Nesta segunda-feira (7), o deputado federal Zeca Dirceu defendeu que o município de Paranavaí também seja credenciado e autorizado a abrir um novo curso de medicina, assim como foram contemplados os municípios de Pato Branco, Campo Mourão, Guarapuava e Umuarama. O parlamentar destacou que Paranavaí apresenta todos os requisitos exigidos no edital nº 6/2014, que autorizou a implantação dos novos cursos.
Após a participação do 1º Ato de Credenciamento e Autorização dos Cursos de Medicina, junto com os representantes da Faculdade Integrado de Campo Mourão e da Fadep de Pato Branco, o deputado lembrou que Paranavaí também se candidatou ao credenciamento. “Como presidente da Frente Parlamentar Mista para Ampliação dos Cursos de Medicina, acredito que Paranavaí também deve ser contemplado com a implantação do curso de medicina. O município já comprovou que possui todas as condições necessárias para sua implantação, em instituição privada, que já está instalada na cidade. Por isso, vou insistir nessa luta por mais vagas para formação de médicos no interior do Paraná”, ressaltou Zeca Dirceu.
Para o presidente da Associação dos Municípios do Noroeste do Paraná (Amunpar), Fran Boni, o curso de Medicina vai beneficiar não só a área da saúde, como também no desenvolvimento da região. “Vejo a implantação do curso como viável, necessária e que terá um peso no desenvolvimento socioeconômico que é fantástico para uma região que conta com 28 municípios. A estrutura médica já existe, inclusive com cursos em outras áreas da saúde como enfermagem e farmácia”, explicou. Fran Boni também destacou que Paranavaí possui ainda toda estrutura para receber a graduação no Hospital Regional, Unidades Básicas de Saúde, Unidade Avançada do SAMU e Centro de Especialidades.
O deputado Zeca Dirceu confirmou que vai manter seu empenho para a formação de mais profissionais da área médica e lutar pelo credenciamento de Paranavaí. “A formação de mais médicos é uma das metas do Programa Mais Médicos, que apoio desde sua criação, em 2013. E vou continuar a luta para que Paranavaí seja incluída junto com as outras quatro instituições do Paraná, pois reúne todas as condições e merece ser contemplado com a abertura dessa graduação”, disse. (Assessoria do deputado Zeca Dirceu)