ela.

NOVA DIRETORIA – A CIPA é composta por representantes do empregador e dos empregados. Os primeiros são indicados pela diretoria e o segundo grupo é eleito entre os funcionários.

A nova comissão tem como representantes titulares do empregador Marily Vasconcelos, Eliane Bonatto, Ednilson Frutuoso (2º secretário), Eduardo Panta Ferreira, Fernando Geres Torres e Carita Luana Gabriel da Cruz Cabral. E como suplentes Emanuele Gonçalves Valente Beltrame, Rosangela Bezerra Matos, Michele Maia Colussi Xavier, Simone do Carmo Rapelatto Abreu e Fátima Leite.

Foram eleitos para representar os servidores na CIPA Robson Aparecido de Paula (vice-presidente) Nilson Rodrigues, Danilo Wyran Carrenho, Sérgio Adriano de Souza, Tamires Souza Silva e Daniel Pereira dos Santos Oliveira. E na suplência ficaram Gesiane Ramalho Franco José, Bruna Nayara Willemann Nogueira, Nelson Ferreira Júnior, Elaine Moreira da Silva e Kelly Cristina de Souza Gonçalves.

 

 

Alda - 391x69

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.