Cidadã Honorária

Publicado em 01 de dezembro de 2016

“Hoje, posso dizer que sou passo-fundense de nascimento e, agora, orgulhosa
paranavaiense, graças à generosidade de uma gente extraordinária”

Sirley-01A empresária Sirley Salete Ribeiro Boareto recebeu na noite da última segunda-feira (28), em sessão solene do Poder Legislativo de Paranavaí, o título de cidadã honorária.
A homenagem proposta pelo vereador Claudemir (Irmão) Barini e aprovada por unanimidade se deve a dedicação e empreendedorismo no município, assim como aos relevantes serviços sociais prestados à comunidade paranavaiense.
Após a abertura da solenidade, o padre Silvio César Pereira realizou uma benção à homenageada, familiares e presentes na sessão, retratando a leitura bíblica de João, a importância do amor e de servir ao próximo. “Sirley é exemplo de fé, vida, dedicação e trabalho honesto diante de longos anos em vista do bem comum e do progresso da nossa cidade”, disse.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Lucas Barone, que se pronunciou em nome do Executivo, utilizou a tribuna para reafirmar as contribuições da homenageada a Paranavaí. “Sua trajetória me credencia a pensar que temos que acreditar nos nossos sonhos. Sirley chegou a uma cidade desconhecida, batalhou muito e este ano seu estabelecimento comercial completa 28 anos no município. Parabéns por investir em Paranavaí, seja em número de empregos, recursos que ficam na economia local… Parabéns por acreditar no futuro desta cidade”, expressou o secretário.
Barini, autor da honraria, relembrou seus tempos de criança no Jardim Ipê, mesmo bairro que a empresária instalou sua loja, e manifestou seu apreço. “Sirley se destaca pela facilidade em transpor os obstáculos da vida, sem perder o humanismo e a dedicação em ajudar ao próximo. É cidadã do bem, que se preocupa com as pessoas, se dedica a empresa, como professora, como catequista. A gente precisa de pessoas que amam ao próximo de verdade. […] Fica aqui nossa homenagem: que a senhora faz parte da história de Paranavaí. Que Deus te abençoe”, discorreu.
Em seu discurso, a homenageada agradeceu a Deus, aos pais Teodato e Melita, ao marido Isaias, aos filhos Giovani e Isabele, aos irmãos e colaboradores, companheiros de CTG, Rotary Club, Aciap, Catedral Maria Mãe da Igreja e Coral Cidade Poesia. “Obrigada ao povo de Paranavaí que, através de seus legítimos representantes me brinda com este presente. Apesar de nunca ter cogitado receber tamanha honraria, estou ciente da responsabilidade e, por isso, tudo farei, que estiver ao meu alcance, para honrar o nome de Paranavaí e defender os interesses de sua gente. Sou extremamente grata a cidade de Paranavaí, onde construí minha identidade, minha trajetória e minha biografia. Foi o local que acolheu a mim e a minha família e que escolhi para criar meus filhos e construir a nossa história. […] Por fim, agradeço a presença de todos que estão aqui, dividindo comigo este importante momento, que guardarei para sempre em minha memória. Hoje, posso dizer que sou passo-fundense de nascimento e, agora, orgulhosa paranavaiense, graças à generosidade de uma gente extraordinária, que me acolhe como filha e concidadã”, finalizou Sirley.

Perfil da Homenageada
Nascida em 24 de abril de 1952, no município de Passo Fundo, Estado do Rio Grande do Sul, Sirley é filha do casal Teodato Ribeiro e Melita Dreyer Ribeiro.
Com apenas 10 meses de vida, mudou-se juntamente com seus pais e mais três irmãos, para a cidade de Querência do Norte, Estado do Paraná, onde sua família foi fundadora.
Em 1964, seus pais preocupados com a formação educacional e profissional dos filhos trouxeram a família para Paranavaí e adquiriram o Hotel Santos Dumont, um dos pioneiros da cidade.
Desde essa época, Sirley já ajudava na lanchonete do hotel, e ainda se dedicava aos estudos.
Formou-se em Pedagogia em 1975 pela Faculdade Estadual de Educação, Ciência e Letras de Paranavaí, Fafipa, hoje Unespar – Câmpus Paranavaí e atuou como professora por quatro anos no antigo Hospital Psiquiátrico, onde atualmente está localizado o Cecap.
No final da década de 70 também foi docente dos Colégios Silvio Vidal e Enira Moraes Ribeiro, no qual ocupou o cargo de vice-diretora. A vida de professora era conciliada com a de administradora do armazém da família, o Comercial Ribeiro, inaugurado no início da década de 70.
Em 1976, casou-se com Isaias Carlos Boareto com quem teve dois filhos, Giovani e Isabele, que lhe renderam três netas.
Seguindo sua vocação para o comércio, em 1988, Sirley e seu marido inauguraram a Sirley Calçados e Confecção, que no próximo dia 5 de dezembro completa 28 anos de serviços prestados a Paranavaí e região.
Junto com sua paixão pelo comércio, Sirley sempre gostou de participar da Igreja e colaborar com a comunidade. Foi tesoureira, acólita e catequista da Catedral Maria Mãe da Igreja, onde atualmente faz parte da Pastoral do Idoso. Também é conselheira do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) e integrante ativa do Conselho da Mulher Empresária, do qual foi presidente na gestão 2002 a 2004.
Também é rotariana desde 2007 e foi presidente do Rotary Club Paranavaí Arenito entre 2009/2010, e vice-presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) na gestão 2005/2007, da qual atualmente é secretária.
Assessoria da Câmara

Alda - 391x69

Um comentário sobre “Cidadã Honorária

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.