Impopular, eficiente e lucrativo

Publicado em 02 de fevereiro de 2017

RadarO prefeito KIQ (PSDB) vai ter que decidir este mês se o radar móvel vai continuar ou não operando em Paranavaí. O equipamento é impopular (foi duramente criticado por todos os candidatos durante a eleição em busca de votos), eficiente (números oficiais mostram que diminuiu o número de acidentes na cidade depois que ele foi adotado) e lucrativo (o prefeito teria dito a interlocutores que a receita advinda dele é importante para as contas municipais), mas não é possível ficar só com o lado bom do radar.
Hoje, segundo informações, estava sendo instalado na Avenida Heitor Furtado, próximo à estação rodoviária, um radar fixo, que deve garantir velocidade dentro da lei só naquele trecho e sem punição de multa, já que rapidamente toda a cidade saberá de sua existência.
Esperar para ver a decisão do Chefe do Executivo.
foto de Eduardo Porangaba

Alda - 391x69

8 comentários sobre “Impopular, eficiente e lucrativo

  1. O lado BOM do radar é que vem paulatinamente promovendo uma REEDUCAÇÃO no transito de Paranavaí.
    Simplesmente, é um mal necessário, tendo em vista que a maioria dos Brasileiros, somente se deixam EDUCAR quando dói no BOLSO.
    Se uma SÓ VIDA for salva; uma só FAMÍLIA, não estiver sendo destruída, já VALEU A PENA O RADAR…

  2. Eu sou mototaxicista e sou a favor do radar. O motorista em geral precisa de educação no trânsito. Como já foi dito, o radar e um mal necessário, ruim com ele, pior sem ele.

    • RADAR FIXO É BOM SIM, PARA LUGARES ESTRATÉGICOS, COMO EM CRUZAMENTOS MOVIMENTADOS, PERTO DE ESCOLAS…..

      PORÉM, A RE-EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO PASSA POR UM MAL NECESSÁRIO QUE É O RADAR MÓVEL. AFINAL, PARA QUE ESPALHAR PLACAS PELAS RUAS DEMONSTRANDO O LIMITE MÁXIMO DE VELOCIDADE, SE NÃO HOUVER FISCALIZAÇÃO. E COMO SE FISCALIZA? …. COM RADAR MÓVEL.
      NÃO HÁ OUTRA ALTERNATIVA.

    • RADAR FIXO É O MESMO QUE OFERECER UM “MAPA” AOS BANDIDOS, DIZENDO QUAIS CASAS OU ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS TÊM OU NÃO TÊM CÂMERAS DE SEGURANÇA…. É DAR SOPA PRA BANDIDO.
      O EFEITO ARRECADADOR, SÓ OCORRERÁ COM OS “MAUS” ou “LOUCOS” MOTORISTAS.
      O MOTORISTA “CONSCIENTE”, NÃO PRECISA SE PREOCUPAR.

  3. Acredito que a redução dos acidentes tenha ocorrido mais em virtude da lei seca, até porque o radar só funciona em dias uteis e em horário de expediente. Se o objetivo do radar fosse mesmo evitar acidentes, eles estariam funcionando aos finais de semanas e feriados, que é quando os abusos de velocidades acontecem. Outra situação seria os radares ficarem posicionado em locais de alto índice de acidentes, que não é o caso.
    Na minha opinião o efeito “arrecadação” prevalece.

  4. Se o principal objetivo do radar fosse evitar acidentes e promover uma reeducação nos motoristas infratores, certamente eu apoiaria.
    Mas quando você observa os pontos e os horários em que esses radares são instalados é notório o verdadeiro objetivo: ARRECADAÇÃO.

    Desafio a Ditran a listar os pontos de maiores acidentes e confrontar esses locais aos escolhidos, repetidas vezes, por se fixarem estrategicamente esses radares para fins de arrecadação.

    Desafio a Ditran a utilizar os radares nos finais de semana onde e quando acontecem as demonstrações de velocidades dos possantes conduzidos por motoristas debilitados pelo álcool entre outras substâncias.

    Aproveito para solicitar informações sobre os valores arrecadados oriundas dos radares. Aí sim teremos uma melhor percepção da dificuldade de o município deixar de utilizar esse tipo de radar como também a filosofia aplicada.

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