O desafio de governar sem “toma lá, dá cá”

Publicado em 03 de dezembro de 2018

Pois é! Aproxima-se o grande desafio de Bolsonaro de governar sem o “toma lá, dá cá”. Será que o novo Legislativo se dará conta de que o jogo mudou e que o caminho é seguir a mudança?
Para o cientista político Murillo Aragão, “O presidencialismo de coalizão no Brasil não vai acabar por causa do modo Bolsonaro de governar. Eles vão precisar de coalizões para aprovar projetos e emendas importantes. Como não temos um partido com maioria absoluta em ambas as casas, a criação de uma base torna a negociação inevitável. O que há de novo nessa relação é o esvaziamento do poder dos caciques tradicionais. E, junto a isso, o fim da fórmula ‘porteira fechada’ para nomeações. Resta saber se vai funcionar, né?”
Estamos em fase de testes e os próximos dias prometem esclarecimentos, pois Bolsonaro se reunirá com os partidos nesta semana.
Segundo a Folha de S. Paulo, “Além do PSL, apenas DEM e PTB discutem uma adesão formal à base aliada do próximo governo”.
MDB, PSD, PRB, PSDB e Podemos “afirmam que estarão fora da base aliada, mas reconhecem afinidades entre suas bancadas e a pauta apresentada por Bolsonaro até agora”.
O apoio da sociedade será fundamental para o novo governo.

Alda - 391x69

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.