PT não tem condições representar trabalhadores

Publicado em 17 de janeiro de 2018

Em um comentário na nota As trapalhadas de Gleisi, o professor Ivan Bernardo (PSTU) disse que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o PT “já não têm condições de representar a classe trabalhadora, pois escolheram outros amigos e outro caminho”. Reconhece o passado de luta do ex-presidente e diz que na década de 80 ele foi preso injustamente. “Já a condenação de hoje é desmoralizante porque o contexto é exatamente o contrário, com o PT misturado ao MDB, PSDB, PP e outros partidos corruptos”.
Leia abaixo o comentário de Ivan.
Há mais de 30 anos, Lula foi perseguido e preso pela Justiça. Em 1980 por exemplo, Lula, Zé Maria do PSTU, entre outros sindicalistas foram presos e enquadrados na Lei de Segurança Nacional. Esse tipo de prisão é motivo de orgulho e levanta a moral da classe trabalhadora. Já a condenação de hoje é desmoralizante porque o contexto é exatamente o contrário, com o PT misturado ao MDB, PSDB, PP e outros partidos corruptos.
É evidente que ninguém pode defender medidas autoritárias, prisão sem provas ou qualquer limitação ao direito de defesa ou às liberdades democráticas. A situação de Lula, no entanto, não é produto de uma perseguição política à classe trabalhadora. É sim uma disputa política entre dois campos burgueses dentro de uma democracia burguesa em crise.
É também hipócrita falar em “Estado de Exceção” devido às prisões de meia dúzia de políticos e empresários. Isso livra a cara dessa democracia dos ricos, que não é só corrupta como extremamente autoritária: o povo pobre e negro da periferia vive um genocídio (556 mil pessoas foram assassinadas no Brasil em 12 anos); há um processo de encarceramento em massa no Brasil. São mais de 600 mil presos e quase 300 mil são vítimas de prisão preventiva, coercitiva e sem julgamento. Em sua maioria jovens, negros, pobres, sem antecedentes criminais. Esta situação deu um salto sob os governos do PT. Quer dizer: sob o PT tínhamos “Estado de Direito” porque só os pobres eram presos sem julgamento e agora temos “Estado de Exceção” por causa da Lava Jato?
Defendemos a prisão e confisco dos bens de todos os corruptos e corruptores, e somos contra abafar as investigações de quem quer que seja. Em certa medida, não alegra a ninguém que o maior expoente que a classe trabalhadora brasileira construiu na sua história, acabe sendo condenado por corrupção por ter passado para o lado da burguesia. Mas, ao mesmo tempo, o desfecho dessa tragédia e dessa farsa que o PT construiu não surpreende. Demonstra que o PT e Lula já não têm condições de representar a classe trabalhadora, pois escolheram outros amigos e outro caminho.

Alda - 391x69

4 comentários sobre “PT não tem condições representar trabalhadores

  1. O PT CONTINUA A SER O REPRESENTANTE DA CLASSE TRABALHADORA, PARA O DESGOSTO DA DIREITA E DA SUPOSTA ESQUERDA

    O Partido dos Trabalhadores, no período que governou o Brasil fez profundas transformações nas condições de vida da classe trabalhadora.
    Inverteu as prioridades do Estado Brasileiro, que por 500 anos apenas serviu aos interesses da burguesia e do capital internacional.
    No período de pouco mais de 13 anos (LULA/DILMA) o povo brasileiro ergueu a cabeça e viu sua necessidades sendo aos poucos satisfeitas. Alimentação, Moradia, Educação, Cultura, Geração de Emprego e Renda.
    Ao mesmo tempo livramos o Brasil da dependência do FMI. Garantimos a manutenção da Petrobras no controle do Povo Brasileiro, o que propiciou a descoberta e início da exploração do pré-sal. Aprovamos leis que mudou o modelo de partilha da exploração do petróleo, de modo que o País fosse o dono da riqueza e não as empresas internacionais. Destinamos os recursos auferidos com o petróleo para a saúde e para a educação.
    Diferente daqueles que falam que a saúde não cabe no orçamento aprovamos mecanismos de financiamento para melhorar o atendimento do SUS.
    Fizemos uma revolução educacional na construção de universidades e institutos federais.
    Aprovamos o FUNDEB e o Plano Nacional de Educação para que a revolução iniciada fosse consolidada nos próximos anos.
    Assegurado acesso à universidade aos filhos e filhas de trabalhadores.
    Asseguramos dignidade na assistência social e na habitação popular.
    Isso é muito mais, mesmos tendo um congresso corrupto e fisiológico, representante das oligarquias que sempre dominaram o país.
    É quando preparamos todas as condições para o País alavancar seu desenvolvimento e sua soberania, fomos duramente golpeados. Não apenas o Partido dos Trabalhadores, mas 54 milhões de brasileiros e brasileiras que viram usurpado o seu voto com a falácia do suposto crime de “pedalada fiscal”.
    Dilma, uma mulher honesta que perdeu seu mandato por que não se sujeitou a compactuar encontrar o voto dos deputados e senadores corruptos e fisiológicos, que estão dilapidando os direitos da classe trabalhadora.
    Vimos, nesse momento supostos partidos de esquerda que atuaram como aves de rapina, pensando que a derrubada do PT resultaria em seu crescimento. Ledo engano daqueles que subservientes ou coniventes com o golpe aplaudiram os ataques à democracia.
    Infelizmente vemos hoje essas mesmas aves de rapina, travestidos de esquerda, continuarem a legitimar e justificar o golpe e agia a grande fraude eleitoral.
    Sim, Fraude Eleitoral, pois querem retirar das eleições presidenciais o maior líder popular que esse País já teve, Luiz Inácio Lula da Silva, sob a “convicção”, sem qualquer priva de que LULA é proprietário de um triplex, qu acaba de ser empenhado por dividas da OAS.
    Mas para inquisidores e seus aliados nada disso interessa. O que interessa é destruir LULA e o PT para continuarem a delapidar as riquezas nacionais, retirar direitos e recolher migalhas que caem da mesa dos financiadores do golpe midiatico, juridico, parlamentar, orquestradonpelos interesses
    Alguém se diz professor, mas continua a reproduzir falácias globais e ter atitudes maniqueístas não merece a consideração dispensada por esse Blogueiro.
    ELEIÇÃO SEM LULA, É FRAUDE. EM DEFESA DA DEMOCRACIA.
    Celso José dos Santos, Professor, Advogado, Mestre em Ensino, Militante do Movimento Negro e Dirigente Sindical e Partidário.

  2. A verdade é que ninguém acredita mais nessa conversa fiada de “golpe” nem mesmo Lula, como ficou nítido na caravana do candidato pelo Nordeste ao lado de figuras do MDB como Renan Calheiros ou as alianças com o MDB que estão sendo articuladas país afora. Parabéns PSTU pelo esclarecimento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.